-
Gabarito Letra A
Com base na CF:
Art. 74 § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de
qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da
União, sob pena de responsabilidade solidária
Art. 71 § 1º No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente
pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas
cabíveis
bons estudos
-
Lembrando que o TCU pode apenas sustar ATOS e não contratos. A sustação de contratos é feita pelo CONGRESSO NACIONAL.
-
O TCU não pode sustar contratos diretamente, mas DETERMINAR a sustação do contrato isso sim ele pode! não consigo ver o erro da "b"
-
ALTERNATIVA: A
TCU --> SUSTAR --> ATOS
CN --> SUSTAR --> CONTRATOS
§ 1º do art. 71 da CF - No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.
-
Sustação é bem diferente de suspensão; sendo que o primeiro é de competência exclusiva do Congresso Nacional(no que tange a contratos administrativos), o segundo, o TCU tem competência para realizar pois se trata de uma medida cautelar.
-
CONGRESSO NACIONAL = > Susta ATOS QUE EXORBITEM O PODER REGULAMENTAL e susta CONTRATOS ( se ele não o fizer em 90 dias, o TCU pode fazer)..
-
Eu acredito que a alternativa B apresenta 2 erros. Prmeiro: afirmar que compete ao TCU determinar de IMEDIATO, visto que ele teria que esperar o prazo de 90 dias de inércia do responsável para poder agir, tendo dessa forma uma atuação MEDIATA. Segundo: afirmar que o TCU SUSPENDE a execução contrataual, quando na verdade, ele determina somente a correção. de ilegalidades.
-
GABARITO LETRA A
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
ARTIGO 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
§ 1º No caso de contrato, o ato de sustação será adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.
ARTIGO 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
§ 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.