SóProvas


ID
1682173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que uma grande empresa tenha decidido desenvolver um sistema para atender à necessidade de algumas de suas diretorias que estejam geograficamente dispersas pelo território nacional e cujos membros tenham pouco contato pessoal, julgue o próximo item. 

A definição de um protótipo para a validação dos requisitos pode tornar o processo de requisitos mais barato e mais simplificado, já que ele vai corresponder à real forma de uso do sistema a ser construído.


Alternativas
Comentários
  • Errado. Observem que a questão afirma que ‘pode tornar o processo mais barato e simplificado’. Quando o item afirma que ‘pode’, ele abre margem para muitas interpretações – facilitando nossa vida. E, sim, ele pode tornar o processo mais barato e simplificado. No entanto, o protótipo não necessariamente vai corresponder à real forma de uso do sistema a ser construído. Na verdade, o protótipo, em geral, é utilizado para validar requisitos de alto nível, logo ele não vai contemplar diversas funcionalidades que estarão no sistema real. Pressman afirma:

    “Yet, prototyping can be problematic for the following reasons: 1. Stakeholders see what appears to be a working version of the software, unaware that the prototype is held together haphazardly, unaware that in the rush to get it working you haven’t considered overall software quality or long-term maintainability. When informed that the product must be rebuilt so that high levels of quality can be maintained, stakeholders cry foul and demand that “a few fixes” be applied to make the prototype a working product. Too often, software development management relents”.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpogati-2015-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software/

  • Meus caros, protótipos são usados para elicitar, realizar o levantamento de requisitos, não para validação.

  • Prototipos são utilizados para validação também.

  • Eu acredito que o erro está na gramática, a locução adjetiva "já que" é causal e indica que a oração que virá a seguir é a causa do que foi citado antes da locução, ou seja:

    O fato de o protótipo corresponder à real forma de uso do sistema a ser construído é a causa de o processo de requisitos se tornar mais barato e mais simplificado.

    E isto não é verdade!

  • Gabarito Errado.

    O protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:

    No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

    No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções específicas do software e para apoiar o projeto de interface de usuário.

    Além disso, o desenvolvimento do protótipo pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos.

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2, Página 30.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Segundo Pressman, o modelo de prototipagem é muito utilizado quando nem todos os requisitos são definidos de maneira clara pelo cliente. A característica principal desse modelo é gerar protótipos do sistema com definições de requisitos dadas pelo cliente e que então é testado pelo cliente para validar as suas funcionalidades.

  • Se o protótipo já é usado da real forma do sistema, então usa direto o protótipo, que é mais barato.