-
certo
pois a A3P tem como objetivo sensibilizar os gestores a adotarem praticas mais sustentáveis.
-
Cara, eu marquei errado pelo fato de ter "ação voluntária" achei que fosse obrigatória! Mas... o CESPE entende que não.
-
"Atualmente, muitas iniciativas já estão sendo implementadas e são uma tentativa das instituições governamentais de dar o exemplo. O Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, lançou e tem implementado, desde 1999, a Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), que tem sido reforçada desde então. A A3P é uma ação voluntária que busca a adoção de novos padrões de produção e consumo, sustentáveis, dentro do governo."
www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf
-
O que é A3P?
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta da administração pública à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais.
Era preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos, como gerar o mínimo de rejeitos, como adquirir produtos que causassem menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade na administração pública.
Para tanto foi preciso repensar os padrões de produção e consumo do setor público e, em contrapartida, buscar estratégias que fossem inovadoras. Essas estratégias, foi percebido, estariam associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. E é o que propõe a A3P.
A A3P reflete o interesse da sociedade, ao contribuir para a melhora da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.
O Programa A3P integra o Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS), que, por sua vez, faz parte da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente.
Há dois tipos de parceiros da A3P: aqueles que assinaram o Termo de Adesão e os que fazem parte da Rede A3P.
O Termo de Adesão é a formalização da parceria entre o órgão e o MMA. No momento mais de 300 órgãos das três instâncias (federal, estadual e municipal) assinaram o Termo de Adesão.
A Rede A3P é uma plataforma de caráter informal criada pelo MMA para troca de experiências entre interessados em sustentabilidade socioambiental. Da Rede fazem parte: pessoa física; pessoa jurídica; setor público e privado; tenham assinado ou não o Termo de Adesão. Hoje ela é integrada por mais de 1600 instituições, incluindo 600 órgãos públicos.
Fonte: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p
-
Responsabilidade Socioambiental
Página 20 a 30 da A3P.
A cartilha já está na 5ª Edição. Mais atualizada.
Fonte: http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf
Gabarito CERTO
-
A agenda A3P constitui uma ação voluntária que visa promover a responsabilidade socioambiental como política governamental.
-
VIDE Q559066
A3P é AÇÃO VOLUNTÁRIA
Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)
- NÃO OBRIGA (COGENTE). VOLUNTÁRIA
- ULTILIZADA TAMBÉM NO SETOR PRIVADO
- SÃO 05 ERRES (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, REPENSAR e RECURSAR)
Desde 1999, a Agenda Ambiental para a Administração Pública (A3P), que tem sido reforçada desde então.
A A3P é uma ação voluntária que busca a adoção de novos PADRÕES DE PRODUÇÃO E CONSUMO, SUSTENTÁVEIS, dentro do governo.
-
A A3P é uma AÇÃO VOLUNTÁRIA..
Já vi outras questões cobrarem isso! É uma pegadinha do capirooooto.....
GABA CERTOOO
-
RESUMO SOBRE A A3P :
* VOLUNTÁRIA
* DEVE ESTAR EM TODOS OS NÍVEIS DA ADM. PÚBLICA >>> PORÉM >>>> PODE SER USADA EM OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.
* PROMOVE A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
-
-
A agenda em questão constitui uma ação voluntária que visa promover a responsabilidade socioambiental como política governamental, contribuindo para a integração da agenda do crescimento econômico à agenda do desenvolvimento sustentável.