SóProvas



Questões de Prototipação


ID
5110
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo de vida clássico da engenharia de software tem sofrido críticas dos especialistas. Uma delas é o fato de o cliente ter de declarar todos os requisitos explicitamente na primeira parte do projeto, gerando insegurança. Uma técnica utilizada para minimizar esse problema é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  •  Muitas vezes, não há troca de informações suficientes entre clientes e desenvolvedores durante o desenvolvimento do sistema de informação, o que geralmente acarreta em erros e deficiências no projeto de software (sistema de informação), e na insatisfação dos clientes. Para que isso não ocorra criamos um protótipo o qual, tem por objetivo prevenir os problemas citados.

    (...)

    Durante a criação do protótipo, clientes e desenvolvedores ficam em constante interação, facilitando assim o levantamento de requisitos e funcionalidades do sistema.

    Fonte: http://www.webartigos.com/articles/1896/1/Prototipacao-De-Software/pagina1.html#ixzz0vgbqcjvT

  • Só achei estranho chamar prototipagem de técnica...

  • A Prototipação ou Prototipagem, é a construção de um exemplar do que foi entendido dos requisitos capturados do cliente. Ou seja, praticamente iremos desenvolver algo para que o cliente possa usar como se fosse inicialmente o sistema. Pode ser considerado um ciclo de vida ou pode ser usado como ferramenta em outros ciclos de vida. Esta modalidade trouxe segurança ao processo da Engenharia de Software usando o ciclo da prototipação.

    Resposta: E

  • Letra E


ID
153094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da engenharia de software e de metodologias e ciclos de
desenvolvimento de software, julgue os itens subseqüentes.

O modelo de desenvolvimento por prototipação é caracterizado pela ausência de métricas de controle, dada a natureza experimental do desenvolvimento e do produto obtido.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman, o modelo de Prototipagem é muito utilizado quando nem todos os requisitos são definidos de maneira clara pelo cliente. A característica principal desse modelo é gerar protótipos do sistema com definições de requisitos dadas pelo cliente e que então é testado pelo cliente para validar as suas funcionalidades.

  • O modelo de desenvolvimento por prototipação é caracterizado pela ausência de métricas de controle, dada a natureza experimental do desenvolvimento e do produto obtido.

    Errado, a prototipação tem como principal caracterísitca facilitar a coleta de requisitos, o que facilita a obtenção de métricas de controle

ID
162733
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Muito utilizada pelos engenheiros de software, a prototipação consiste na(o)

Alternativas
Comentários
  • em cima dos requisitos levantados, e' desenvolvido um modelo que "simula" as funcionalidades finais do sistema a ser desenvolvido, ou seja, um modelo do software que sera implementado
  • a) análise dos custos e dos riscos de desenvolvimento, com base nos requisitos iniciais. // Analise de cursos e riscos nao tem nada a ver com prototipaca
    b) coleta inicial dos requisitos e no planejamento do projeto, com base no grupo de programadores envolvidos. // ajuda sim na coleta de requisitos, porem nao fica somente na fase final, podendo ir ate o final, e nao somente com programadores, pois necessita da interacao dos usuarios
    c) decisão de prosseguir ou não na direção de um sistema concluído, com base nos comentários do cliente. // é usada desde o inicio, e nao somente na conclusao de um sistema
    d) procedimento estruturado que avalia os requisitos finais de um sistema em fase de testes. // é utilizada desde o inicio, e nao somente na fase final de um sistema
    e) processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo do software que será implementado. // Correta, pois permite ao desenvolvedor saber o que o usuario esta querendo, ajudando-o a criar seu modelo de software
  • prototipação e a estrutura que desenvolve a aparencia do software dando suas funcionalidades e estrutura fisica e composta ...buscando simular para o usuario o funcionamento dos seus requisitos antes que o produto final esteja pronto ou desenvolvido.

    vamos que a vitória esta proxima ..

     

    ossss..... guerreiros


ID
164614
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipação pode representar uma abordagem interessante em situações em que a incerteza está presente na definição de requisitos, objetivos e procedimentos.

As alternativas a seguir apresentam vantagens da prototipação, à exceção de uma.Assinale-a.

Alternativas

ID
174850
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere um sistema cujos requisitos de interface são definidos apenas quando o cliente realiza um test-drive na aplicação e aprova essa interface. Assinale a alternativa que apresenta o modelo mais adequado para o desenvolvimento da interface desse sistema.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra D

    Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído.

  • A prototipação poderá ser utilizada para elicitar requisitos ou validar os requisitos.
    Pode ser evolucionária (o prototipo evolui até ser o produto final a ser entregue) ou descartável (após a utilização, o protótipo é descartável e o produto final é desenvolvido).
    O protótipo descartável é utilizado basicamente para elicitação de requisitos.

    O protótipo pode ser utilizado em outros métodos como auxilio, mas o modelo que é baseado é protótipo é a prototipação.

    Todas estas informações podem ser encontradas no livro do sommer ville.
  • d-

    Criado no final dos anos 80 para dificuldade dos requisitos dos clientes e certificar de atendimento às suas necessidades, neste modelo a specificação (requisitos) e codigo das partes essenciais do sistema iniciam em um protótipo, adicionando melhorias até se o final. 

     

    Este modelo é apropriado quando o cliente não tem requisitos de entradas e saídas definidos, quando ele participa do projeto, construção e validação do protótipo através de uma metodologia ágil, a fim de se criar uma interface bem próxima daquela que o software irá possuir.


ID
190714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O termo Modelo de Ciclo de Vida é utilizado para descrever um grupo de atividades e a forma como elas se relacionam.
Considerando o Modelo de Ciclo de Vida de Sistemas por Prototipagem Evolucionária, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • a) os clientes não têm acesso a uma visualização dos progressos do desenvolvimento.

    b) NÂO é possível determinar com exatidão o tempo que o projeto irá demorar. --> não é possivel saber de antemão as mudanças que irão ocorrer.

    c) não deve ser utilizado quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto de requisitos. 

    e) apenas a fase final gera um produto que não é um documento. --> Todas as fases geram um produto que não é documento, e sim um software executável.
  • a) os clientes não têm acesso a uma visualização dos progressos do desenvolvimento.
    Ao contrário, durante todo o desenvolvimento os clientes devem ser consultados e informados sobre a evolução dos protótipos.
    • b) é possível determinar com exatidão o tempo que o projeto irá demorar.
    • Protótipo é algo com pouca possibilidade de prever o tamanho do escopo.
    • c) não deve ser utilizado quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto de requisitos.
    • Ao contrário, a prototipagem dá a opção de executar menos esforço e receber feedbacks por isso deve ser utilizada no cesário onde os requisitos mudam rapidamente
    • d) não há uma forma de saber de antemão o número de iterações que serão necessárias.
    • Exatamente a consequencia da negação dos assertivas 'b' e 'c'
    • e) apenas a fase final gera um produto que não é um documento.
    • Durante todo o desenvolvimento existem marcos de entrega para verificar e validar o incremento da solução.
  • A prototipagem é um processo de desenvolvimento de software evolucionário. Como tal, sua principal característica é ir gerando versões cada vez mais refinadas do protótipo do software, auxiliando o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. Assim, é totalmente compreensível a dificuldade em se saber, de antemão, o número de iterações necessárias para o término do software.

    Espero ter ajudado!

ID
192853
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para:

I. Ajudar na descoberta e validação dos requisitos do sistema, durante a engenharia de requisitos.

II. Explorar soluções específicas de software e apoiar o projeto de interface com o usuário, durante o projeto do sistema.

III. Realizar testes completos com o sistema que será entregue para o cliente, durante o processo de teste.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Com relação à última opção (III)

    Resposta de um TiMasters:

    "O problema é que a versão em português (livro do Sommerville) traduziu "back-to-back" pra
    "completo". Na versão em inglês do Sommerville, tem isso aí, só que no lugar
    de "testes completos" tem "back-to-back tests". Mais na frente Sommerville
    explica um teste back-to-back:

    The same test cases are submitted to the prototype and to the system under
    test. If both systems give the same result, the test case has probably not
    detected a fault. If the results differ, it may mean that there is a system
    fault and the reasons for the difference should be investigated.

