SóProvas


ID
1680571
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Atenção: Para responder à próxima questão, considere o texto abaixo.

O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer uma pessoa idosa, que estava inicialmente com convulsões e depois veio a ter um colapso, dentro das dependências de uma Instituição Federal, diante de um Agente Institucional, sendo este socorrista leigo treinado. O cidadão veio a falecer após atendimento médico especializado. Segundo os Bombeiros, quando chegaram ao local, o homem estava com dificuldade respiratória e ataque cardíaco. O Agente Institucional deu ordem para isolar toda área em torno da vítima e não deixou ninguém tocar nela até o resgate chegar. Com a chegada do resgate, o cidadão foi encaminhado ao hospital mais próximo, mas já sem vida. O local não possuía desfibrilador automático externo (DEA) disponível, mas os agentes institucionais eram treinados e capacitados para os primeiros atendimentos e suporte básico de vida.

A partir da análise do texto e visando a situação do Agente Institucional quanto aos procedimentos voltados para o atendimento de urgência e suporte básico de vida, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.


    Detectado o problema, o agente deveria iniciar os procedimentos iniciais até a chegada do socorro especializado, são eles:

    - Respiração boca-a-boca.

    - Massagem cardíaca.

  • A questão e questionável ao envolver o Direito Penal na situaçao.

    Segundo o artigo 135 do Código Penal, a omissão de socorro consiste em 

    "Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida" ou "ferida, em desamparo ou em grave e iminente perigo; não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública."

    Pena - detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

    Parágrafo único: A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta em morte.

    Importante: O fato de chamar o socorro especializado, nos casos em que a pessoa não possui um treinamento específico ou não se sente confiante para atuar, já descaracteriza a ocorrência de omissão de socorro.

    Esse e o entendimento em diversas doutrinas estudas.



  • Pelo que já estudei, basta que o leigo entre em contato com o socorro especializado para que não incorra no crime de "omissão de socorro". A questão, contudo, nos informa que o agente institucional era TREINADO e CAPACITADO nas técnicas de suporte à vida, de sorte que poderia e deveria ter realizado a manobra de salvamento (massagem e respiração boca a boca), razão pela qual incorreu no crime de omissão de socorro. 

  • Leigo Treinado?

    eu em!

  • Leigo treinado kkk

  • Essa de leigo treinado matou 

    leigo se chamar o bombeiro se livra da omissão de socorro 

    o socorrista treinado responderia 

    affff !!!!!!!!!,

  • Tem umas questões nada a ver.