NÃO COMPREENDENDO O ASSUNTO, TIVE A SEGUINTE ABORDAGEM...
O SIG PARACE FAZER PARTE DO PROCESSO DE CONTROLE, POIS ELE FORNECE DADOS PARA UMA POSSÍVEL COMPARAÇÃO COM O OBJETIVO TRAÇADO PELA ORGANIZAÇÃO. MAS A QUESTÃO QUER QUE O SIG CONTRIBUA DENTRO DO NÍVEL OPERACIONAL DA ORGANIZAÇÃO. LEMBRANDO QUE CADA FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO (planejamento, organização, direção e controle) SE DESDOBRA EM ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL. LOGO, QUEREMOS UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CONTROLE OPERACIONAL
A - CORRETO - Estudo para a racionalização dos fluxos de produção. A PRODUÇÃO ESTÁ NO NÍVEL OPERACIONAL. A RACIONALIZAÇÃO É UMA TOMADA DE DECISÃO CORRETIVA PARA A ORGANIZAÇÃO.
B - ERRADO - Estudo para identificação das necessidades de mercado. UMA ANÁLISE DO AMBIENTE EXTENO PARA OTIMIZAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO. OU SEJA: CONTROLE ESTRATÉGICO.
C - ERRADO - Identificação da estrutura mais adequada de capital. É UM TIPO DE CONTROLE DO DESEMPENHO GLOBAL QUE PERMITE MEDIR E AVALIAR O ESFORÇO TOTAL DA ORGANIZAÇÃO, EM VEZ DE MEDIR SIMPLESMENTE ALGUMAS PARTES DELA. OU SEJA: CONTROLE ESTRATÉGICO.
D - ERRADO - Otimização do controle administrativo. CONTROLE ORGANIZACIONAL. OU SEJA: CONTROLE ESTRATÉGICO.
E - ERRADO - Estudo dos custos promocionais e seu grau de efetividade. CONTOLE ORÇAMENTÁRIO. DENTRO DO LIVRO DO IDALBERTO HÁ UMA PASSAGEM QUE TRATA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS, QUE CUIDA DE INFORMAÇÕES SOBRE DISTRIBUIÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS, CONSIDERANDO ALGUM TIPO DE UNIDADE-BASE, COMO: PRODUTOS, SERVIÇOS, COMPONENTES, PROJETOS OU UNIDADES ORGANIZACIONAIS. ESTE ASSUNTO ESTÁ DENTRO DO CONTROLE TÁTICO.
GABARITO ''A''