SóProvas


ID
1674541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as regras do direito constitucional, julgue o item a seguir.

Embora os direitos e as garantias fundamentais se destinem essencialmente às pessoas físicas, alguns deles podem ser estendidos às pessoas jurídicas.


Alternativas
Comentários
  • Certo


    Em regra, os direitos e garantias fundamentais se destina as pessoas físicas (brasileiros e estrageiros). Porem alguns direitos atinge as pessoas jurídicas. Exemplos: Direito à propriedade, mandado de segurança coletivo, Direito à reparação ao dano material etc.


    https://www.facebook.com/Prof.LeonardoFavarin/posts/448303388620396

  • Gabarito CERTO

    Segundo o STF, as violações a direitos fundamentais não ocorrem somente no âmbito das relações entre o cidadão e o Estado, mas igualmente nas relações travadas entre pessoas físicas e jurídicas de direito privado. Assim, os direitos fundamentais assegurados pela nossa Constituição vinculam diretamente não apenas os poderes públicos, estando direcionados também à proteção dos particulares em face dos poderes privados.
    Direito Constitucional Descomplicado pg 108.

    bons estudos

  • Certo


    Em regra, os direitos e garantias fundamentais se destina as pessoas físicas (brasileiros e estrageiros). Porem alguns direitos atinge as pessoas juridicas. Exemplos: Direito à propriedade, mandado de segurança coletivo, Direito à reparação ao dano material etc. Cuidado! Nem todos os direitos são usurfruidos por todos.

  • obrigada tiago 

  • Gabarito CERTO


    (Cespe/TCU/Técnico/2012) A indenização por danos material, moral e à imagem abrange as pessoas físicas e jurídicas.

    CERTO

  • A indenização por danos material, moral e à imagem abrange as pessoas físicas e jurídicas.

  • Gabarito: Correto


    Explicação:

    Os Direitos Fundamentais possuem oito características:


    1. Historicidade;

    2. Universalidade;
    3. Limitabilidade;
    4. Concorrência;
    5. Imprescritibilidade;
    6. Irrenunciabilidade;
    7. Inalienabilidade;
    8. Aplicação imediata.

    A questão está relacionada com a característica da UNIVERSALIDADE que abrange:


    ► Todos os brasileiros e estrangeiros,residentes ou não no Brasil;


    ► Pessoa Física, Jurídica e Estado;

      Ex.: Direito de propriedade.


    ► Existem direitos fundamentais direcionados somente ao Estado;

      Ex.: Requisição administrativa.


    ► Aplicam-se também nas relações entre particulares.

      Ex.:Trabalhador, danos morais.

  • Na essência esses direitos são criados para as pessoas físicas, porém, não existe vedação em relação as pessoas jurídicas. Por exemplo, A legitimidade ativa do habeas data não está adstrita às pessoas físicas, Ao analisarmos o caput do art. 5º da CF/88, observamos que a pessoa jurídica deverá usufruir de todos os direitos e garantias fundamentais compatíveis com a sua condição.  

  • De acordo com o art. 52 do Código Civil há expressa abrangência do direitos humanos (disposto pelo CC como direitos de personalidade) a Pessoas Jurídicas, observe: Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade".

  • Tem-se reconhecido como titulares de direitos fundamentais as pessoas jurídicas e observem que não somente as de direito privado, mas também as pessoas de direito público, portanto não é necessário ter condição humana para ser titular de direitos fundamentais.

    Bons estudos!!!

  • Correto, no que for compatível sim. Um exemplo é o Habeas Corpus que pode ser impetrado por Pessoa Jurídica em favor de uma Pessoa Física.

  • desde que sejam compatíveis..

  • A pessoa jurídica é titular de alguns direitos fundamentais, como por exemplo, o direito a propriedade, a imagem. Segundo o STF e a Constituição Federal, a pessoa jurídica de direito público também é titular de alguns direitos fundamentais, conforme determina o art. 5º, CF, in verbis :

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:...

    Conclui-se, portanto, que os direitos fundamentais lavrados na Constituição Federal de 1988 conferem a pessoa jurídica o direito à imagem, e, consequentemente, qualquer ofensa a esta imagem merece a devida proteção, pautada nos danos extrapatrimoniais e voltada para o amparo de toda a sociedade.

    Fonte:http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2243931/a-pessoa-juridica-e-titular-de-direitos-fundamentais-esculpidos-na-constituicao-federal-de-1988-mara-cynthia-monteiro-muniz

    Assim...
    CERTO.

  • Certa

    Titularidade dos Direitos Fundamentais: São titulares de direitos fundamentais as pessoas físicas, as pessoas jurídicas e o Estado. Os estrangeiros (residentes ou não) são titulares de direitos fundamentais.
     

  • Certa

    Titularidade dos Direitos Fundamentais: São titulares de direitos fundamentais as pessoas físicas, as pessoas jurídicas e o Estado. Os estrangeiros (residentes ou não) são titulares de direitos fundamentais.
     

  • QUEM TEM DIREITO FUNDAMENTAL?  TODAS AS PESSOAS, SEJAM FÍSICAS OU JURÍDICAS:

     

    BRASILEIROS: natos ou naturalizados

    ESTRANGEIROS: residentes ou não residentes

    PJ: de direito públicou ou de direito privado.

     

    ENTRETANTO, NEM TODAS AS PESSOAS TÊM DIREITO A TODOS OS DIREITOS FUNDAMENTAIS. EXISTEM DIREITOS EXTENSÍVEIS A TODOS E DIREITOS EXTENSSÍVEIS A APENAS ALGUNS.

