SóProvas


ID
1680454
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O segmento inteiramente correto, com linguagem adequada e respeito às normas que regem a redação de documentos oficiais, é:

Alternativas
Comentários
  • A)(...),porque...

    C) conquanto seja ...

    D) os bens (...) serão ...

    E) Como se trata...

  • Os contratos, ora vigentes, ...

  • -
    ainda n entendi o erro da assertiva E ¬¬
    não seria a palavra "documentos" o sujeito?

  • erro da letra E: como se tratam de documentos

    o ''se'' é índice de indeterminação do sujeito e deve ficar na 3a pessoa do singular

    para saber se é índice ou partícula apassivadora você deve ver se o verbo é transitivo direto ou indireto, se for direto pode flexionar se for indireto como nesse caso que o verbo pede uma preposição ''trata de'' não flexiona

    exemplo de partícula apassivadora: vendem-se casas (não tem preposição depois do verbo vender)

  • e)  com o propósito de se evitar futuras demandas e acúmulo de processos judiciais.

  • Só uma observação na letra A:

    Ao encontro de: tem significado de “estar de acordo com”, “em direção a”, “favorável a”, “para junto de”.

    De encontro a: tem significado de “contra”, “em oposição a”, “para chocar-se com”.

    Logo, Ao encontro de é uma expressão usada para indicar concordância, enquanto De encontro a, é uma expressão usada para indicar discordância, ou seja, as locuções tem significado totalmente opostos.

  • Boa observaçao  Nelma

  • Esse "ora" da letra B não deveria andar em conjunto ? tipo: "ora dorme ora come" ????

  • Comentemos as falhas principais das alternativas:
    (A)  A expressão "de encontro a" está equivocadamente usada.  Compare: "ao encontro de" significa "favoravelmente"; "de encontro a" significa "contrariamente".   Diz-se, na alternativa  A, que houve aprovação, o que significa que houve concordância.  Não se justifica, então, o emprego de "de encontro aos interesses"; o correto seria "ao encontro dos interesses".
    (C) A conjunção concessiva "Conquanto" exige verbo no modo subjuntivo; está errada, portanto, a construção "Conquanto é necessário".  Deveria estar "Conquanto seja necessário".  Acrescente-se que o termo "quórum" já está atualizado, devendo ser - de acordo com as regras de acentuação - acentuado.
    (D) A forma verbal "será" deveria estar no plural - "serão" - a fim de concordar com "os bens".  Também os termos "propriedade comum" deveriam estar no plural.
    (E) O certo é "Como se trata de ..."  O termo "onde" está mal usado.   Há erro de concordância em "... de se evitar futuras ...", já que "se", no caso, é pronome apassivador; o verbo "evitar" tem de ir ao plural para concordar com o núcleo "demandas".

    Gabarito: Alternativa B.
  • GABARITO B

    Mais informações!

    • Sessão

    Escrita desse modo significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. 

    • Cessão

    Escrita desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem. Para se lembrar do modo como se escrever lembre-se que “ceder” começa com “c”.

    • Seção 

    Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.