SóProvas


ID
1677943
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os bancos de investimentos foram criados para canalizar recursos de médio e longo prazos para capital fixo ou de giro das empresas.

Uma das formas de captação desses bancos para essa finalidade é através de

Alternativas
Comentários
  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento".

    Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

    As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução CMN 2.624, de 1999).


    gab E


    http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bi.asp


    OBS:  Podem emitir debêntures mesmo não sendo instituição financeira:

    BNDES PARTICIPAÇÕES;

    COMPANHIAS HIPOTECARIAS;

    SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL.



  • A) ERRADA - Titulo privado emitido pelas empresas. (Exceto Banco que emite CDB)  

    B) ERRADA - Curto prazo

    C) ERRADA - Emprestar dinheiro não é captar.

    D) ERRADA - Títulos públicos empresta dinheiro ao governo, emitido através do Tesouro Nacional.

    E) CORRETA - Títulos privados que são emitidos exclusivamente pelos bancos.

    Espero ter ajudado.
    Bons estudos.

  • A MAIOR PEGADINHA DA QUESTÃO ERA A LETRA A, POIS NO ENUNCIADO ELES DERAM O CONCEITO DE DEBENTURE, POREM IF NÃO PODE EMITIR DEBENTURE, EXCETO BNDES PARTICIPAÇOES, COMPANHIAS HIPOTECARIAS E SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL. 

  • Eu caí na pegadinha, fui na letra a. -.-

    Não caio mais nessa.

  • ESTUDAR MAIS

  • tbm cai na pegadinha....estudar mais e mais...

  • Realmente, Jobson.

    Fui seco na letra A. 

    E só pra fixar, agora..."CDB é um título de captação de recursos utilizado pelos bancos Comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimentos e bancos múltiplos que tenham uma destas carteiras."

    Mesmo q Debêntures estivesse na letra E, eu marcaria. =) 

  • R= E CDB Que é um certificado de depósito bancário, que pode ser negociável em médio e longo prazo. 

  • A) SOMENTE S.A ABERTA E FECHADA----- NÃO I.F COM EXCEÇÃO DO BNDES PARTICIPAÇÕES, COMPANHIA HIPOTECÁRIAS E SOCIEDADE DE ARRENDAMENTO MERCANTIL

    B) NÃO PODE CAPTAR, SOMENTE PARA COMPRAR O FUNDO. 

    C) A QUESTÃO PEDE ENTRADA, E EMPRÉSTIMO É SAÍDA.

    D) TESOURO NACIONAL

    E) CORRETO. PAGAM ATÉ MELHOR COM OS BANCOS CONVENCIONAIS, PORÉM EXISTE UM MAIOR INVESTIMENTO.

     

  • Emitem depósitos a prazo, tanto RDB como CDB. Mas, a sociedade de credito, financiamento e investimento captam depósitos a prazo, somente a modalidade RDB.

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa extremamente seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades.Ele funciona como um “empréstimo” do investidor para as instituições financeiras, e em troca desse empréstimo a instituição te devolve o dinheiro corrigido com os juros.

     FONTE: https://www.tororadar.com.br/investimentos/cdb-rendimento-o-que-e

  • Gab: E.

    Emissão de CDB.

    Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa extremamente seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades.Ele funciona como um “empréstimo” do investidor para as instituições financeiras, e em troca desse empréstimo a instituição te devolve o dinheiro corrigido com os juros.

  • Estudar e saber q ainda precisa saber muito mais é uma virtude para o aprovado...

  • Você sabe que instituições financeiras captam recursos de agentes econômicos superavitários e emprestam para os deficitários. Nesse caso, a questão pede especificamente para que você identifique uma das formas típicas de captação dos bancos de investimento.

    Vamos analisar cada uma das opções.

    (A) emissão de debêntures

    Aqui uma pegadinha. A emissão de debêntures, de fato, é uma forma de empresas captarem recursos no mercado de capitais. No entanto, conforme a Lei nº 13.506/2017 art. 3º § 2º inciso I, é vedado a instituições financeiras emitir debêntures.

    (B) contas-correntes de livre movimentação

    Bancos de Investimento não são instituições bancárias. Logo, não podem captar através depósitos à vista em contas-correntes de livre movimentação.

    (C) concessão de empréstimos para empreendimentos imobiliários

    Ao conceder um empréstimo uma instituição financeira não está captando recursos, e sim emprestando recursos.

    (D) emissão de títulos públicos

    Só o Tesouro Nacional pode emitir títulos públicos.

    (E) emissão de CDB

    Opção correta.

    Gabarito: E

  • Pessoal, só um adendo para complementar:

    Bancos não emitem debêntures. iIsso não quer dizer que não emitam nada relacionado a elas. Eles emitem cédulas de debêntures. Fique esperto!

    Veja:

    As Cédulas de Debêntures (CDs) são instrumentos financeiros que podem ser emitidos por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos com carteira comercial, de investimento ou de desenvolvimento.

    Na prática, funcionam como um empréstimo que o investidor faz a um banco em troca de uma remuneração.

