SóProvas


ID
1674370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A respeito da qualidade no atendimento ao público, julgue o próximo item.

As organizações públicas têm obrigação de atender, com máximo de qualidade e presteza, às necessidades e demandas da sociedade, de forma regular e contínua, independentemente dos custos envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.

Alternativas
Comentários
  • Se  de  um  lado o Estado precisa  cumprir todos os direitos sociais garantidos na Constituição, por  outro os recursos são limitados.
    Há então uma  seleção  das necessidades e demandas a  serem atendidas.


      É o chamado  princípio da reserva do possível.

  • Discordo do gabarito dessa questão. Existe sim o princípio da reserva do possível mas ele é adotado como exceção. Em regra o Estado deve atender todos os custos envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens para a sociedade. 


    Isso baseado no Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público e na Supremacia do Interesse Público.  

  • Bruno Silva Mas exatamente o que se busca na adm pública é uma maior eficiência e eficacia, o primeiro está diretamente relacionado com a produtividade, que nesse caso seria a busca de melhores resultados com os RECURSOS DISPONÍVEIS. Imaginar que adm tem que prestar todos os serviços independentemente do recurso não é um raciocínio valido no seculo XXI.

  • Galera, é só pensar no Princípio da Eficiência:

     

    Um cidadão vai a uma repartição pública e solicita algum documento. O servidor (representante da organização pública) atende a demanda com qualidade e presteza, entregando o documento ao cidadão. Apesar disso, o servidor mandou imprimir 200 cópias do mesmo documento com o intuito de estar preparado caso o cidadão volte e solicite o documento novamente.

     

    ISSO É INEFICIENTE E GERA UM CUSTO ABSURDO!!

     

    Gab: Errado

  • questao sem fundamento mal elaborada 

  • O erro está no termo independentemente dos custos envolvidos na prestação, tendo em vista que os bens públicos por pertencerem a coletividade e por estatem atrelados a um série de regulanentos, tais como a Lei de Responsabilidade Físcal, não podem e nem devem ser despendidos sem uma análise criteriosa dos custos envolvidos.

  • Pense na princípio da Reserva do Possível que nos diz, de forma resumida, que o estado é obrigado a atender às demandas dos cidadãos na medida de suas limitações, sejam estruturais, humanas e financeiras. Dito de outra forma, o Estado não pode "colocar a carroça na frente dos bois" rs, deve trabalhar na medida do possível. Logo , ao afirmar " independentemente dos custos envolvidos na prestação " , questão torna-se errada.

     

    Bons estudos

  • ERRADO

     

    Eficiência é fazer mais tarefas, atender ao público com o menor custo possível. A partir do momento que os custos ficam de lado, o princípio da eficência não é atendido.

  • Orlando matou a pau. Foi logo o que me veio a mente: reserva do possível.  O administrador deve prezar pela responsabilidade fiscal, leia-se equilíbrio das contas públicas. 

     

    Logo, a questão está errada. 

  • Entra ai o principio da Eficiencia - fazer mais com menos. Não tem essa, todos os gastos do estado são limitados e tem parametros.