SóProvas


ID
1676308
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As pessoas influenciam os resultados finais da empresa. Para avaliar o desempenho humano em termos globais, Likert aponta três tipos de variáveis: (1) causais; (2) intervenientes; e (3) resultantes.

Assinale a alternativa que apresenta, segundo Likert, uma variável causal:  

Alternativas
Comentários
  • CONTROLE ORGANIZACIONAL DO PONTO DE VISTA HUMANO:

    (A)  variáveis causais: são as variáveis administrativas determinadas por meio de decisões da empresa, como a estrutura organizacional, a filosofia e políticas administrativas, estilo de liderança, planos e controles.

    (B)  Variáveis intervenientes: são as variáveis provocadas pelos participantes da empresa

    (C)  Variáveis resultantes: são as variáveis finais, ou seja, as conseqüências ou os efeitos das variáveis causais e dos desdobramentos provocados pelas variáveis intervenientes.

    Fonte: CHIAVENTAO, Idalberto. Administração - Teoria,Processo e Prática. Ed Elsevier

  • Variáveis causaisvariáveis administrativas que são determinadas por meio de decisões da própria empresa, como a estrutura organizacional, filosofia e políticas administrativas, estilo de liderança, planos e controles, enfim, todos os fatores que administração amolda e altera segundo seus pontos de vista


    Variáveis intervenientesvariáveis provocadas pelos participantes da empresa, ou seja, pelos próprios empregados com suas atitudes, percepções, motivações, habilidades e capacidades, interação social, comunicação, lealdade, decisões pessoais, etc


    Variáveis resultantesvariáveis finais, ou seja, consequências ou efeitos das variações causais e dos desdobramentos provocados pelas variáveis intervenientes. É o caso da produção, da produtividade, dos custos, lucros, etc

  • alguém poderia me informar em que parte da matéria de adm está esse conceito? tipo motivação, liderança...avaliação de desempenho?

  • O comportamento humano na organização pode ser explicado por meio de algumas variáveis. Para Likert, as variáveis administrativas (como estilo de administração, estratégias, estrutura organizacional, tecnologia empregada etc.) são chamadas variáveis causais, porque são as bases do comportamento humano. Os itens de comportamento (como lealdade, capacidades, atitudes, comunicações, interação humana, tomada de decisões etc.) são as variáveis intervenientes que provocam alterações no sistema. As variáveis causais provocam estímulos que atuam nos indivíduos (variáveis intervenientes) e produzem respostas ou resultados, que são as variáveis de resultado.

     

    As variáveis intervenientes dependem das variáveis causais e influenciam as variáveis de resultado. Likert critica a ênfase na eficiência da organização baseada apenas em termos de produtividade ou produção física (variáveis de resultado), negligenciando as variáveis intervenientes. Os administradores que se limitam apenas aos resultados de produção produzem apenas resultados imediatos, deixando sem solução grande quantidade de fragmentos intervenientes, cuja ordenação e correção exigirão um longo trabalho pela frente. A ênfase no imediatismo gera dificuldades para o futuro. A pressão pelo curto prazo põe em risco o longo prazo.

     

    Fonte: Chiavenato, Introdução À Teoria Geral da Administração, 7ª Ed, pág's 362 e 363.