    Para o banco, essa é uma forma de captação a partir da securitização de debêntures emitidas por empresas não financeiras de capital aberto. Deste modo, permitem que o banco subscreva debêntures de empresas e, em seguida, emita CDs para obter recursos.

    Espero te ajudado.

    Bons estudos! :)

  • a) Errado. Bancos não emitem debêntures, apenas cédulas de debêntures.

    b) Errado. Não podem captar depósitos à vista, tampouco oferecer conta-corrente para livre movimentação desses depósitos.

    c) Errado. Esta é uma operação ativa, e não operação passiva, como pede a questão.

    d) Errado. Atribuição do Tesouro Nacional.

    e) Certo. Os depósitos a prazo fazem parte do funding dos Bancos de Investimento.

    Resposta: E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Kennedy Sophia Jr

    A questão exigiu conhecimentos acerca do funcionamento dos bancos de investimentos.

    Os bancos de investimentos possuem restrições quanto às suas formas de captação, visto que não podem captar recursos através da abertura de contas correntes.

    A - emissão de debêntures

    • ERRADA.
    • Bancos em geral não fazem emissão de debêntures, sejam bancos comerciais, de investimentos ou múltiplos.
    • Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas comuns, não bancárias. São títulos de emissão exclusiva destas e registrados na CETIP.

    B - contas-correntes de livre movimentação

    • ERRADA.
    • Bancos de investimentos não podem abrir contas-correntes de livre movimentação.
    • Estas contas também chamadas de depósitos à vista, não estão previstas no rol de produtos dos bancos de investimentos, portanto, eles precisam utilizar outras fonte de recursos para se financiar.

    C - concessão de empréstimos para empreendimentos imobiliários

    • ERRADA.
    • Não faz sentido esta alternativa. Não é possível o banco de investimento "conceder" empréstimo como forma de "captação de recursos".
    • Um dos mecanismos que os bancos de investimentos utilizam para captação de recursos é através da emissão de LCIs, as quais são títulos emitidos com o intuito de conceder empréstimos ao setor imobiliário.
    • Portanto, os bancos concedem empréstimos para o setor imobiliário, porém, a forma de captação para tal é através de LCIs.

    D - emissão de títulos públicos

    • ERRADA.
    • A emissão de título públicos é exclusiva por parte dos governos.
    • No âmbito federal, o Tesouro Nacional é o responsável pela emissão de títulos públicos do Governo. As pessoas físicas podem acessar os títulos do Governo através do Programa Tesouro Direto, curado pelo Tesouro Nacional.

    E - emissão de CDB

    • CORRETA.
    • A afirmação é verdadeira. Umas das formas de captação de recursos por parte dos bancos de investimento é a emissão de CDBs - Certificados de Depósitos Bancários.
    • O CDB é um título de dívida que, ao adquiri-lo, você está emprestando dinheiro para o banco. Isto é, o banco lhe vende um título onde você terá o direito de resgatá-lo depois de X tempo com Y remuneração, esta geralmente atrelada ao DI, caso seja um título pós-fixado.
  • CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. São títulos emitidos por bancos ou instituições financeiras para captar dinheiro.

  • A emissão de CDB representa uma operação passiva que serve para captar recursos. 

    Sobre as outras:

    A) Bancos de investimento não emitem debentures.

    B) Contas-correntes de livre movimentação não podem ser mantidas por instituições financeiras não bancárias, como é o caso dos bancos de investimento.

    C) Os empréstimos imobiliários não são feitos por bancos de investimento, mas sim por outras instituições (ex.: sociedades de crédito imobiliário).

    D) Títulos públicos são emitidos SOMENTE por entes públicos. Ou seja, os bancos de investimento não podem emiti-los.

  • Caros, a questão consiste em conhecer o conteúdo do caput do artigo 31 da Lei 4.728/65, que dispõe:

    • Art. 31. Os bancos referidos no art. 29, quando prèviamente autorizados pelo Banco Central e nas condições estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, poderão emitir "certificados de depósitos em garantia", relativos a ações preferenciais, obrigações, debêntures ou títulos cambiais emitidos por sociedades interessadas em negociá-las em mercados externos, ou no País.

    Só a título de esclarecimento quanto ao referido artigo 29:

    • Art. 29. Compete ao Banco Central autorizar a constituição de bancos de investimento de natureza privada cujas operações e condições de funcionamento serão reguladas pelo Conselho Monetário Nacional, prevendo: [..]

    Em outras palavras, os bancos de investimento podem emitir certificados de depósitos em garantia relativos a — dentre os demais títulos — debêntures, e não a emissão das debêntures em si.

    Percebam que os artigos também fazem referência à figura do Banco Central como entidade competente para autorizar a constituição desses bancos, bem como que o Conselho Monetário Nacional regulará a operações e condições de funcionamento dos mesmos.

    Em síntese, ressalta-se a figura do Banco Central como entidade incumbida da execução das políticas monetárias normatizadas pelo Conselho Monetário Nacional; assim, por esses e outros detalhes, recomendo a leitura integral daquela Lei.