SóProvas


ID
1676164
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia estas afirmações e assinale a que melhor demonstra o contexto da Burocracia para o desenvolvimento administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Alternativas
Comentários
  • C) Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995)

  • A A Burocracia não ajuda no desenvolvimento administrativo uma vez que sua existência, no contexto administrativo, gera morosidade e falta de objetividade no desempenho das tarefas.

    B A Burocracia auxilia na rapidez das decisões pois, uma vez que cada um sempre sabe exatamente o que deve ser feito, nunca haverá divergências acerca das tomadas de decisão relacionadas a contingências administrativas.

    C A Burocracia permite que se evitem situações de atrito interpessoal uma vez que, através das definições de cargos e tarefas, cada servidor conhece o que lhe é exigido, assim como os limites de sua responsabilidade.

    D A Burocracia evita o nepotismo, pois as pessoas passarão a ocupar as funções disponíveis exclusivamente pelo critério antiguidade.

    E A Burocracia parte da premissa da racionalidade, o que evita decisões passionais nos momentos decisórios, decorrentes das organizações formais existentes entre os servidores.

    Por isso é importante ler mais de uma vez! Acabei de errar e somente depois analisei cuidadosamente a questão.