SóProvas


ID
1682119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do ITIL, julgue o item a seguir.

O tempo médio entre falhas (TMEF) é uma métrica iniciada no momento em que o item de configuração comece a funcionar, até a sua próxima falha, e tem como objetivo medir e relatar a confiabilidade por meio do tempo médio em que um serviço de TI ou outro item de configuração consiga realizar a sua função acordada sem interrupção.


Alternativas
Comentários
  • Tempo Médio Entre Falhas (TMEF) - do inglês: Mean Time Between Failures (MTBF)


    Quando lembrar desta sigla, lembre-se que é uma métrica que ajuda a mensurar o nível de confiabilidade do serviço. O TMEF, ou MTBF é o tempo médio em que um serviço fica disponível sem interrupção. É medido a partir do momento em que o serviço começa a funcionar, até sua próxima falha. 
    Para visualizar melhor é só observar a seguinte figura: http://1.bp.blogspot.com/-HkMYTf9ObM4/VUAR8lok9lI/AAAAAAAAQxk/iaDR3Prqer0/s1600/CVEI.png
    Fonte: http://www.portalgsti.com.br/2013/08/TMEF-TMPR-TMPRS-TMEIS.html

  • Acredito que isso nao esteja totalmente correto, o MBTF é o intervalo médio entre falhas portanto o tempo gasto concertando-se o sistema enquanto ele esta indisponível deve ser contado. Claro que em sistemas onde o tempo de indisponibilidade tende a ser uma fração ínfima do tempo total os conceitos se aproximam. Mas como a questão é Certo ou Errado e não quase certo, acredito que a bqnca errou.
  • Assertiva CORRETA. 

     

    Marquei errada pois achei que era medido o tempo entre duas falhas, o que está incorreto. O tempo é medido a partir do tempo que o IC ou Serviço volta a funcionar (independentemente de ter sido precedido de uma falha) até a sua próxima falha. 

  • Descrição correta do MTBF.

    Correto.

  • A questão cobra conhecimento sobre as métricas definidas no processo de Gerenciamento de Disponibilidade do ITIL.


    O Gerenciamento de Disponibilidade engloba o monitoramento, a mensuração, análise e registro de alguns aspectos, tais como disponibilidade, confiabilidade e manutenibilidade. A imagem abaixo apresenta as métricas, em uma linha temporal de incidentes ou falhas, mais comumente utilizadas na medição desses aspectos.





    Diante disso, exploraremos as definições de cada uma dessas métricas:


    1. Tempo médio entre falhas (TMEF) é “uma métrica usada para mensurar e registrar a confiabilidade do serviço que consiste no tempo médio que um serviço de TI ou outro item de configuração pode desempenhar sua função acordada sem interrupção. Ele é medido a partir de quando o serviço ou o item de configuração começa a funcionar até a próxima falha" [1].

    2. Tempo médio entre incidentes de serviço (TMEIS) “é uma métrica usada para mensurar e registrar a confiabilidade do serviço, englobando o tempo de uma falha a próxima falha. Ele é equivalente a soma entre o tempo médio entre falhas (TMEF) e o tempo médio para recuperação do serviço (TMRS)" [1].

    3. Tempo médio de restauração do serviço (TMRS) consiste no tempo médio para restaurar um serviço ou item de configuração após a sua falha, sendo “medido desde a falha do serviço até a recuperação ao funcionamento normal dele" [1].  

    4. Tempo médio para reparo (TMPR) em um serviço de TI ou item de configuração depois de uma falha “refere-se a uma medição do tempo entre a falha e o reparo, não incluindo o tempo necessário para a recuperação ou restauração total do serviço" [1].


    Gabarito da professora: CERTO.




    Referência:

    [1] ITIL Service Design v3, TSO (The Stationery Office), 2011, tradução da professora.