    Ou seja, um teste back-to-back é um teste de comparação. Coloca os mesmos
    inputs no sistema a ser testado e no protótipo, e compara a saída dos dois."

    FCC, como sempre pegando rodapé de página, lascou isso na prova!

  •  Gabarito: A

    Segundo Sommerville:
    Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software de várias maneiras:
    1- No processo de engenharia de requisitos, em protótipo pode ajudra na descoberta e validação dos requisitos do sistema.
    2- No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para explorar soluções específicas de software e apoiar o projeto de interface com o usuário.
    3- No processo de teste, um protótipo pode ser usado para realizar teste completos com sistema que será entregue para o cliente.

     

    fonte: engenharia de software sommervile página 271 8º edição

  • Um protótipo de software pode ser usado nas seguintes situações:
    * No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.
    * No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções específicas do software e para apoiar o projeto de interface de usuário.
    * Enquanto o sistema está em projeto, um protótipo do sistema pode ser usado para a realização de experimentos de projeto visando à verificação da viabilidade da proposta.
    Obs: O mesmo protótipo não pode cumprir todos os objetivos.

    Sommerville, 9ª edição, página 30
  • Só não consegui aceitar a ideia de que o protótipo pode ser usado para realizar testes completos com o sistema que será entregue para o cliente, durante o processo de teste. Inclusive a parte final, durante o processo de teste, deveria nos remeter à ideia de que o sistema já foi, pelo menos, parcialmente codificado. O protótipo, a essa altura, já poderia ter sido descartado e, ainda que fosse utilizado para testes com o intuito de validar o sistema, não penso que os testes seriam completos.

  • Incrível que essa afirmação III passou como verdadeira, lamentável...

  • Questão muito louca.

    Esse termo "completo" da assertiva III deveria ser anulado.

  • a-

    prototipoe geralmente é para levantamento de requisitos. mas tb pode ser usado em outras fases do processo. inclusive no final

  • Item III correto ? Ridículo ! Onde que dá p/ fazer teste completo do sistema em um protótipo ?


ID
215638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de requisitos, julgue o item subsequente.

Embora a criação de uma sequência ilustrada de telas por meio de programas de desenho gráfico seja útil para a identificação de alguns requisitos do software, ela não é considerada uma atividade de prototipação por não envolver o uso de uma linguagem de programação.

Alternativas
Comentários
  •  A questão encontra-se errada.
    Os comentários aqui realizados são baseados no Livro Engenharia de Software, de Ian Sommerville, 8ª Edição.

    A prototipação (evolucionária ou exploratória) é a única maneira prática de projetar e desenvolver interfaces gráficas (telas) com o usuário para sistemas de software.
    Uma das maneiras de se utilizar um protótipo em um processo de desenvolvimento de software é no processo de engenharia de requisitos, onde o protótipo pode ajudar na descoberta e validação dos requisitos do sistema. Baseado nestes conceitos anteriores, acredito que está correto o trecho da questão evidenciado por "Embora a criação de uma sequência ilustrada de telas por meio de programas de desenho gráfico seja útil para a identificação de alguns requisitos do software".
    Segundo Sommerville, existe a chamada prototipação de papel que é uma abordagem onde não se necessita desenvolver qualquer software executável e os projetos não devem ser elaborados com padrões profissionais. Pode-se desenhar versões em papel das telas do sistema com as quais os usuários interagem e projetar um conjunto de cenários que descrevam como o sistema pode ser usado. Logo, esta abordagem é considerada uma protipação e independe de linguagem de programação, onde eu considero o erro da questão no segundo trecho "ela não é considerada uma atividade de prototipação por não envolver o uso de uma linguagem de programação".

    Espero ter colaborado.

     

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Temos até mesmo a prototipação feita em uma folha de papel.


ID
224023
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Pressman, são atividades de arcabouço abrangidas pelo processo de projeto de interface com o usuário as abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Pressman, 7ed, pag 293:

    "o processo de análise e projeto de interfaces do usuário começa no interior da espiral e engloba quatro atividades estruturais distintas: 1 - Análise e Modelagem de interfaces, 2 - Projeto de interfaces, 3 - construção de interfaces e 4 - Validação de interfaces."
  • ´´Pressman´´ quem é esse fellas?? tipica qc que não acrescenta em nada!


ID
239734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de
software.

Para a verificação de resultados de um protótipo de sistema, podem-se utilizar testes back-to-back, nos quais os mesmos casos de teste são submetidos ao protótipo e ao sistema em teste a fim de se produzir um relatório de diferenças.

Alternativas
Comentários
  • Usa-se teste de comparação quando a confiabilidade do software é absolutamente crítica. Alguns pesquisadores tem sugerido que versões independentes de software sejam desenvolvidas para aplicações críticas , mesmo quando uma única versão for usada no sistema copmputadorizado entregue.Essas versões independentes formam a base de uma técnica de teste de caixa preta denominada teste de comparação ou teste back-to-back.

    O método de comparação não é infalível. Se a especificação a partir da qual todas as versões foram desenvolvidas estiver errada, provavelmente todas as versões refletirão o erro. Além disso, se cada uma das versões independentes produzir resultados idênticos, mas incorretos, os testes de condições deixarão de detectar o erro.

  • "Quando um protótipo de sistema está disponível, você pode reduzir o esforço envolvido na verificação de resultados pela realização de testes back-to-back. Os mesmos casos de teste são submetidos ao protótipo e ao sistema em teste"

    Fonte: Engenharia de Software Sommervile - página 271
  • seriam os testes de regressão?

  • Prezados,

    Segundo Emerson Moreira Rios, em seu livro Teste de Software, página 19 , temos :

    Testes back-to-back : O mesmo teste é executado em versões diferentes do software e os resultados são comparados.

    Portanto a questão está correta.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • testes back-to-back reduz esforço envolvido na verificação de resultados


ID
249460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens de 81 a 94, acerca de princípios, métodos, técnicas
e processos da engenharia de software e de bancos de dados.

Desenho orientado a modelagem de dados, testes de estresse e o estilo de arquitetura de software cliente-servidor são algumas das técnicas comumente empregadas em projetos de interfaces com o usuário.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada!
    Testes de estresse visam conhecer a robustez do sistema como um todo ou em determinado aspecto. Em outras palavras: O sistema é submetido a elevadas cargas de acesso, dados ou processamento (podem ser os três juntos ou qualquer combinação entre eles - de acordo com a necessiadade do negócio) para ver até onde ele suporta responder. E desenho orientado a modelagem de dados, diz respeito a persistência dos dados, como eles serão armazenados.
  • O correto seria testes de usabilidade e comunicabilidade
  • interfaces com o usuário--> testes de usabilidade e comunicabilidade


ID
280873
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipagem de sistemas de software é utilizada, principalmente, para animar e demonstrar os requisitos de um sistema. Com relação à prototipagem, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b-

    A prototipação é uma técnica popular e fácil aplicação. Consiste em rapido rascunho do sistema finalizado. Um protótipo normalmente apresenta pouco mais do que a interface do software, ilustrando as informações inseridas e recuperadas no sistema, apresentando exemplos com dados fictícios, principalmente em forma de relatórios. A utilização de um protótipo pode evitar que após meses ou até anos de desenvolvimento, descubra-se, ao implantar o sistema, que o software não atende completamente às necessidades do cliente, devido a falhas de comunicação no inicio.

     

    É possível protótipos com rapidez e facilidade, por meio da utilização de RAD (Rapid Application Development). RAD permite a criação de formulários e a inserção nos mesmos, bastando selecionar componente (botões, caixas de texto, labels, combos etc.). Além disso, tais ferramentas permitem ao usuário mudar a posição dos componentes depois de colocados no formulário selecionando-o com o mouse e o arrastando para a posição desejada.

  • a) E. 

    b) C.

    c) E. Não reduz a consistência.

    d) E.

    e) E. É antes do desenvolvimento de software.


ID
280936
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Nos itens abaixo, estão relacionados técnicas de prototipagem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi uma questão desse tipo, mas segue o fluxo.

