SóProvas


ID
1678654
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a reportagem do Jornal Folha de São Paulo, do dia 17 de maio de 2014, a cidade de Houston, no Texas (EUA), apresentou baixos índices de desemprego e um crescimento do PIB de 5,5%, segundo dados de 2013. Para os especialistas, os setores de petróleo e gás seriam os principais responsáveis, graças à exploração do gás de xisto, que apresenta vantagens econômicas e consequências ambientais.

Qual a principal consequência ambiental dos avanços tecnológicos na extração do gás de xisto?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d

    Grandes reservatórios de água potável que estão próximos de jazidas de exploração de gás xisto, utilizado para a geração de energia nos Estados Unidos, pode causar contaminação dos depósitos subterrâneos, de acordo com estudo publicado na revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS"

    Fonte de energia
    Avanços tecnológicos nos últimos anos permitiram a recuperação do óleo e do gás natural das formações rochosas de xisto que anteriormente não podiam ser exploradas.

    A exploração desses recursos não convencionais levou a um boom na produção de petróleo nos EUA, atingindo 910 mil barris por dia de acordo com as estimativas da Agência de Energia Internacional, o nível mais alto em mais de 30 anos.

    A América do Norte tem reservas de gás para um século, enquanto o nível mundial de duração destas reservas é estimado em 250 anos.

    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/06/extracao-de-gas-xisto-oferece-risco-reservas-de-agua-potavel-diz-estudo.html
  • As consequências danosas são inúmeras. Agrava as mudanças climáticas, envolve alto consumo e contaminação de água,
    e até terremotos.

     

    http://naofrackingbrasil.com.br/o-que-e-fracking/