SóProvas


ID
1678168
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

Concertos de leitura

Penso que, de tudo o que as escolas podem fazer com as crianças e os jovens, não há nada de importância maior que o ensino do prazer da leitura. Todos falam na importância de alfabetizar, saber transformar símbolos gráficos em palavras. Concordo. Mas isso não basta. É preciso que o ato de ler dê prazer. As escolas produzem, anualmente, milhares de pessoas com habilidade de ler mas que, vida afora, não vão ler um livro sequer. Acredito piamente no dito do evangelho: "No princípio está a Palavra…". É pela palavra que se entra no mundo humano. (...)

As razões por que as pessoas não gostam de ler, eu as descobri acidentalmente muitos anos atrás. Uma aluna foi à minha sala e me disse: "Encontrei um poema lindo!". Em seguida disse a primeira linha. Fiquei contente porque era um de meus favoritos. Aí ela resolveu lê-lo inteiro. Foi o horror. Foi nesse momento que compreendi. Imagine uma valsa de Chopin, por exemplo a vulgarmente chamada "do minuto". Peço que o pianista Alexander Brailowiski a execute. Os dedos correm rápidos sobre as teclas, deslizando, subindo, descendo. É uma brincadeira, um riso. Aí eu pego a mesma partitura e peço que um pianeiro a execute. As notas são as mesmas. Mas a valsa fica um horror: tropeções, notas erradas, arritmias, confusões. O que a gente deseja é que ele pare. Pois a leitura é igual à música. Para que a leitura dê prazer é preciso que quem lê domine a técnica de ler. A leitura não dá prazer quando o leitor é igual ao pianeiro: sabem juntar as letras, dizer o que significam — mas não têm o domínio da técnica. O pianista dominou a técnica do piano quando não precisa pensar nos dedos e nas notas: ele só pensa na música. O leitor dominou a técnica da leitura quando não precisa pensar em letras e palavras: só pensa nos mundos que saem delas; quando ler é o mesmo que viajar. E o feitiço da leitura continua me espantando. Faz uns anos um amigo rico me convidou para passar uns dias no apartamento dele em Cabo Frio. Aceitei alegre, mas ele logo me advertiu: "Vão também cinco adolescentes…". Senti um calafrio. E tratei de me precaver. Fui a uma casa de armas, isto é, uma livraria, escolhi uma arma adequada, uma versão simplificada da Odisséia, de Homero, comprei-a e viajei, pronto para o combate. Primeiro dia, praia, almoço, modorra, sesta. Depois da sesta, aquela situação de não saber o que fazer. Foi então que eu, valendo-me do fato de que eles não me conheciam, e falando com a autoridade de um sargento, disse: "Ei, vocês aí. Venham até a sala que eu quero lhes mostrar uma coisa!". Eles obedeceram sem protestar. Aí, comecei a leitura. Não demorou muito. Todos eles estavam em transe. Daí para a frente foi aquela delícia, eles atrás de mim pedindo que continuasse a leitura. Ensina-se, nas escolas, muita coisa que a gente nunca vai usar, depois, na vida inteira. Fui obrigado a aprender muita coisa que não era necessária, que eu poderia ter aprendido depois, quando e se a ocasião e sua necessidade o exigisse. É como ensinar a arte de velejar a quem mora no alto das montanhas…Nunca usei seno ou logaritmo, nunca tive oportunidade de usar meus conhecimentos sobre as causas da Guerra dos Cem Anos, nunca tive de empregar os saberes da genética para determinar a prole resultante do cruzamento de coelhos brancos com coelhos pretos, nunca houve ocasião que eu me valesse dos saberes sobre sulfetos. Mas aquela experiência infantil, a professora nos lendo literatura, isso mudou minha vida. Ao ler — acho que ela nem sabia disso — ela estava me dando a chave de abrir o mundo. Há concertos de música. Por que não concertos de leitura? Imagino uma situação impensável: o adolescente se prepara para sair com a namorada, e a mãe lhe pergunta: "Aonde é que você vai?". E ele responde: "Vou a um concerto de leitura. Hoje, no teatro, vai ser lido o conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Por que é que você não vai também com o pai?". Aí, pai e mãe, envergonhados, desligam o Jornal Nacional e vão se aprontar…

(Adaptado de: ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Editorial Loyola, 1996.)

No Texto I, a referência ao pianeiro e ao pianista marca, respectivamente, a OPOSIÇÃO entre:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar onde no texto há oposição entre "Técnica x sensibilidade"?


    O texto fala que o pianista possui domínio da técnica. Mas não diz nada que o pianeiro possui apenas sensibilidade ao invés da técnica. 


    Questão duvidosa.

  • Para mim, viajaram nessa.

  • As notas são as mesmas = técnica. Mas a valsa fica um horror: tropeções, notas erradas, arritmias, confusões. O que a gente deseja é que ele pare. Pois a leitura é igual à música.
    O pianista dominou a técnica do piano quando não precisa pensar nos dedos e nas notas: ele só pensa na música. = sensibilidade

    Estamos mais perto a cada dia da vitória!!

  • Também não consegui encontrar a sensibilidade. Pra mim, também viajaram!


  • Concordo  com os colegas. Uma hora o texto fala que o pianista dominva a técnica, outra hora coloca técnica como se fosse referente ao pianeiro. Isso é uma contradição. Houve uma extrapolação ao meu ver. 

  • A aluna teve SENSIBILIDADE ao ler e gostar do poema ao ponto de querer ler ao professor, mas não tem técnica de leitura. A mesma coisa com a música você pode saber tudo da parte técnica mas tocar/cantar com uma leitura sentimental é diferente.

  • Como é que o pianeiro tem técnica? Tropeções, notas erradas, arritmias, confusões... o examinador tá de brincadeira kkkkk

  • O pianista domina tanto a técnica quanto a sensibilidade. O texto diz que a técnica é um pré-requisito para a sensibilidade. O pianista domina as duas, e o pianeiro, nenhuma. A oposição entre o pianeiro e o pianista é a de "falta de técnica x técnica" ou, ainda, de "falta de sensibilidade x sensibilidade.

    O examinador não parece dominar muito a técnica de fazer provas.

    O pior nesses casos é quando nos dizem para aprendermos a marcar a "menos errada" ou a "mais certa", o que é meio que dizer que se trata de uma prova de mediunidade comparada, de comunicação espiritual com o examinador. É dizer que vale tudo e a gente que se vire.

    Algumas bancas começaram a explicar seus gabaritos das provas objetivas, assim como detalham o que querem nas discursivas. Deveria virar praxe. Seria a chance de tentarem justificar gabaritos aparentemente injustificáveis.

  • Técnica significa que ele (PIANEIRO) sabe interpretar as notas, mas não possui a sensibilidade do pianista, que sabe tocar sem pensar nos dedos e nas notas, só pensa na música.

    Gabarito: C