    GAB: E

  • Storyboard: Conta uma história sobre uma interação do usuário com uma funcionalidade/software, se for bem literal até encaixa

    Protótipo em papel: São conhecido como protótipos de baixa/wire

    Feiticeiro de Oz: É uma técnica de validação onde uma pessoa finge ser o Software, por exemplo uma empresa deseja validar a ideia para construção de uma inteligência artificial, não seria necessário desenvolver a IA, mas durante os testes o usuário iria interagir com uma pessoa (o mago)

    Máquina de cenários: isso foge bastante do conceito mas ok

    e Prototipação iniciada eu não conhecia


ID
319531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Prototipação é uma técnica utilizada na abordagem evolutiva de desenvolvimento de software, por meio da qual são produzidas versões iniciais (ou protótipos) do sistema com as quais é possível realizar verificações e experimentações antes de se trabalhar na versão final do software. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a. somente a prototipação evolutiva PODE gerar documentação, o que não quer dizer que gere.

    b. a única coisa que garante o sucesso de um produto de software é atender às necessidades dos clientes.

    c. somente alguns modelos de protótipos de ALTA fidelidade implementam requisitos não-funcionais.

    d. transcrito do Sommerville (correto)

    e. abordagem evolutiva não descarta o protótipo, só a abordagem descartável.


ID
321160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de software, que permite a criação, de maneira econômica e confiável, de software que trabalhe eficientemente em máquinas reais, julgue os próximos itens.

A prototipação possibilita que o usuário teste as características do produto final. Dos dois tipos de prototipação, a horizontal é focada nas funcionalidades que permitem ao usuário ver somente detalhes de determinadas partes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • A prototipação horizontal permite a visualização de forma genérica da interface gráfica do sistema., sem detalhar nenhuma funcionalidade (prototipação vertical). Pode-se associar com uma pessoa olhando o horizonte!
  • Engenharia da Usuabilidade

    Observar como um usuário se comporta ao interagir com uma interface, e atentar-se às dificuldades dele, faz da prototipação um passo importante no fluxo de uma Engenharia da Usabilidade. Morandini mostrou em sua Tese que a prototipação é capaz de determinar taxas e métricas que quantifiquem a usabilidade de uma interface.

    Uma prototipação é feita criando-se uma interface com as mesmas características do produto final, mas sem funcionalidades. É apresentado aos usuários de forma que eles possam enxergar com mais clareza o produto final.

    Uma vez aprovada a interface, o desenvolvimento é feito com riscos amplamente reduzidos de uma reengenharia por falhas na utilização da interface. Um protótipo representando apenas uma parte do sistema final (a interface) reduz custos, e torna-se muito mais lucrativo quando aliado a uma metodologia de desenvolvimento iterativa.

    Há dois tipos de prototipação: Horizontal e Vertical. A prototipação horizontal consiste em montar uma interface completa em termos de elementos, permitindo uma visão geral do usuário por todo o sistema, assim como uma pessoa observa o horizonte, em um protótipo horizontal, o usuário obtém uma visão geral de tudo.
    A Prototipação Vertical é focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser reduzido a um módulo isolado, onde o usuário poderá ver em detalhes um pedaço limitado do sistema.

    fonte: http://www.dteixeira.com/usabilidade/engenharia-da-usabilidade-prototipacao.html

  • Prototipação Horizontal
    Menor profundidade maior “largura” com relação ao número de características (features) ou funções contempladas no protótipo.
    A avaliação da usabilidade nesse tipo de protótipo é geralmente menos realística, mas abrange mais funcionalidades do sistema final. São mais usados para protótipos iniciais.

    Vertical
    Utiliza um menor número de características, abordadas em maior profundidade.
    São mais usados em protótipos quando o desenvolvimento do sistema está mais adiantado.

    FONTE:
    Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua
    http://homepages.dcc.ufmg.br/~clarindo/arquivos/disciplinas/eu/material/transparencias/topicos/9-prototipacao.pdf
    Nielsen, J. Usability Engineering. Chestnut Hill, MA, Academic Press, 1993.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • Prototipação horizontal

    Consiste em montar uma interface completa em termos de elementos, permitindo uma visão geral do usuário por todo o sistema, assim como uma pessoa observa o horizonte, em um protótipo horizontal, o usuário obtém uma visão geral de tudo.

    Prototipação Vertical

    É focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser reduzido a um módulo isolado, onde o usuário poderá ver em detalhes um pedaço limitado do sistema

  • É o vertical..

    GAB E

    A prototipação horizontal consiste em montar uma interface completa em termos de elementos.

    A prototipação vertical é focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser evolutivo ou descartável.


ID
331537
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Como Modelo evolucionário do processo de software, uma característica da prototipagem é:

Alternativas
Comentários
  • O processo é iterativo e não INTErativo. Erro durante o scaneamento da prova.
  • Na prova está "INTERATIVO" mesmo. A questão não quiz fazer referência à processo "ITERATIVO", mas sim a um processo com maior interação com o cliente. A prototipagem faz exatamente isso, proporciona uma interação maior a fim de elicitar requisitos com mais exatidão.
  •  Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido
    • O desenho do protótipo ajuda a equipa de 
    desenvolvimento a encontrar estratégias de desenho 
    alternativas
    • o protótipo da interface com o utilizador ajuda o 
    utilizador a perceber como ?cará o sistema
    • A prototipagem é útil para a veri?cação e validação em 
    diferentes etapas do process
  • a) independer do estabelecimento e da definição de requisitos. INCORRETO
    É impossível independer dos requisitos, todo desenvolvimento os tem como alicerce.
    b) configurar um processo interativo e rápido de desenvolvimento. CORRETO
    A interação contínua é o princípio básico da prototipagem, visando acelerar o desenvolvimento.
    Ao contrário do que foi dito acima, não é ITERATIVO. Não é a prototipagem que estabelece um modelo iterativo, você pode muito bem ter um modelo iterativo sem aplicar prototipagem.
    c) iniciar o processo de desenvolvimento pela implantação e pelos testes.  INCORRETO
    Até é possível ter testes antes da codificação (Test Driven Development), mas jamais implantá-lo. Mesmo se fosse possível, ambos não têm nada a ver com Prototipação.
    d) gerar uma primeira versão do sistema completa e isenta de erros.  INCORRETO
    Protótipo não gera versões completas, são entregues módulos do software. Há casos, ainda, que o protótipo não é funcional. E quanto à isenção de erros, este é o grande sonho da Engenharia de Software. Não há erro até que você o descubra.
    e) descartar a participação do cliente no processo de desenvolvimento e de implantação. INCORRETO
    Ao contrário, visa a contínua participação do cliente. 
  • Prototipação é um processo de desenvolvimento? Mas a prototipação não pode ser usada para desenvolver. Inclusive, se o cliente pedir o protótipo e falar "Pode me entregar assim mesmo. Já tá bom.", deve-se falar com ele que aquilo é só um protótipo e que o sistema ainda vai ser desenvolvido. O protótipo serve para mostrar para o usuário se é aquilo mesmo que ele quer. É até aconselhável que não se desenvolva o sistema em cima do protótipo. Acho que a pessoa que fez a questão queria dizer outra coisa.

  • utilizamos prototipagem quando os requisitos são desconhecidos, ou seja, não são estabelecidos e/ou definidos.
    os requisitos são descobertos conforme o protótipo é desenvolvido. 
    é iterativo, curto, e pode ser descartado ou evoluído.

  • b-

    Prototipação veio final dos anos 80 para melhor atender requisitos.

     

    Este modelo é visual das funcionalidades do  software depois de pronto, avaliando as características antes de desenvolvido para compreender com clareza sua usabilidade, com envolvimento direto do usuário.

     

    Prototipação tornou-se evolutiva, e o próprio protótipo passou a ser o entregue.

  • INTERATIVO É DIFERENTE DE ITERATIVO


ID
337771
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de desenvolvimento iterativo em que se desenvolve rapidamente um sistema apenas para explorar opções de requisitos e de projeto, mas não deverá ser implantado no cliente é o

Alternativas
Comentários
  • Uma duvida: o medelo sequencial linear é iterativo?
    Até onde eu sei, os modelos Incremental, RAD, prototipagem, espiral.... são iterativos, mas o sequencial linear é??
    abraços..

  • Thiago,

    O modelo sequencial linear é o modelo Cascata, ou seja, não é iterativo.
  • Galera, o termo em inglês "throw-away" significa "jogar fora" ou "Jogar bem longe" o que a gente pode assimilar com o que fazemos com o "lixo", só pra lembrar!
  • Só pensei que protótipo é prototipo, sistema pronto, é sistema pronto. Se estão implementando protótipos tá na gambiarra feia. 

