SóProvas


ID
1680574
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Atenção: Para responder à próxima questão, considere o texto abaixo.

O Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer uma pessoa idosa, que estava inicialmente com convulsões e depois veio a ter um colapso, dentro das dependências de uma Instituição Federal, diante de um Agente Institucional, sendo este socorrista leigo treinado. O cidadão veio a falecer após atendimento médico especializado. Segundo os Bombeiros, quando chegaram ao local, o homem estava com dificuldade respiratória e ataque cardíaco. O Agente Institucional deu ordem para isolar toda área em torno da vítima e não deixou ninguém tocar nela até o resgate chegar. Com a chegada do resgate, o cidadão foi encaminhado ao hospital mais próximo, mas já sem vida. O local não possuía desfibrilador automático externo (DEA) disponível, mas os agentes institucionais eram treinados e capacitados para os primeiros atendimentos e suporte básico de vida.

Quanto ao procedimento ou protocolo de RCP (Reanimação cardiorrespiratória):
I. acionar o serviço de emergência ou urgência.
II. iniciar 30 compressões torácicas.
III. aplicar duas ventilações.
IV. abrir a via aérea.
V. analisar o ritmo cardíaco.
A sequência correta para a cadeia de sobrevivência , quanto ao atendimento cardiovascular de emergência (ACE) de adultos por socorristas leigos treinados, conforme a nova recomendação de suporte básico à vida, até a chegada do resgate avançado de vida, é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Alternativa C.

    A doutrina ensina alguns passos a serem seguidos na RCP, são eles:

    1º Colocar a vítima deitada sob uma superfície rígida.

    2º Folgar roupas e desobstruir vias aéreas.

    3º Fazer a extensão da cabeça, facilitando a circulação do ar.

    4º Iniciar a massagem cardíaca fazendo 30 compressões.

    5º Após as compressões, fazer 2 respirações.

    6º Após 4 repetições, verificar os sinais vitais.

    Ou seja, não está exatamente como a doutrina ensina, mas seguindo esses 6 passos dá pra encontrar a resposta mais adequada. Lembrando que quase sempre o primeiro passo antes de iniciar essas manobras é acionar o serviço de socorro médico, além de checar o pulso e a respiração pelo método VOS antes de iniciar qualquer manobra.

  • Para não retardar o início das compressões torácicas, a abertura das vias aéreas deve ser realizada somente depois de aplicar trinta compressões. As ventilações devem ser realizadas em uma proporção de 30 compressões para 2 ventilações, com apenas um segundo cada, fornecendo a quantidade de ar suficiente para promover a elevação do tórax.

  • Eu iria cair na questão por falta de interpretação porque eu estava me perguntando aqui como eu vou classificar que é uma vitima de PCR sem primeiro analisar o ritmo cardíaco da mesma? pode ser somente uma Parada respiratória sem a necessidade de iniciar 30 compressões torácicas. Mais a questão ja deixa claro que é uma RCP...

  • Mais informações:  as contrações não podem estar num ritmo menor que 100 nem superior a 120. E as compressões devem estar entre 5 e 6 cm de profundidade. 

  • https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/mudancas-na-ressuscitacao-por-socorrista-leigo/10709

  • Gab c,

    Quanto ao procedimento ou protocolo de RCP (Reanimação cardiorrespiratória):

    I. acionar o serviço de emergência ou urgência.1

    II. iniciar 30 compressões torácicas.2

    III. aplicar duas ventilações.4

    IV. abrir a via aérea.3

    V. analisar o ritmo cardíaco.5

    A,B,C,D,E procurar seguir essas Siglas.

  • Com base nas novas diretrizes AHA 2018, a recomendação é que o socorrista leigo treinado procedas apenas às compressões (sem ventilações).

  • Complicado quando se tem várias respostas contraditórias dentre as questões de primeiros socorros.