-
Gabarito E —
Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista veio como uma crítica tanto às teorias clássicas quanto à Teoria das Relações Humanas. Um de seus mais importantes teóricos, Amitai Etzione,27 considerava a organização como “um complexo de grupos sociais cujos interesses podem ou não ser conflitantes”.
Dessa maneira, essa teoria buscou “complementar” ou sintetizar as teorias anteriores (clássicas e humanas), pois acredita que aquelas focavam apenas em partes do todo. Desta forma, a ideia principal foi considerar a organização em todos os aspectos como uma só estrutura – integrando todas as “visões” anteriores.28
Assim, um aspecto importante foi a busca de uma análise tanto da organização formal (abordada na teoria clássica) quanto da informal (abordada na teoria das relações humanas). Dessa maneira, deveria existir um equilíbrio dessas duas visões.29
Para os estruturalistas, a sociedade moderna seria uma sociedade de organizações. O homem dependeria dessas organizações para tudo e nestas cumpriria uma série de “papéis” diferentes.30
Assim, apareceu o conceito de homem organizacional,31 aquele que desempenha diversos papéis nas diversas organizações.
Outro conceito foi trazido por Gouldner:32 as diferentes concepções das organizações. Para esse autor, existiriam o modelo racional e o modelo natural de organização.
O modelo racional seria baseado no controle e no planejamento. A ideia era a de um sistema fechado, com pouca incerteza e preocupação para com o “mundo externo” à organização.
O outro modelo era o natural. Neste, existe a noção de que a realidade é incerta e de que a organização é um conjunto de órgãos inter-relacionados e interdependentes. Assim, é um modelo que se preocupa com as “trocas” com o ambiente externo, ou seja, é um modelo de sistema aberto.
FONTE:
28 Lima, 2005.
29 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
30 Presthus, 1965 apud Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
31 White Jr., 1966 apud Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
-
GABARITO: letra E
Estruturas Formais e Informais
“ A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. [...]
[...]
A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.
[...] ”
(Fonte: Administração Geral Para Concursos – Rodrigo Rennó, 2013)
-
Gabarito: Letra E.
A estrutura informal não é requerida pela estrutura formal.
-
ESTRUTURA INFORMAL
Este tipo de estrutura não é planejado, surge naturalmente da interação social das pessoas ligadas à organização.
Para Soares (1990), a estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida pela estrutura formal, surge das interações sociais das pessoas. Stone (1999), acrescenta que a estrutura informal são relacionamentos não reconhecidos formalmente entre os membros de uma organização. Esse relacionamento interpessoal dentro da organização, muitas vezes representado no organograma da empresa através de linhas pontilhadas. Para Lacombe (2003), a organização informal, as pessoas interagem com quem elas se identificam mais, e não com quem a hierarquia manda, envolve muito mais as emoções, do que os procedimentos ou regras.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Já a Estrutura Informal (Organização Informal) é a rede de relações sociais e pessoais que não é representada ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente, não são formalizadas e não aparecem no organograma da empresa. A organização informal envolve as emoções, atitudes e ações das pessoas em termos de suas necessidades e não de procedimentos ou regras.
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
-
GABARITO: LETRA E
Sabendo que a Organização está alinhada à estrutura organizacional, sabemos que qualquer empresa possui dois tipos de estruturas: a formal e a informal.
✓ Estrutura formal: objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
✓ Estrutura informal: é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge com a interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente, quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações, que, usualmente, não aparecem no organograma.
A estrutura formal é planejada, enquanto a estrutura informal não é planejada e surge, naturalmente, da interação social dos profissionais de uma empresa.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.