  • NOVA REDAÇÃO:

     Denunciação caluniosa

            

    Art. 339. Dar causa à instauração de inquérito policial, de procedimento investigatório criminal, de processo judicial, de processo administrativo disciplinar, de inquérito civil ou de ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime, infração ético-disciplinar ou ato ímprobo de que o sabe inocente:         (Lei nº 14.110, de 2020)


ID
369805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de requisitos e técnicas de elicitação de requisitos.


prototipação, uma abordagem para desenvolvimento de software na qual se cria um modelo do software que será implementado, é composta de quatro etapas: planejamento, análise de risco, engenharia e avaliação do cliente.

Alternativas
Comentários
  • As fases citadas na questão estão relacionadas ao modelo em espiral.

  • "O paradigma de prototipação começa com a comunicação. Faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software, identificar quais requisitos já são conhecidos e esquematizar quais áreas necessitam, obrigatoriamente, de uma definição mais ampla. Uma iteração de prototipação rápida é planejada rapidamente e ocorre a modelagem (na forma de um "projeto rápido"). "

    (Fonte: Engenharia de Software, Pressman, 7ed, pag 63)

  • GAB: ERRADO

    ETAPAS:

    1- Comunicação/coleta e refinamento dos requisitos

    2- Plano rápido

    3- Modelagem rápida (protótipo)

    4- Construção do protótipo

    5- Implantação, entrega e feedback

  • ERRADO

    As fases da prototipação:

    1.  Comunicação

    2.  Projeto rápido

    3.  Modelagem projeto rápido

    4.  Construção de um protótipo

    5.  Emprego entrega e realizamentação

  • Fases da prototipação:

    Comunicação:

    •        Reunião com os envolvidos;

    •        Definição dos objetivos gerais do software;

    •        Identificação dos requisitos;

    •        Esquematização das áreas que precisam de definição mais ampla.

     

    Planejamento Rápido:

    •        Após a etapa de comunicação, uma iteração de prototipação é planejada rapidamente e ocorre a modelagem de forma de um projeto rápido.

     

    Modelagem Projeto Rápido:

    •        Concentra-se em uma representação dos aspectos do software que serão visíveis para os usuários.

     

    Construção de Protótipo:

    •        Construção do protótipo propriamente dito.

     

    Entrega e Feedback:

    •        O protótipo é entregue para todos os envolvidos e avaliados por eles;

    •        O feedback é usado para refinar ainda mais os requisitos.

     


ID
425029
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diante da possibilidade real de os usuários de sistemas interativos cometerem erros que configuram ações destrutivas, o projeto de interfaces deve contemplar mecanismos que permitam reverter os danos causados por essas ações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman, os princípios para projeto de interfaces do usuário que faz referência a questão acima:
    (1) Definir modos de interação para não forçar um usuário a realizar ações desnecessárias ou indesejadas 
    (3) Possibilitar que a interação de usuário possa ser interrompida desfeita
    Por não encontrar algo específico de sistemas interativos, resolvi colocar mesmo assim os dois princípios acima que podem responder a questão. Questão simples e sem questionamentos.
    (Fonte: Engenharia de Software - Uma abordagem Profissional, Roger Pressman, 7 ed, Cap 11)

ID
531742
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os requisitos não funcionais restringem o sistema que está sendo desenvolvido e o processo de desenvolvimento que deve ser usado e estão, frequentemente, relacionados às propriedades emergentes do sistema de modo que se aplicam ao sistema em sua totalidade.
( ) A prototipação não é considerada uma técnica usada para validação de requisitos, pois ocorre na fase final do processo de desenvolvimento, representado a entrega do sistema aos usuários finais e clientes.
( ) Pode-se considerar que a entrada para o estudo de viabilidade consiste em um conjunto preliminar de requisitos de negócios, um esboço da descrição do sistema e como esse sistema pretende apoiar os processos de negócios.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • ( ) A prototipação não é considerada uma técnica usada para validação de requisitos, pois ocorre na fase final do processo de desenvolvimento, representado a entrega do sistema aos usuários finais e clientes.
  • Segundo Ian Sommerville, existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podem ser utilizadas em conjunto ou individualmente. São elas revisões de requisitos, prototipação, geração de casos de teste e análise automatizada da consistência.
     
    Prototipação ou Prototipificação - Implementação de um protótipo pode ser útil para os utilizadores finais (e demais interessados), pois se trata do elemento do sistema final com o qual terão mais contacto quando o sistema estiver operacional. 
    • Requisitos não funcionais são restrições sobre serviços ou funções oferecidas pelo sistema. Dentre elas destacam-se restrições de tempo, sobre o processo de desenvolvimento e de padrões. A descrição das restrições complementa a definição de requisitos (PAULA FILHO, 2000).
    • retirado de http://www.semeru.com.br/blog/category/requisitos-nao-funcionais/


ID
571825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de conceitos de engenharia de requisitos, julgue os itens
seguintes.

Um protótipo evolutivo apresenta, de forma geral, maior manutenabilidade e escalabilidade quando comparado a um protótipo descartável.

Alternativas
Comentários
  • Alguém conhece fonte que cite escalabilidade (e manutenabilidade) de protótipos?

     

     

  • Podemos classificar os processos de prototipagem como: exploratório, experimental, ou evolutivo.

    Um protótipo exploratório é usado para explorar os requisitos do sistema de acordo com os usuários, podendo ser visto como um meio de comunicação facilitador entre o usuário e o designer, como por exemplo, os mock-ups.

    Um protótipo experimental é o tipo de protótipo que está mais próximo do conceito clássico de protótipo (“primeiro de seu tipo”). É experimental no sentido em que ele é construído para tentar determinar se o sistema planejado será adequado e aceitável quando terminar. Protótipos experimentais podem ser usados como especificação de requisitos. O primeiro modelo de paraquedas, bicicleta, avião, etc. A serem usados para testes.

    Por último, os protótipos podem ser evolutivos, o que significa que um sistema evolui através de várias gerações de protótipos, sucedendo uns aos outros. Assim, cada protótipo é uma versão inicial do sistema, que é novamente trabalhada até o protótipo evoluir para um sistema acabado. Produtos mínimos viáveis, versões de aplicativos prontos – mas limitados em escopo, etc.

    Como o protótipo evolutivo evolui ele exige maoir manutemanbilidade e escalabilidade.

    Espero ter ajudado.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    que salada de frutas

     

     

    protótipo evolutivo creio que é a parte inicial que o analista senta varias vezes com o cliente/usuario para melhorar o prototipo até chegar ao que foi solicitado.

     

    protótipo descartável acho que seria a parte final do prototipo que ja vai ser desenvolvido atraves dos requisitos fornecidos por ele cumprindo seu objetivo e sendo descartado.

     

     

  • Protótipos Evolutivos: a cada nova etapa os protótipos tornam-se mais complexos, incorporando novas funcionalidades e a partir de um determinado momento passam a ser a base para o sistema final.


ID
757792
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à prototipagem, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O protótipo deve ser um dos primeiros isumos a ser feito nesse processo de software. Portanto letra b
  • Desde quando só pode ser ulizada quando os usuários participam ativamente do projeto?
    A equipe de requisitos junto com os desenvolvedores pode produzir protótipos e usá-los no alinhamento de entendimento e para tirar dúvidas.
  • LETRA B

    Respondendo ao Israel Martins: Não faz senido você desenvolver um PROTÓTIPO se não colocar os usuários para testá-lo.


ID
804358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue o  item  a seguir.

No modelo de prototipação, o processo de desenvolvimento de software é modelado como uma sequência linear de fases, enfatizando um ciclo de desenvolvimento de breve duração.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a definição de RAD

    O Modelo RAD -RAD(Rapid Application Development) é um modelo sequencial linear que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto

    O Modelo de Prototipação -o objetivo é entender os requisitos do usuário e, assim, obter uma melhor definição dos requisitos do sistema.

    Possibilita que o desenvolvedor crie um modelo (protótipo)do software que deve ser construído  apropriado para quando o cliente não definiu detalhadamente os requisitos.


