SóProvas


ID
1678045
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para a questão, considere o fragmento abaixo: 

Boa parte das drogas que vêm empolgando os mercados tem por finalidade não a defesa do organismo contra doenças que ameaçam ou debilitam a saúde, mas sim a expansão da nossa capacidade de desfrutar prazeres, sentir satisfação em sermos quem somos e gozar ativamente a vida. Não são remédios apenas “defensivos", ou seja, voltados para o reparo de deficiências e anomalias; são drogas “ofensivas" (life style, no jargão farmacêutico) à base de substâncias que visam à ampliação do campo de experiência e à propulsão de “vôos mais altos" do bem-estar subjetivo — armas químicas na guerra de conquista pela torre da felicidade.

(GIANETTI, Eduardo. Felicidade: diálogos sobre o bem-estar na civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.)

Assim como no trecho “substâncias que visam à ampliação do campo de experiência", também recebe o acento indicativo de crase:

Alternativas
Comentários
  • Crase
    Definição
    Antes de tudo, quem diz que crase é fácil está enganado! Crase é risível de fácil!
    – Poxa, Pestana, até hoje eu tenho trauma com esse sinal de crase! Nem consigo dormir pensando em questões de crase!
    – Para começar, o nome do sinal é grave! É isso mesmo! O sinal (`) tem nome: acento grave! É ele que indica a crase. E pode dormir tranquilo a partir de agora.
    – Ué, então crase não é o nome do acento?
    – Nunca foi! O nome do acento é “grave”. A crase é um fenômeno em que duas vogais iguais se tocam, por isso se diz a + a = à. E... se eu fosse você... faria uma recapitulação do capítulo Artigo. Safo? Vamos entender melhor agora!
    Para concursos, o que você precisa saber é o seguinte: a crase é a fusão de duas vogais idênticas. A primeira vogal a é uma preposição, a segunda vogal a é um artigo ou um pronome demonstrativo.
    “Muito bem. Mas como essas vogais se fundem formando a crase?” Muito simples. Normalmente um verbo ou um nome exige a preposição a, que se funde com outro a (artigo ou pronome demonstrativo), formando a crase: à.
    Existem quatro situações básicas. Veja abaixo:
    a (preposição) + a(s) (artigo) = à(s)
    É impossível resistir à lasanha da minha mãe.
    Quem nunca resiste... nunca resiste a + a (lasanha) = à (lasanha). Foi?
    “Mas como é que você sabe que há um artigo feminino antes do substantivo lasanha para a gente poder crasear o a?”
    DOIS BIZUS LINDOS: Para sabermos se haverá crase (a+a=à), basta colocarmos o artigo antes do substantivo e criar uma frase hipotética, colocando-o como sujeito da frase: “A lasanha da minha mãe é ótima.”. Percebe que a ausência do artigo tornaria a frase estranha: “Lasanha da minha mãe é ótima.”? O artigo serve para determinar, especificar a palavra lasanha. Este método é ótimo para perceber se há ou não artigo antes de um substantivo. Outro método que normalmente dá certo é trocar a palavra feminina por uma masculina. Se no lugar do à puder ser ao, a crase estará 99% das vezes certa: “É impossível resistir ao nhoque da minha mãe.”.

  •  a) A qualquer custo, busca-se alcançar a felicidade. O Verbo é TDI (alcançar algo de alguém) ou TD. 

     

     b) Algumas pessoas são alérgicas a drogas injetáveis. Você é alérgico a alguma coisa, mas antes de palvras no plural se o "a" não estiver também, não é posto o acento grave.

     

     c) Os remédios defensivos são voltados a prevenção e cuidados paliativos.  A regência nesse caso é nominal que refere-se à voltado, pois é voltado a, contra ou para. O "a" deve receber o acento grave, pois prevenção é substativo feminino.

     

     d) As pesquisas científicas buscam o atendimento a necessidades básicas do ser humano. A regência nesse caso é nominal que refere-se à atendiento, pois é atendimento a ou de alguém. Entretanto, como o "a" não está no plural, não recebe acento grave.

     

     e) A passos largos, a indústria farmacêutica dedica-se a pesquisar novas drogas que induzam a estados de felicidade. Antes de verbo e substatntivos no plural o "a" só deve receber o acento grave se estiver no plural também. 

     

    Dedicar-se a alguma coisa.

     

    Induzir a alguma coisa. 

     

    Espero ter ajudado.

     

  • à vontade.

    C.