SóProvas


ID
1675867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do tema gestão por competências, julgue o próximo item.

Com a adoção da gestão por competências, torna-se desnecessária a reavaliação de processos e formas de administração do quadro de servidores.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    MODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA

    A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).

    Questão de Concurso

    (Cespe/TST/Analista Judiciário/2008) A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.

    Gabarito: errado. A gestão por competências é um tema contemporâneo e está em plena utilização, atrelada, inclusive, aos modelos de gestão estratégica.

    Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.

  • Segundo Chiavenato "gestão por competências: um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis. Na verdade, a gestão por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderão agregar valor à empresa. Isso representa uma colossal mudança na abordagem: a troca da visão do presente ou do passado pela visão do futuro e a correção das carências atuais pela preparação do destino da organização.  Quais são, porém, essas competências? Elas mudam com o passar do tempo e focalizam as necessidades do negócio igualmente mutáveis. Daí, a necessidade de mapear e identificar continuamente as competências necessárias ao sucesso da  organização e das pessoas." Idalberto Chiavenato, Administração geral e pública, pag. 185.

  • Errado. 

    A gestão por competências vai gerar a identificação de possiveis "lacunas" no quadro de pessoal e procurar fazer as alterações necessarias para o alcance dos objetivos estrategicos. 

  • Com a adoção da gestão por competências, torna-se desnecessária a reavaliação de processos e formas de administração do quadro de servidores.

     

    É simples, a gestão por competências é processo contínuo. As estratégias podem ser mutáveis, logo, processos e quadros devem ser reavaliados.

     

    Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000600030

     

     

  • Tenha em mente, sobre qualquer assunto de administração ou gestão de pessoas, que a avaliação e o controle são contantes. Processo cíclico.

     

    Você, por exemplo, está sempre avaliando e reavaliando a sua vida e a partir disso fazendo as devidas mudanças pra alcançar o que quer. Isso é administração. 

  •  MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS segundo Brandão e Guimarães: (é um processo contínuo)

     

     

        ✔ 1. definição da missão, visão de futuro e objetivos estratégicos

     

        ✔ 2. definição de indicadores de desempenho no nível corporativo e definição de metas

     

        ✔ 3. identificação das competências necessárias para concretizar o desempenho esperado

     

        ✔ 4. realização do diagnóstico ou mapeamento das competências organizacionais e humanas (identifica-se o gap/lacuna)

     

        ✔ 5. realização do planejamento de ações, captação e desenvolvimento de competências que permitam à organização minimizar essa lacuna

     

        ✔ 6. acompanhamento e avaliação (que funcionam como mecanismos de feedback ou retroalimentação)

  • Famoso feedback

  • Vai rolar mapeamento.

  • A adoção de gestão por competências pressupõe modificações em todos os subsistemas de gestão de pessoas (treinamento, desenvolvimento, seleção, descrição de cargos, avaliação, descrição de cargos, etc).

    Gabarito: ERRADO