SóProvas


ID
1680655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a gerenciamento de projetos PMBOK 5, julgue o próximo item.

O caminho crítico de um projeto é calculado a partir das datas de início e término mais cedo e das datas de início e término mais tarde, para todas as atividades, sem que sejam consideradas quaisquer limitações de recursos. Assim, a sequência de atividades obtida representa o caminho mais longo e determina a menor duração possível.

Alternativas
Comentários
  • O CPM (ou método do caminho crítico) calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma. As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais a atividade poderia ser agendada, dadas as durações do projeto, relações lógicas, antecipações, esperas e outras restrições conhecidas


    Fonte: Prof. Renato Fenill (Material Ponto dos Concursos)
  • GAB C

    CPM (MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO) é uma técnica utilizada para identificar o caminho crítico de um projeto, através da determinação de datas de início e término mais cedo e de início e término mais tarde de cada atividade existente, sem considerar quaisquer limitações de recursos.

    Os diferentes caminhos (paths) possíveis no diagrama de rede do projeto permitem com que uma atividade possua um range de datas possíveis de início e término (datas mais cedo e mais tardede início e término).

    Através destas datas, é possível determinar a folga livre e a folga total de uma atividade. A folga livre informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no início da atividade sucessora. Já a folga total informa quanto tempo uma atividade pode atrasar sem que haja impacto no término do projeto.

    Ao identificarmos o caminho que contém as atividades com folga total igual a zero ou ainda o caminho que contém a maior duração na soma das durações parciais das atividades, estaremos determinando assim, o caminho crítico do projeto.

    As atividades que residem no caminho crítico são denominadas atividades críticas e são aquelas que necessitam ser mais bem gerenciadas sob o risco de comprometerem o prazo do projeto.

    http://gerentedeprojeto.net.br/?p=584


  • É uma técnica utilizada para identificar o caminho crítico de um projeto, através da determinação de datas de início e término mais cedo e de início e término mais tarde de cada atividade existente, sem considerar quaisquer limitações de recursos.

  • Caminho critico é sempre o mais longo e sem atrasos.

  • Correta a alternativa.

    O caminho é dito mais longo porque a última atividade do protejo, em um diagrama de redes, para ser iniciada, precisa esperar por todas as outras atividades anteriores, assim, essa espera é o que caracteriza o caminho mais longo.

    A menor duração possível é causada pelas atividades com folga zero, são atividades em que não possuem margem pra atrasos, são essas atividades que vão determinar o menor tempo possível para o projeto. Até porque em um projeto não se tem domínio para estimar o maior tempo possível. 

  • Errei por causa da expressão contida (Sem que sejam consideradas quaisquer limitações de recurso). Na próxima não erro mais.
  • O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração
    possível do projeto.

    Fonte: PMBOK 5º ed, pag: 175

    Bons estudos.
     

  • Errei a questão por causa do trecho "para todas as atividades".

    Tenho um livro que diz que somente as atividades críticas fazem parte do caminho crítico. Isso me gerou uma confusão...

  • Com todo o respeito, mas dá uma raiva em quem comenta "Fácil', "Moleza", "essa é p/ não zerar".

  • "a sequência de atividades obtida representa o caminho mais longo e determina a menor duração possível"

     

    By PMBOK

  • Quando a questão diz "sem que sejam consideradas quaisquer limitações de recursos" ela corrobora, creio eu, a base teórica da técnica CPM que a sequencia mais longa é também a sequencia com menor flexibilidade no cronograma. 

     

    Fonte: Adm. Geral para Concuros. Elisabete de Abreu

  • CERTO

    Método do Caminho Crítico

    O método do caminho crítico é usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo de cronograma. Essa técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início mais cedo, término mais cedo, início mais tarde e término mais tarde de todas as atividades sem considerar quaisquer limitações de recursos, através da realização de uma análise de caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma. 

    O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do mesmo. 


    PMBOK 6 Ed. (2017)

    Página 210

  • Descrição apropriada do caminho crítico de um projeto.

    Correta.

  • Gab: CERTO

    Extrato total do PMBOK, galera.

    6.6.2.2 Método do Caminho Crítico:

    O método do Caminho Crítico é um método usado para estimar a duração MÍNIMA do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma,

    2013 - Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), 5° Ed.

    Erros, mandem mensagem :)