-
Gabarito Oficial: Certa
Nessa última eu entendo que no mínimo é necessário apenas 1 servidor secundário.
Quanto à 51, de novo o problema está na interpretação do texto, e não no conhecimento técnico. A questão não disse que é obrigatório ter vários servidores secundários, mas sim que a arquitetura prevê a existência de vários.
Caro Professor,
Com a devida vênia, permita-me discordar.
A assertiva, na minha opinião, é bastante clara quando afirma:
"Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a
utilização de um servidor principal por domínio e de vários
servidores secundários do domínio principal."
Há dois itens nesse período que tornam a interpretação única.
São eles: "No mínimo" e a conjunção aditiva "e"
Da forma como está a assertiva ela indica que para que o DNS funcione deve haver ("no mínimo"), ou seja, torna obrigatório a presença desses elementos. Um servidor principal "e" (conjunção aditiva que inclui o item seguinte como parte da obrigatoriedade) vários servidores secundários.
A banca examinadora pode até ter tido a intenção de colocar um sentido de não obrigatoriedade, mas da forma como está escrito o sentido é de obrigatoriedade. Portanto Errada.
Se não houvesse a expressão "no mínimo" eu concordaria que a assertiva estaria correta.
Essa é uma opinião pessoal, se alguém poder explicar (com detalhes) como deveríamos interpretar esse período de modo a chegar a conclusão da não obrigatoriedade do uso dos vários servidores secundários, ficaria bastante agradecido.
Akasakai
Hmmm... não tinha atentado para esse "no mínimo". De fato, a configuração mínima para o DNS seria um servidor primário e um secundário (e não vários). Concordo com a sua análise da questão, parece que o CESPE errou nessa.
Fonte: forum concurseiros - akasakai + Gledson Pompeu
-
Concordo,
No mínimo um secundário. Questão errada.
-
A meu ver a questão esta quase certa, mas a utilização de converter não ficou bem na questão seria mapeamento.
-
ASSIM COMO OS COLEGAS ACREDITO O O VALOR CORRETO DO GABARITO DEVERIA SER : ERRADO.
Segundo Ferreira(2008,p.442),"Geralmente é necessário apenas executar um servidor mestre(ou primário) e um escravo(ou secundário). Entretanto, em domínios pequenos, podemos encontrar apenas um servidor mestre e, em domínios grandes, um servidor mestre e mais de um servidor escravo."
Bibliografia: LIVRO LINUX-GUIA DO ADMINISTRADOR DO SISTEMA-RUBEM E. FERREIRA- EDITORA NOVATEC-2 EDIÇÃO
-
Creio que a assertiva esteja errada, visto que a expressão "no mínimo" arremete à ideia de obrigatoriedade de mais de um servidor secundário, além de um primário, quando, na verdade, o mínimo seria um servidor secundário e um primário.
Bons estudos!
-
Esse vários será que não se refere aos vários domínios...
-
Sim, alguem sabe dizer em q pé ficou esse recurso do apg-bh? Não deu em nada(como tudo neste país)???
Tanenbaum, até o Sr por aqui? Nossa, agora eu percebi q esse negócio de pandemia é sério mesmo....se até o Sr tá prestando concurso pra pagar as contas. Agora me deu medo!!!
Mas concordo com vc! A a expressão "no mínimo" arremete à ideia de obrigatoriedade de mais de um servidor secundário. O mínimo seria um servidor secundário e um primário.
Quem já configou um host em uma rede com IP manual deve se lembrar disso. Hà o campo do DNS primario e dois campos para 2 DNS secundarios, sendo q basta preencher um dos campos para a configuacao ser válido.
Sendo bem cricri, vc pode configurar nenhum DNS, nem mesmo o primario. Porém, só poderá acessar site pelo IP, pois nao havera resolucao de nomes.
Essa questao tá errada sem eira nem beira!!!
-
Gab certo
DNS: Atuação na camada de aplicação,
Função: Relacionar um endereço nominal a um endereço IP
Usa os protocolos UDP e TCP
Atuação Hierárquica: Realiza consultas recursivas:
Máquina cliente -> DNS Server -> ROOT name server -> outros name servers.
Cada um dos servidores de nome têm o seu cache!
-
c-
O serviço de DNS constitui-se, em última instância, de um conjunto de banco de dados distribuído pela Internet, cuja principal finalidade é a de traduzir nomes de servidores em endereços de rede. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
DNS É um serviço e protocolo da família TCP/IP para o armazenamento e consulta de informações sobre recursos da rede e trata, principalmente, da conversão de nomes Internet em seus números correspondentes.