  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

  • não segue obrigatoriamente uma sequência linear (cronológica - começo, meio e fim), pelo contrário, é totalmente interativo e ajustável ao usuário.

    AVANTE

  • Não é linear, é iterativo! Linear é o Modelo em Cascata!


ID
804505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que a validação de requisitos permite demonstrar que os requisitos refletem o sistema que se deseja construir, julgue o  item  subsequente.

Na prototipação, um modelo executável do sistema é apresentado aos usuários e clientes finais, que podem verificar se o modelo atende as suas necessidades reais.

Alternativas
Comentários
  • Copiado na íntegra do Livro Sommerville - Engenharia de Software 8ª Edição, página 106:


    "Prototipação: Nesta abordagem de validação, um modelo executável do sistema é apresentado aos usuários e clientes finais. Eles podem experimentar o modelo para verificar se atende às suas necessidades reais."


    Então não entendi porque o gabarito é Errado.

  • Ninguém entrou com recurso????? Que é isso, gente!!!

  • Essa questão teve o gabarito alterado de CERTO para ERRADO de acordo com a seguinte justificativa:

    113 C E Deferido c/ alteração Na prototipação nem sempre é apresentado ao cliente por meio de modelos executáveis. Ela pode ser realizada em papel. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito.

     

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/mec2011/arquivos/MEC_2011_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    acho que o erro é:  

    - restringir o prototipo para um tipo apenas o de software, quando existe o modelo em papel.

     

     

     

  • ESSA QUESTÃO NÃO ESTÁ ERRADA.

    Aqui houve a famosa anulação amiga dos amigos.

    Segundo o TEC, a banca utilizou esse conceito (literal do livro) para formular a questão, dando o gabarito provisório como correto. Contudo, o conceito de prototipação é muito mais abrangente e não houve por parte da questão uma delimitação clara e específica do conceito de prototipação que ela pretendia utilizar.

    Ou seja, a banca fez o que ela MAIS FAZ, mas resolveu anular aqui por um motivo óbvio: fraude.


ID
861481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que todo desenvolvimento de software pode ser entendido como um ciclo de solução de problemas, julgue os itens a seguir, relativos a gerenciamento de processos de negócio.

Um protótipo de software não é um produto final que produz uma solução real, mas um produto que predispõe o sistema a se comportar de acordo com os requisitos levantados e com a lógica do negócio implementada.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da Anulação:

    "A inexistência de informação sobre o tipo de protótipo tratado no item prejudicou seu julgamento objetivo, razão suficiente para a anulação".

ID
893824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que o desenvolvimento de um software compreende
várias fases, que vão desde a definição básica até o uso do software,
e que, nesse processo, diversos modelos, métodos e procedimentos
de construção podem ser utilizados, julgue os itens subsecutivos.

No modelo prototipação, a construção de software tem várias atividades que são executadas de forma sistemática e sequencial.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da prototipação é bem claro: Consiste em confirmar ou refutar hipóteses. Para tal, o prazo de construção do mesmo deve ser obrigatoriamente curto, o que não possibilita formalismos, ao contrário do que sugere o enunciado ("executadas de forma sistemática e sequencial").
  • Gabarito "E".
    No modelo Cascata, a construção de software tem várias atividades que são executadas de forma sistemática e sequencial.
  • Questao parecida do CESPE

    O processo de desenvolvimento de Prototipação é modelado com uma sequência linerar de fases,

    ERRADA

  • No modelo prototipação, a construção de software tem várias atividades que são executadas de forma sistemática e sequencial. 

    A questão descreve o modelo em cascata. O Modelo de prototipação é um modelo Evolucionário e como tal é iterativo, desenvolvem versões cada vez mais complexas do software. 

  • Trata-se do modelo cascata e não prototipação.

  • ERRADO

    O objetivo da prototipação é confirmar ou refutar hipóteses, e por isso o prazo para construção deve ser curto, e por isso não cabe formalismo como execuções sistematicas e sequenciais. Na prototipação os requisitos iniciais serão verificados em um modelo virtual, antes de dar seguimento para a próxima etapa.

  • No modelo prototipação, a construção de software tem várias atividades que são executadas de forma sistemática e iterativa.

  • 2º fase da prototipação

    Projeto rápido

    é uma metodologia de desenvolvimento de software que prioriza um ciclo de trabalho curto, iterativo e incremental. Trata-se de um método que foi projetado p/ substituir as tradicionais técnicas de desenvolvimento, como o modelo cascata, que apresentavam processos mais lentos e pouco flexíveis como bem explica o Daniel Bittencourt.

    AVANTE


ID
898066
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um desenvolvedor de software atua com um usuário ouvindo suas idéias e pedidos e criando, imediatamente, um esboço do produto desejado por esse usuário. O usuário, então, utiliza esse esboço e fornece novas informações ao desenvolvedor para que este possa atualizar, adaptar e implementar, nesse mesmo produto e em tempo de projeto e desenvolvimento, os dados obtidos.

A situação descrita constitui uma prototipação, modelo de ciclo de vida do software que deve

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Destacar, de forma especial, as diversas fontes de demanda por software, os pontos de decisão durante o processo de desenvolvimento e incorporar características do produto real.

  • a. Incremental

    b. Cascata

    c. Cascata

    d. Prototipação (Correta)

    e. Métodos Formais


ID
920128
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de software, podem ser utilizados os chamados modelos evolucionários, cujo objetivo é lidar com produtos que possam evoluir ao longo do tempo. Assinale a alternativa que contém APENAS modelos evolucionários de desenvolvimento de software.

Alternativas
Comentários
  • Do modelo em espiral para desenvolvimento de software saltam a vista dois aspectos: a análise de risco e prototipagem.O modelo espiral incorpora-os de uma forma interativa permitindo que as ideias e o progresso sejam verificados e avaliados constantemente. Cada interação à volta da espiral pode ser baseada num modelo diferente e pode ter diferentes atividades.
    No modelo espiral para engenharia de requisitos mostra-se que as diferentes atividades são repetidas até uma decisão ser tomada e o documento de especificação de requisitos ser aceito.

    Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentos,com intuito de avaliar algumas de suas caracteristicas antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva.
    Modelo Vantagens Desvantagens CASCATA Minimiza o tempo de planejamento.
    Funciona bem para equipes tecnicamente mais fracas. Inflexível.
    Apenas a fase final produz um deliverable que não é um documento.
    Torna-se difícil voltar atrás para corrigir erros. ESPIRAL As interações inicias do projecto são as mais baratas, permitindo que as tarefas de maior risco sejam levadas com o mínimo de custos.
    Cada iteração da espiral pode ser customizada para as necessidades específicas de cada projecto. É complexo e requer atenção e conhecimento especiais para o levar a cabo. PROTOTIPAGEM EVOLUCIONÁRIA Os clientes conseguem ver os progressos.
    É útil quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto de requisitos. É impossível determinar com exactidão o tempo que o projecto vai demorar.
    Não há forma de saber o número de iterações que serão necessárias. CODIFICAÇÃO e CORREÇÃO Não há tempo gasto em planejamento, documentação, gestão de qualidade e cumprimento de standards.
    Requer pouca experiência. Perigoso.
    Não há forma de assegurar qualidade e identificar riscos.
    Falhas fundamentais não percebidas imediatamente resultando em trabalho deitado fora.
  • Prezados , vamos aos comentários das alternativas :
    a) UML e de qualidade.
    Alternativa errada, o UML é uma linguagem de modelagem e pode ser utilizado em qualquer modelo de desenvolvimento de software ( cascata , iterativo , etc ... ) , não obstante “qualidade” não é um modelo de desenvolvimento de software
    b) Componentes e arquétipo. 
    Alternativa errada, nem “Componentes”  nem “arquétipo” são um modelo de desenvolvimento de software, um componente é uma unidade independente, que pode ser utilizado com outros componentes para formar um sistema mais complexo.
    c) Prototipagem e espiral. 
    Alternativa correta. Segundo Sommerville em seu livro na página 45, o desenvolvimento evolucionário baseia-se na ideia de desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo os resultados aos comentários dos usuários e refinando esse resultado por meio de várias versões até que sejam desenvolvido um sistema adequado.
    Pressman define em seu livro, página 42, como modelos evolucionários de desenvolvimento de software :
    - Prototipagem
    - O Modelo espiral
    - O Modelo de desenvolvimento concorrente
     
    d) Redes de Petri e certificação.
    Alternativa errada, nem “Redes de petri” nem “certificação” são modelos de desenvolvimento de software
    e) Semântico e validação. 
    Alternativa errada, nem “semântico” nem “validação” são modelos de desenvolvimento de software
    Fonte :
    - Sommerville, Ian ,Software Engineering, 8th edition
    - Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner’s Approach. Sixth Edition
  • caraca.. pra quem tem a mínima noção de engenharia de software, essa estava de graça.

