-
“Underwriters são Instituições financeiras
altamente especializadas em operações de lançamento de ações no mercado
primário”.
Underwriting é uma operação realizada por uma instituição financeira mediante a
qual, sozinha ou organizada em consórcio, subscreve títulos de emissão por
parte de uma empresa, para posterior revenda ao mercado.
gab D
No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição
ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário
financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição
pública de ações ou obrigações no mercado. A operação é realizada por
uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio.
É um esquema de lançamento de uma emissão de ações para subscrição
pública, no qual a empresa encarrega a um intermediário financeiro a
colocação desses títulos no mercado.
O termo descreve as operações financeiras nas quais os bancos intermedeiam o lançamento e distribuição de ações ou títulos de renda fixa para negociação no mercado de capitais.
A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter.
São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou
de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.
As operações de underwriting são ofertas públicas de
títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo,
em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente
pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil
(BACEN) para esse tipo de intermediação.
Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não
restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting.
-
Podia ser mais completa a resposta D, pois a subscrição ou as operações de underwriting também podem ser negociadas no mercado secundário.
-
Fonte da resposta - http://www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf
-
Na aula do QC não falam disso, francamente...
-
Operações de UNDERWRITING:
Intermediação para a colocação (lançamento) ou distribuição no mercado de capitais: de ações, debêntures ou outro valor mobiliário qualquer, tanto no mercado primário quanto no secundário.
-
Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting.
-
A Subscrição é um aumento de capital deliberado por uma Empresa, com o lançamento de novas ações, para obtenção de recursos. Os acionistas da empresa têm preferência na compra dessas novas ações emitidas pela companhia, na proporção que lhe couber, pelo preço e no prazo preestabelecidos pela empresa.
Essa preferência detida pelos acionistas é chamada de Direito de Subscrição. O Direito de Subscrição é um ativo negociado no pregão da BOVESPA, no decorrer do prazo preestabelecido para o exercício do Direito de Subscrição. Transcorrido o prazo, o ativo deixa de existir.
-
UNDERWRITER é diferente de UNDERWRITING... fiquem espertos...
-
Gabarito: letra D
completando os comentários, já que ninguém falou essa parte
lançamento de ações ou debêntures para subscrição feito por pessoa física ou jurídica, ger. banco de investimento não raro associado a outras entidades financeiras, que se responsabiliza em comprar as que não forem adquiridas pelo público.
A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.
-
EU AMO ESSA MATÉRIA ❤
-
O underwriting é o termo em Inglês utilizado para designar o processo no qual uma companhia, visando o levantamento de capital através da subscrição pública, contrata uma intermediária financeira para disponibilizar as suas ações no mercado.
As instituições que realizam essa função têm por responsabilidade ligar a companhia ao acionista (potencial ou real), agindo em seu nome.
Como um processo destinado ao mercado primário, o underwriting pode ser feito de até 3 formas diferentes - todas regulamentadas pelo Banco Central.
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Tiago Zanolla
As debêntures são títulos que se ajustam perfeitamente às necessidades de captação das empresas. Graças a sua flexibilidade, transformaram-se no mais importante instrumento de obtenção de recursos das companhias brasileiras. Também pode se dizer que as debêntures são valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora.
Underwriting é a operação de distribuição primária de debêntures, ou seja, a primeira venda dos títulos após a sua emissão. Tal processo é conduzido por instituição financeira contratada pela emissora, denominada coordenador líder, e pode contar com a participação de outras instituições intermediárias.
A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de underwriter. São instituições autorizadas para estas operações: bancos múltiplos ou de investimento, sociedades corretoras e distribuidoras.
As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral, e de títulos de crédito representativo de empréstimo, em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente pela instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) para esse tipo de intermediação.
Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, também levam o nome underwriting. Nenhuma empresa pode vender diretamente suas ações quando a emissão é pública. Por meio do underwriting (subscrição) há a intermediação de uma instituição financeira.
Uma subscrição pode ser do tipo:
- Underwriting de melhores esforços (best efforts) - Subscrição em que a instituição financeira se compromete a realizar os melhores esforços para a colocação junto ao mercado das sobras do lançamento. Não há comprometimento por parte do intermediário para a colocação efetiva de todas as ações. A empresa assume os riscos da aceitação ou não das ações lançadas por parte do mercado.
- Underwriting de standby - Subscrição em que a instituição financeira se compromete a colocar as sobras junto ao público em determinado espaço de tempo, após o qual ela mesmo subscreve o total das ações não colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado é do intermediário financeiro.
Underwriting firme (straight) - Subscrição em que a instituição financeira subscreve integralmente a emissão para revendê-la posteriormente ao público. Selecionando esta opção a empresa assegura a entrada de recursos. O risco de mercado é do intermediário financeiro.