-
Gabarito B —
DESENHO DEPARTAMENTAL (CHIAVENATO, 2009)
O desenho departamental refere-se à especialização horizontal da organização e o seu desdobramento em unidades organizacionais que recebem o nome de departamentos ou divisões. Departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. Existem cinco abordagens de departamentalização: funcional, divisional, matricial, de equipes e de redes. A abordagem funcional é a mais utilizada e constitui o agrupamento de atividades baseado nas habilidades, conhecimentos e recursos similares. A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica, em clientela ou em processos. A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. Funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e de comando para proporcionar inovação e agilidade. A abordagem de equipes constitui uma maneira de fazer o empoderamento ou empowerment, substituir os órgãos definitivos por equipes e promover a horizontalização da estrutura organizacional. Existem equipes multifuncionais e equipes permanentes. A abordagem em redes significa que uma organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. Diante de tantas complexidades, as organizações geralmente utilizam esquemas híbridos de organização com diferentes tipos de departamentalização. Mais recentemente, estão surgindo as organizações virtuais ou não-fisicas pelo fato de dispensarem escritórios convencionais, graças à tecnologia da informação
-
Gabarito: B único tipo de departamentalização entre as opções.
Dias de luta dias de glória
-
AUTORIDADE DUAL: ESTRUTURA FUNCIONAL E ESTRUTURA MATRICIAL (justamente, nesse último caso, por atribuir a estrutura funcional).
DUAL, PORQUE A AUTORIDADE DE STAFF, ALÉM DE EXERCER ASSESSORIA, CONSULTORIA E RECOMENTDAÇÕES, EXERCE, TAMBÉM, COMANDO.
GABARITO ''B''
-
Departamentalização matricial
Normalmente, alia a departamentalização funcional à de projetos, baseando-se nos princípios enunciados por Fayol. Pela sua estrutura, é possível constatar eventuais conflitos entre as linhas de chefia e entre chefes, pois cada trabalhador de projeto estará subordinado a dois chefes, que poderão ter sensibilidades diferentes para a mesma situação. No entanto, as vantagens de maior coordenação, otimização de recursos, maior interação e acompanhamento do cliente suplantam em muito as desvantagens na utilização dessa estrutura.
Fonte: http://www2.anhembi.br/html/ead01/gestao_empresarial/lu04/lo4/index.htm
-
LETRA B CORRETA
Matricial: resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.