  • Principais Modelos de Processo:

    A) Sequencial: Modelo Cascata ou Clássico, Modelo em V

    B) Incremental: RUP, RAD, Metodologias ágeis (Scrum, XP, TDD)

    C) Evolutivo: Espiral, Prototipagem evolucionária e Prototipagem descartável

    Obs: Os modelos Incremental e Evolutivo são ITERATIVOS.


ID
920191
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipação representa uma técnica poderosa para o desenvolvimento de sistemas, mais especificamente do software desses sistemas. Sobre as funções desempenhadas por um protótipo, é correto afirmar que ele

Alternativas
Comentários
  • Letra E é a alternativa correta.

    A prototipação auxilia no levantamento de requisitos, consistindo em uma técnica para elencar requisitos. 

    Pode possuir como aspecto negativo o fato do usuário-final crer que o protótipo seja o sistema final. Neste caso é importante ficar acordado que trata-se apenas de um protótipo.

    Os protótipos podem ser de dois tipos: descartável (nada se aproveita) e evolucionário (o sistema vai sendo criado com as evoluções do protótipo).

    Bons estudos!
  • Acrescentando o comentário do colega.
    Na prototipagem evolucionária deve-se começar com requisitos mais bem compreendidos.
    Enquanto na prototipagem descartável deve-se começar com os requisitos mais difíceis e menos compreendidos, onde ao final descarta-se o protótipo.
     
  • Prezados,
    Segundo Pressman, página 42, o paradigma de prototipagem auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. Idealmente, o protótipo serve como um mecanismo para identificação dos requisitos do software.
    Portanto, a alternativa correta é a letra E.
    Vejamos os erros das demais alternativas :
    a) permite avaliar o desempenho geral da equipe de desenvolvimento de software
    Errado. O desempenho da equipe de desenvolvimento é avaliado por métricas de produtividade, exemplo , número de pontos de função desenvolvidos por mês , ou produtividade por hora.
    b) não permite que sejam realizados testes, visando verificar o funcionamento do sistema final, ainda que sejam testes parciais.
    Errado. É possível sim realizar testes com protótipos. Nesse momento o usuário pode navegar pelo protótipo e já apontar erros no entendimento dos requisitos apontados por ele, de forma que eles possam ser corrigidos antes da etapa de desenvolvimento.
    c) é inteiramente descartado, não sendo aproveitada nenhuma parte do código de software no sistema final entregue ao cliente 
    Errado. Na prototipação evolucionária o protótipo evolui até virar uma parte do Software, não sendo integralmente descartado.
    d) não possibilita avaliar a qualidade do software produzido
    Errado. Com o uso dos protótipos podemos avaliar a qualidade dos requisitos levantados, e também comparar o software produzido versus o protótipo idealizado.
     
    Fonte :
    - Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner’s Approach. Sixth Edition
  • nesse caso, como saber de qual dos dois o examinador está se referindo? (evolucionário ou descartavel)



ID
1045603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de prototipação, especificação e técnicas de validação de requisitos.

Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente.

Alternativas
Comentários
  • Queria muito saber onde está o erro da questão.

  • O erro está em afirmar que o protótipo não consegue capturar requisitos relacionados com a eficiência. Pois podemos verificar o aspecto da eficiência de um requisito através de um protótipo sim. No caso de protótipos evolucionários, por exemplo, se não fosse eficiente, o protótipo não evoluiria para uma aplicação pronta. 

  • Complementando a ideia do Barba, acho que se fossem especificados os tipos de protótipo talvez a questão ficasse mais clara.
    Se a questão tratasse de um protótipo throw away a afirmação estaria correta

  • Até se consegue imaginar que não faria sentido um protótipo não capturar requisitos de desempenho. 

    Se, ao testar um protótipo, for identificado que o mesmo teve um desempenho insuficiente, tem-se, então, um requisito relacionado ao desempenho capturado.

    Entretanto, não encontrei nenhuma bibliografia que afirmasse isso.

  • Dividindo pra conquistar:


    Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência (ERRADO - Aqui o examinador generaliza, isto é, aduz à ideia de impossibilidade de os protótipos capturarem requisitos de desempenho e eficiência (RFNs), o que não é verdade. Segundo Sommerville, VIA DE REGRA, não é necessário ser observado os RNF, mas ele não exclui essa possibilidade), os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente (CERTO -  Prototipação é técnica tanto para elicitação quanto validação de requisitos).


    Na construção do protótipo, geralmente, não é necessário ser observados requisitos não-funcionais tais como desempenho, usabilidade, aspectos de segurança. Funcionalidades e flexibilidades podem ser deixadas de lado e mecanismos de gerenciamento e garantias de qualidade podem ser ignoradas (SOMMERVILLE, 1998).


    Portanto, gabarito ERRADO.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

     

    ...quando vc mostra alguns prototipos para o usuario vc ja consegue alguns requisitos... a ordem dos campos as tela que aparecem primeiro e coisas que são requisitos para o usuario.

  • "Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente. "


    Em protótipos interativos podemos verificar a usabilidade, o que está diretamente ligado à eficiência da aplicação:

    O padrão ISO 9421-11 define a usabilidade como “A medida em que um produto pode ser usado por usuários especificados para conseguir realizar tarefas especificadas, com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso”.

  • O colega comentou:

    Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência (ERRADO - Aqui o examinador generaliza, isto é, aduz à ideia de impossibilidade de os protótipos capturarem requisitos de desempenho e eficiência (RFNs), o que não é verdade).

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Aí é que mora o problema, pois também posso interpretar (e interpretei) essa parte como "em um caso hipotético, se o protótipo não conseguir capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência".

    Como um falante nativo da língua portuguesa, fica difícil me convencer de que NÃO é possível interpretar dessa forma.

  • Como eu interpretei:

    Mesmo nos casos em que protótipos não conseguem capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente.

    Como a CESPE interpretou:

    Embora protótipos não consigam capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente.

    F**kin portuguese!!!


ID
1045606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de prototipação, especificação e técnicas de validação de requisitos.

A prototipação começa com a apresentação de um modelo de projeto rápido, etapa em que se representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição, de modo a tornar claros os requisitos de um software.

Alternativas
Comentários
  • "O paradigma de prototipação começa com a comunicação.  Faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software, identificar quais requisitos já são conhecidos e esquematizar quais áreas necessitam, obrigatoriamente, de uma definição mais ampla. Uma iteração de prototipação rápida é planejada rapidamente e ocorre a modelagem (na forma de um "projeto rápido"). "

    (Fonte: Engenharia de Software, Pressman, 7ed, pag 63)

    Então eu acho que o erro da questão é em afirmar que a prototipação começa com a apresentação do modelo de projeto rápido, quando na verdade ela começa com a comunicação.

  • Mas mesmo assim, o protótipo é uma apresentação de um modelo de projeto rapido.
  • Resumindo: A prototipação começa com a comunicação e o "modelo de projeto rápido" acontece somente na fase de modelagem. Lembrando que, de acordo com o Pressman, são fases do modelo em cascata, na sequência: comunicação. planejamento. modelagem, construção e implantação.

  • Eu marquei errado por conta do trecho "etapa em que se representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição", na prototipação não seria REPRESENTADO justamente as áreas que necessitam de maior definição? Pelo menos na prototipação descartável, representa o que precisa de maior definição e não as necessidades conhecidas.

  • De fato. Segundo a Amanda citando o trecho do Pressman. "O paradigma da Prototipação começa com a comunicação." É muito possível que a questão esteja errada por causo disso. Mas são detalhes muito sutis que, muitas vezes, é difícil observar.

  • Sommerville afirma que: "Ao implementar um protótipo throw-away, são desenvolvidas primeiro as partes do sistema menos compreendidas". 


