SóProvas


ID
1680724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação a arquiteturas de integração, julgue o item subsequente.

Os protocolos de web services cobrem aspectos da arquitetura orientada a serviços, como o SOAP, para troca de informações, o WS-BPEL, para linguagem de programação, e o UDDI, para descoberta de serviços, mas excluem aspectos voltados para workflow e para transações em sistemas distribuídos.

Alternativas
Comentários
  • Os protocolos de web services cobrem aspectos da arquitetura orientada a serviços, como o SOAP, para troca de informações, o WS-BPEL, para linguagem de programação (independência de tecnologia), e o UDDI, para descoberta de serviços, mas excluem aspectos voltados para workflow e para transações em sistemas distribuídos (creio que o erro esteja na generalização de exclusão).


    Conforme visto:


    The Workflow Web service provides a workflow interface for remote clients to perform activities such as to get information about workflow for an item or workflow task, to start a workflow, or to get workflow templates.

    To use the Workflow Web service library, you must generate a proxy class in either Microsoft Visual C# or Microsoft Visual Basic through which you can call the various Web service methods.


    Fonte: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa981383(v=office.12).aspx


  • WS-BPEL -> Orquestração (lógica de processo de negócio). Importante para SOA.

  • Os protocolos de web services tem padrão para tudo, são mais de 30 padrôes.

  • WS-Security

    WS-Transactions

  • Prezados,

    O WS-BPEL é uma linguagem padrão OASIS para especificar ações de processos de negócios com web services. Ela não é uma mera linguagem de programação. Não obstante os protocolos web services tem aspectos para o workflow e transações, como o ws-transaction , ws-AtomicTransaction , ws-Coordination , ws-business 

    Portanto a questão está errada.
  • Questão toda "pipocada" de erro (pra não dizer outra palavra q rima!!!) ***

    Os protocolos de web services cobrem aspectos da arquitetura orientada a serviços, como o SOAP, para troca de informações, o WS-BPEL, para linguagem de programação, e o UDDI, para descoberta de serviços, -- Certo

    mas excluem aspectos voltados para workflow e para transações em sistemas distribuídos. -- Errado! Ele tá dizendo q todos os protocolos web, entre os quais o SOAP, o WS-BPEL, o UDDI, dentre outros, não usam workflow e não realizam transações em SD.

    Acho q as demais definições dispensam comentários, e já da pra matar, pois são conceitos básicos de WS(como assim não há transações distribuidas, se a especialidade dos webservices é justamente ambientes distribuidos/heterogeneos)??

    Entretanto, cabe aqui falar um pouco do que dia*bos é esse WS-BPEL, q, segundo esta fonte[1], é: "uma linguagem baseada em workkflow (fluxo de trabalho) para composicao de servicos web utilizando algumas especificacoes XML

    Outro erro!!!

    Fonte:

    [1] ALVES et al., 2006; KHALAF; MUKHI; WEERAWARANA, 2003

    ***O q rima com pipoca?