     

    Se estiver equivocado, por favor, me corrijam.

  • #AguardandoAnsiosamentePorUmaDessasEmMinhaProva

  • Nos casos de dupla imputação também, segurança jurídica etc.. Que Deus ilumine a aprovação de todos! 

  • Nem todos os direitos são extensíveis às pessoas jurídicas,  apenas os que sejam compatíveis com elas. 

  • os direitos e garantias fundamentais possuem como titularidade, as pessoas naturais, pessoas juridicas e o Estado

  • Podem ser extendindos não só as pessoas jurídicas como às pessoas estatais. (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo)

  • Essêncialmente a pessoa física ? Se tem titularidade para PF . Pj . Estado .. não entendi pq o essencial .
  • CERTO

     

    Titulares de direitos fundamentais:

     

    - Pessoas físicas

    - Pessoas jurídicas (ex: direito de existência das associações)

    - Estrangeiros (residentes ou não)

    - Estado (ex: direito de requisição)

     

    FONTE: Aulas do profº Aragonê Fernandes.
     

  • Escreveu "essencialmente" puxou meu tapete. Nova no mundo do Constitucional, dancei. :/

  • Questão capiciosa nesse (essencialmente ) 

     

  • essencialmente = basicamente. Se lermos dessa forma toda vez que virmos essa temida expressão, iremos acertar na hora da prova. s2

  • [...] alguns deles podem ser... Essa cespe é uma fdp mesmo.

  • Basta lembrar que a pessoa jurídica pode sofrer dano moral.
  • Os direitos fundamentais lavrados na Constituição Federal de 1988 conferem a pessoa jurídica o direito à imagem, e, consequentemente, qualquer ofensa a esta imagem merece a devida proteção, pautada nos danos extrapatrimoniais e voltada para o amparo de toda a sociedade.

    GAB: CERTO

  • A questão exige conhecimento relacionado à Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, em especial no que diz respeito aos destinatários dos direitos fundamentais. Sobre a assertiva, é correto afirmar que a doutrina majoritária entende que muitos dos direitos enumerados nos incisos do art. 5° são extensíveis às pessoas jurídicas. Exemplos: Direito de Resposta (art. 5º, V, CF/88). Direito de Propriedade (art. 5º, XXII, CF/88). Sigilo da correspondência e das comunicações em geral (art.5º, XII, CF/88). Inviolabilidade de domicílio (art. 5º, XI, CF/88). Direitos fundamentais relacionados à honra e à imagem. A violação pode culminar em reparação pecuniária (art. 5º, V, CF/88).

    Ademais, conforme o STJ, súmula nº 227 - "A pessoa jurídica pode sofrer dano moral".

    Gabarito do professor: assertiva certa.

  • Gabarito: CERTO

     

    A título de acréscimo: 

     

    CÓDIGO CIVIL: Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.

     

     

  • É uma questão boba dessa que faz a gente errar na prova! Eita CESPE fdp!!!

  • CORRETA

    Outras questões ajudam a fixar o conteúdo, vejam:

    (2011/CESPE/TCU) As pessoas jurídicas de direito privado ou público são destinatárias dos direitos e garantias fundamentais compatíveis com sua natureza. CERTO

    (2010/CESPE/MPS/Técnico) As pessoas jurídicas também são beneficiárias dos direitos e das garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatíveis com a sua natureza. CERTO

    (2011/CESPE/STM) As pessoas jurídicas são beneficiárias dos direitos e garantias individuais, desde que tais direitos sejam compatíveis com sua natureza. CERTO 

  • Velho, todo mundo tem direito até os animais avalia as pessoas jurídicas ? /;

  • Certo.

    Essa é clássica.

  • Certo

    A questão exige conhecimento relacionado à Teoria Geral dos Direitos Fundamentais, em especial no que diz respeito aos destinatários dos direitos fundamentais. Sobre a assertiva, é correto afirmar que a doutrina majoritária entende que muitos dos direitos enumerados nos incisos do art. 5° são extensíveis às pessoas jurídicas. Exemplos: Direito de Resposta (art. 5º, V, CF/88). Direito de Propriedade (art. 5º, XXII, CF/88). Sigilo da correspondência e das comunicações em geral (art.5º, XII, CF/88). Inviolabilidade de domicílio (art. 5º, XI, CF/88). Direitos fundamentais relacionados à honra e à imagem. A violação pode culminar em reparação pecuniária (art. 5º, V, CF/88).

    Ademais, conforme o STJ, súmula nº 227 - "A pessoa jurídica pode sofrer dano moral".

  • CERTO

    Embora os direitos e as garantias fundamentais se destinem essencialmente às pessoas físicas, alguns deles podem ser estendidos às pessoas jurídicas

  • Se estende a pessoa JURÍDICA, desde que compatível com a sua NATUREZA.

  • São Titulares de Direitos Fundamentais: PEBOP

    Pessoas Físicas

    Estrangeiros residentes ou não no País

    Brasileiros em território estrangeiro.

    Órgãos Públicos

    Pessoas Jurídicas

  • Considerando as regras do direito constitucional, é correto afirmar que: Embora os direitos e as garantias fundamentais se destinem essencialmente às pessoas físicas, alguns deles podem ser estendidos às pessoas jurídicas.

  • Certo. Um exemplo é o direito a imagem.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • CERTO

    São Titulares de Direitos Fundamentais: PEBOP

    Pessoas Físicas

    Estrangeiros residentes ou não no País

    Brasileiros em território estrangeiro.

    Órgãos Públicos

    Pessoas Jurídicas

    PMAL 2021

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!