    Acredito que o erro da questão seja afirmar que, no começo da prototipação, são representadas as necessidades conhecidas.

  • Prototipagem Descartável: começa com requisitos mais difíceis e menos compreendidos.

    Erro da questão está em dizer que: prototipação representam as necessidades conhecidas e identificam-se as áreas que necessitam de maior definição.

  • errado -A prototipação inicia com comunicação, e nao com um prototipo do nada sem saber o que o usuario quer

  • O processo de desenvolvimento de protótipo envolve:
    1- Estabelecer objetivos do protótipo;
    2- Defnir funcionalidade do protótipo;
    3- Desenvolver protótipo;

    4- Avaliar o protótipo.

    FONTE:Sommerville, 9° Edição, pág. 30.
     

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    quando vc apresenta o prototipo é ai onde vc mostra o que entendeu o que o cliente pediu e mostra pra ele validar e somente depois vc começa entender as necessidades do cliente. ex: o cliente pede uma "CAIXA" e no prototipo vc mostra um "CACHORRO" pois vc achou que seria isso que ele queria, note que esse prototipo vai ser descartado pq vc tinha ideia de uma coisa e o cliente queria outra, então o erro esta em:" etapa em que se representam as necessidades conhecidas " como exemplificado o analista não tem conhecimento de nada. 

  • FASES:
    1.   Comunicação
    2.   Projeto rápido
    3.   Modelagem projeto rápido
    4.   Construção de um protótipo 
    5.   Emprego entrega e realizamentação

  • Fases da prototipação:

    Comunicação:

    •        Reunião com os envolvidos;

    •        Definição dos objetivos gerais do software;

    •        Identificação dos requisitos;

    •        Esquematização das áreas que precisam de definição mais ampla.

     

    Planejamento Rápido:

    •        Após a etapa de comunicação, uma iteração de prototipação é planejada rapidamente e ocorre a modelagem de forma de um projeto rápido.

     

    Modelagem Projeto Rápido:

    •        Concentra-se em uma representação dos aspectos do software que serão visíveis para os usuários.

     

    Construção de Protótipo:

    •        Construção do protótipo propriamente dito.

     

    Entrega e Feedback:

    •        O protótipo é entregue para todos os envolvidos e avaliados por eles;

    •        O feedback é usado para refinar ainda mais os requisitos.


ID
1055374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de software, julgue os itens que se seguem.

A prototipação é uma técnica adotada para a verificação dos requisitos de um software, portanto, para a adequada validação desses elementos, recomenda-se que o usuário participe do processo de análise dos requisitos.

Alternativas
Comentários
  • Análise de requisitos pode ser um processo longo e árduo. Novos sistemas mudam o ambiente e a relação entre as pessoas, então é importante identificar todos os envolvidos, levando em conta todas as suas necessidades e assegurando que eles compreenderam as implicações dos novos sistemas. Os analistas podem empregar várias técnicas para elicitar os requisitos dos clientes. Historicamente, isto envolve coisas tais como organizar entrevistas ou grupos focais (workshops) e a criação de lista de requisitos. Técnicas mais modernas incluem prototipação, e casos de uso, onde o analista irá aplicar uma combinação de métodos para estabelecer os requisitos exatos de seus stakeholders, tal que um sistema que atenda as necessidades do negócio seja produzido.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_de_requisitos_de_software

  • O usuário deveria participar das atividade de identificação e validação.


    O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades de alto nível:

    identificação;
    análise e negociação;
    especificação e 
    documentação;validação.
  • ai que quebra, verificação de requisitos não, é usado para validação, verificação de requisitos é depois que já estão especificados. Alias que é a grande questão do V&V. Sei lá, errei... mas se fosse valendo meteria um recurso.

  • Questão da CESPE que considera errado a Prototipação ser uma técnica usada na verificação de requisitos.

    Q199442 Prova EBC, Analista, 2011.

    Levando em conta esses aspectos, julgue os próximos itens. 

    Uma das principais técnicas de verificação é a prototipação. Um protótipo é um produto parcialmente desenvolvido, que possibilita aos clientes e desenvolvedores examinarem certos aspectos do sistema proposto e decidir se eles são ou não apropriados ou adequados para o produto acabado.

    Gabarito: Errado.

    Fica difícil quando a banca não mantém uma posição consistente.


  • E pra mim , o usuário não participa de Análise de Requisitos e sim da Elicitação dos Requisitos...

  • 2015

    O uso de protótipo auxilia a descoberta e a validação dos requisitos de software.

    certa

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    "...o usuário participe do processo de análise dos requisitos..." sim os usuarios que possuem  as informações necessárias para o desenvolvimento de um sistema que atenda suas reais necessidades.


ID
1089856
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O objetivo da prototipação é permitir que os usuários ganhem experiência direta com a interface. Nessa abordagem, cria-se telas com elementos visuais, como botões e menus, e associa-se um script a esses elementos. Assinale a alternativa em que essa abordagem é apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a resposta, se fosse a resposta ERRADA, poderia ser letra B.

    Neste contexto, as letras A e D possuem a melhor abordagem para a resposta.

  • Não concordo com o gabarito "B".


  • Técnicas de prototipação

    Prototipação dirigida a scritps = Desenvolver um conjunto de scripts e telas. Quando o usuário interage com essas telas, o script é executado, e a próxima tela é apresentada.


    Programação visual = Usar uma linguagem projetada para desenvolvimento rápido, tal como o Visual Basic. 



    Prototipação baseada na Internet = Usar um Web browser e scripts associados.


ID
1115326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.

A prototipação pode ser utilizada para a verificabilidade de requisitos a partir da construção de um modelo do sistema a ser desenvolvido, bem como pode ser utilizada de forma combinada com a etnografia para compreender e obter requisitos.

Alternativas
Comentários
  • Só cuidado que tem uns peguinhas!! As vezes ele dá um técnica falando que é um processo específicio mas é de outro.

     

    Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Analista Judiciário - Analista de Sistemas

     

    As técnicas de elicitação e especificação de requisitos incluem a etnografia, a qual é utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais para determinado projeto.

    certa

     

    Para a fase de especificação e modelagem de requisitos, a técnica mais recomendada é o JAD (joint application design), que, desenvolvido pela IBM, permite a criação de sistemas mais eficazes em menor tempo.

    errada - JAD é elicitação

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

    Analista utiliza a técnica "etnografia", ele se insere no ambiente da empresa que no qual estará sendo desenvolvido o software, abstraindo toda e qualquer informação importante e relevante, pois são estas informações que servirão de base para a construção do sistema.

     

    ...pq não diz que é trabalho "in loco" ... tem que dificulta, né CESPE!

     

    traduzindo, o analista mostra uns desenho do sistema pra o cliente/usuario e ver o que necessita pra construir o sistema e também utiliza da analise de ver as pesssoas efetuando suas rotinas e as necessidades em cada departamento. 


ID
1153855
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Prototipação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA a) Uma das vantagens de um protótipo descartável é a facilidade de ajustar o mesmo para atender aos requisitos não funcionais, requisitos que foram ignorados durante o desenvolvimento do protótipo.

  • A) Uma das vantagens de um protótipo descartável é a facilidade de ajustar o mesmo para atender aos requisitos não funcionais, requisitos que foram ignorados durante o desenvolvimento do protótipo.


ID
1222246
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentre os modelos de processo utilizados na engenharia de software, a Prototipação Evolucionária

Alternativas
Comentários
  • Xxxxxxx

    Prototipação Evolucionária - Inicia um sistema relativamente simples, implantando os requisitos mais importantes e o sistema é ampliado e alterado a medida que novos requisitos são descobertos.
    a. Vantagens
    i. Rápido fornecimento do sistema;
    ii. Compromisso do usuário com o sistema
    b. Desvantagens / Problemas
    i. Problemas de gerenciamento (Custos, Documentação);
    ii. Problemas de manutenção (mudanças de tecnologias);


ID
1372540
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em alguns casos durante o desenvolvimento de um software o cliente consegue descrever os objetivos gerais do produto final, mas não consegue dar detalhes mais úteis para a modelagem. Em outros casos, o desenvolvedor pode ficar inseguro com o funcionamento de um algoritmo que deseja utilizar na implementação.

