SóProvas


ID
1677901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto de meta, diz IBGE

RIO – O Brasil caminha para atingir a meta de redução da emissão de gases do efeito estufa, firmada voluntariamente há seis anos e apresentada na Conferência do Clima das Nações Unidas em 2009, indicam dados da 6ª edição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2015, divulgada nesta sexta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é reduzir a emissão desses gases entre 36,1% e 38,9% até 2020, com base em valores de referência de 2005. Dez anos antes do prazo final, o País já havia reduzido 52,3% das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, mostra o levantamento do IBGE.

TOMAZELLI, Idiana; SALLOWICZ, Mariana. Brasil reduz emissão de CO2 em 52,3% e está perto de meta, diz IBGE. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 jun. 2015. Disponível em:<http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral.brasil-reduz-emissao-de-dioxido-de-carbono-em-51-3-e-se-aproxima-de-meta,1709302> . Acesso em: 8 jul. 2015.

A redução das emissões de gás carbônico (CO2), no período indicado, foi consequência da diminuição da(o)

Alternativas
Comentários
  • DESMATAMENTO FLORESTAL

  • Diminuímos o desmatamento florestal, tem mais árvores. O que faz com que isso provoque a redução das emissões de gás carbônico?

  • "O Brasil reduziu suas emissões de 1,83 bilhão de toneladas para 1,558 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente entre 1990 e 2013, segundo o estudo, uma redução impulsionada principalmente pela forte queda do desmatamento na Amazônia."


    http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2015/08/11/brasil-cumprira-meta-de-reducao-de-co2-para-2020-mas-com-vies-de-alta.htm



    "De acordo com os pesquisadores do IBGE, a redução do desflorestamento tem papel importante para o cumprimento do objetivo de uma menor emissão do CO2. Especialistas também indicam que o Brasil tem a vantagem da utilização em larga escala de energias renováveis, como a hidrelétrica e os biocombustíveis, o que coloca o País à frente na redução do gás."


    http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-reduz-emissao-de-dioxido-de-carbono-em-52-3-e-se-aproxima-de-meta,1709302


    GAB. B

  • No período investigado, a emissão de metano subiu 4,7%, impulsionada por setores de energia, processos industriais, tratamentos de resíduos e agropecuária. Já no caso do óxido nitroso, o aumento foi de 5,1%, puxado pelos mesmos segmentos, à exceção dos processos industriais, que diminuiu as emissões em 91,7%.

  • A questão foi mal formulada. O correto seria: "A redução DA QUANTIDADE de gás carbônico (CO2) NA ATMOSFERA, no período indicado, foi consequência da diminuição do desmatamento florestal". A redução da emissão não tem nada a ver com desmatamento, tem a ver com a redução da utilização de veículos automotores, de materiais industriais poluentes...