Que prova foi essa do MPOG? Errado. Constata-se que é impossível fornecer aos alunos uma formação geral, trabalhando com matérias isoladas. A integração entre as disciplinas é extremamente importante: além de permitir ao aluno a compreensão de que o conhecimento é um todo em seu conjunto, motiva tanto os alunos como os docentes, quando percebem que esta integração facilita o ensino, o estudo e a aprendizagem. Auxilia também a solucionar o dilema de formar um profissional com perfil generalista através de matérias isoladas (ou estanques) ou ter de alterar o perfil estabelecido, de um profissional generalista para o de um profissional especialista.
RIBEIRO, em seu artigo "Novos espaços sociais de aprendizagem e difusão do conhecimento" (Caderno LCE, NUTES - UFRJ, 1999), comentando a formação dos profissionais na área de saúde, coloca que:
dissocia-se a teoria e a prática, o ensino e a pesquisa; fragmenta-se o conhecimento em disciplinas e em áreas de especialização;
os currículos não conduzem à preparação de profissionais capazes de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico;
os conteúdos das disciplinas, expressando com freqüência uma excessiva e precoce especialização, descuidam da formação geral e humanista.
O erro esta em afirmar q perfil generalista tem uma visão especializada, uma vez q estes teria uma visão global do campo q se encontram inseridos. Possuindo um conhecimento geral de bases técnico-jurídico-econômicas.
(*)Cognição diz respeito aos processos mentais envolvidos na capacidade de armazenar, transformar e aplicar o conhecimento.
O domínio cognoscitivo* do perfil generalista exige que o profissional tenha uma visão especializada a respeito de seu campo de ação, apropriando-se de conhecimentos sólidos acerca de bases técnico-jurídico-econômicas
.