-
Certo.
Afinal, não adianta desenvolver os funcionários da organização se o que eles aprenderem não puder ser colocado em prática!!! A organização deve implantar o D.O. sabendo que, além dos funcionários, a organização tb deve saber se desenvolver!
-
De fato, se o contexto e o ambiente estiverem dificultando a adoção de um novo modelo de avaliar a gestão de pessoas (o próprio modelo por
competências!), pode ser mais difícil que o desenvolvimento de competências tenha sucesso.
GABARITO: Certo.
-
GAB. CERTO
Complementando os estudos
O sociólogo francês Philippe Zarifian (1996 e 2001) considera que não se pode definir o trabalho como um conjunto de tarefas ou atividades pré-definidas e estáticas, sendo a competência a capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas.
O autor ainda define a competência sob três diferentes aspectos, complementares uns aos outros:
• nova atitude dos indivíduos em relação ao trabalho que devem realizar: A competência é uma atitude de tomada de iniciativa e de responsabilidade pela situação com a qual os indivíduos se defrontam e que de alguma forma são por ela responsáveis.
• abordagem a respeito dos conhecimentos que as pessoas mobilizam no trabalho: A competência é um entendimento prático de situações que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transformam na medida em que aumenta a diversidade das situações.
• abordagem coletiva: reconhece que, de maneira geral, nunca se é competente sozinho: A competência é a faculdade de mobilizar redes de atores em torno das mesmas situações; é a faculdade de fazer com que esses atores compartilhem as implicações de suas ações, é fazê-los assumir áreas de corresponsabilidade.
Fonte: Ribas
-
Reescrevendo de forma mais simplificada:
o contexto e o ambiente organizacional contribuem para a adoção de uma nova e efetiva forma de avaliar pela gestão de pessoas, por meio do desenvolvimento de competências profissionais.
gab. C
-
Caso o contexto e o ambiente organizacional não contribuam para a adoção de uma nova forma de avaliar a gestão de pessoas, o desenvolvimento de competências profissionais pode não ser efetivo.
GABARITO: CORRETO
-
Gab: CERTO
O clima organizacional está totalmente ligado ao desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou com os elementos externos. Portanto, é correto dizer que o desenvolvimento de competências profissionais pode não ser efetivo se o ambiente em que ele está não contribuir.
Erros, mandem mensagem :)