Em situações como essas, a técnica da prototipação pode ser uma boa solução, mas deve-se considerar que ela possui a seguinte desvantagem:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Prototipagem é uma das técnicas de levantamento de requisitos. 

    b) CORRETA. 

    c) ERRADA. Prototipagem é uma das subcategorizações dos modelos evolucionários. Além disso, ela pode ser usada com outros modelos como o espiral, que utiliza a prototipagem como mecanismo de redução de risco.

    d) ERRADA. 

    e) ERRADA. Existem protótipos evolutivos e os descartáveis. Esse último serve para demonstrar algo e depois ser descartado.

  • Alternativa correta: B. 

     

    Um dos problemas mais comuns da prototipação é os clientes confundirem o protótipo com o sistema final, havendo uma má percepção dos prazos e funcionalidades implementadas. 

  • Prezados,

    A técnica de prototipação possui como desvantagem o fato de o ciente entender que o protótipo já é quase que o sistema todo implementado , com isso impor ajustes e modificações em curto prazo para sair logo com um sistema em funcionamento.

    Portanto a alternativa correta é a letra B




ID
1452580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de desenvolvimento e manutenção de sistemas, julgue o item seguinte.

Durante o desenvolvimento de um novo sistema, a prototipação descartável é adequada para se compreender melhor os requisitos.

Alternativas
Comentários
  • Prototipação vai ser sempre adequada para melhor a compreensão dos requisitos de qqr sistema.

  • Assertiva CORRETA. 


    Prototipação é você criar uma versão preliminar de um sistema ou parte dele para demonstrar seu funcionamento e fazer testes, de modo que você e o cliente entendam melhor o seu funcionamento antes de efetivamente desenvolver o software. É como fazer uma maquete de um prédio antes de construir o prédio. 
  • Gab. C

    Comentário do Wisley Couto na qc Q876621

    "1 -  Protótipos Descartáveis ou Exploratórios: o protótipo é descartado após a fase inicial de identificação de requisitos;

    2 - Protótipos Evolutivos: a cada nova etapa os protótipos tornam-se mais complexos, incorporando novas funcionalidades e a partir de um determinado momento passam a ser a base para o sistema final."

  • Protótipo evolutivo → podem ser utilizados como base de parte/todo o software a ser desenvolvido.

    .

    Protótipo descartável → não são utilizados posteriormente.


ID
1514056
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software. O protótipo do sistema

Alternativas
Comentários
  • A)Errada. Pode ser apenas compilado pela IDE ou  compilador, o que seja;

    B)Correta

    C) Errada. É necessario deveria ser trocada para ajuda

    D) ñ conheço

  • De acordo com Sommerville, protótipos não precisam ser executáveis para serem úteis. Maquetes em papel da interface com o usuário podem ser um protótipo

  • Alternativa correta: B. 

     

    a) ERRADO: Pode ser feito a punho em um rascunho;
    b) GABARITO;
    c) ERRADO: Pode ser usado para isso, mas não é necessário, podendo ser utilizado outras técnicas;
    d) dafuq???

  • b-

    Tecnicas para levantar requisitos:

     

    Brainstorming: sem julgamentos ou análises em ambiente descontraído e informal. É ideal para ideias novas

     

    JAD: cooperação e trabalho em grupo entre usuários e desenvolvedores.

     

    Prototipagem: para atrair aspectos críticos quando ha domínio mínimo da aplicação.

     

    Observação: observar o comportamento 

     

    Levantamento Orientado a Ponto de Vista: analisar as diferenças e similaridades, formando, assim, o requisito do sistema.

     

    Etnografia: entender a organização, sua cultura etc


ID
1544239
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a prototipação, considere:

I. Auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos.

II. Tem como vantagem a construção rápida de um protótipo que, não podendo ser descartado, passa a ser o núcleo do sistema que será construído.

III. Pode ser usada como um modelo de processo independente.

IV. Apresenta ao cliente uma versão executável do software, sempre utilizando os algoritmos mais eficientes para demonstrar a capacidade do sistema a ser criado.

V. É indicada para estudar as alternativas de interface do usuário e a viabilidade de atendimento dos requisitos de desempenho, dentre outras possibilidades. 

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Os erros das alternativas II e IV são:
    II. Um protótipo não tem a intenção de tornar-se o núcleo de um sistema. Normalmente eles são caracterizados como through away (descartáveis).
    IV. Um protótipo não irá se preocupar com os algoritmos mais eficientes, mas apenas com algoritmos que sejam capazes de demonstrar a viabilidade do modelo a ser construído.

  • Nao entendi por que III. Pode ser usada como um modelo de processo independente.  está certo???

    Alguem pode me ajudar???


  • Gostaria de esclarecimentos sobre modelo de processo independente também, será que se refere aos protótipos descartáveis que são processos independentes, seria isso?

  • Modelos Prescritivos de Processo

       Modelo em Cascata;

       Modelo Incremental;

       Modelo RAD;

    Modelos Evolucionários;

       Modelo de Prototipagem;

       Apesar de poder ser usada como modelo de processo independente, é mais comumente usada dentro do contexto dos outros processos;

       Modelo Espiral;

       Modelo de Desenvolvimento Concorrente;

    Modelos Especializados de Processo;

       Desenvolvimento Baseado em Componentes;

       Modelo de Métodos Formais;

       Desenvolvimento Orientado a Aspectos;


    Fonte: 

    Pressman, Engenharia de Software - 8ª Edição



ID
1555813
Banca
Quadrix
Órgão
CFA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Para responder a esta questão, sobre prototipação em engenharia de software, leia cuidadosamente as afirmações a seguir.

I. Prototipação é uma versão inicial de um sistema para experimentação. Permite aos utilizadores identificar os pontos fortes e fracos do sistema por ser algo concreto que pode ser criticado.

II. Os Protótipos Descartáveis ajudam o levantamento e desenvolvimento dos requisitos e suportam os requisitos mais difíceis de perceber.

III. Os Protótipos Evolutivos ajudam o desenvolvimento rápido de uma versão inicial do sistema e suportam os requisitos bem definidos e conhecidos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Esse trecho: "e suportam os requisitos bem definidos e conhecidos", confunde, já que, Prototipagem é justamente utilizada quando não se conhece bem os requisitos.

  • Prototipação: é uma versão inicial de um sistema para experimentação. Permite aos utilizadores identificar os pontos fortes e fracos do sistema por ser algo concreto que pode ser criticado. Temos dois tipos de protótipos:

    o       Protótipos “Throw-away”: ajudam o levantamento e desenvolvimento dos requisitos e suportam os requisitos mais difíceis de perceber;

    o       Protótipos Evolutivos: ajudam o desenvolvimento rápido de uma versão inicial do sistema e suportam os requisitos bem definidos e conhecidos.

  • Questão muito mal formulada na letra e !

     

  • 2016

    Um modelo de desenvolvimento de software intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Ele permite desenvolver rapidamente um sistema inicial a partir de especificações abstratas, que são então refinadas com informações do cliente, para produzir um sistema que atenda suas necessidades. Esse modelo é conhecido como desenvolvimento

     a) em espiral.

     b) em cascata.

     c) evolucionário.

     d) formal de sistemas.

     e) orientado a reuso.


ID
1555816
Banca
Quadrix
Órgão
CFA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que não exibe um benefício esperado ao usar protótipos descartáveis.

Alternativas
Comentários
  • a filosofia da prototipação descartável é entender os requisitos mais complexos criando protótipos que são descartados quando o requisito está entendido.

    como estou entendendo o requisito, creio que tenho que criar um protótipo rápido, não é a qualquer tempo

  • Como que o Aumento da Manutenibilidade é um beneficio? Poderia me explicar o motivo? Procurei mas não encontrei o motivo.

  • Um problema geral com a prototipação é que o protótipo pode não ser necessariamente usado da mesma forma como o sistema final. O testador do protótipo pode não ser um usuário típico do sistema ou o tempo de treinamento durante a avaliação do protótipo pode ter sido insuficiente, por exemplo. Se o protótipo é lento, os avaliadores podem ajustar seu modo de trabalho e evitar os recursos do sistema que têm tempos de resposta lentos. Quando equipados com melhores respostas no sistema final, eles podem usá-lo de forma diferente.


    Às vezes, os desenvolvedores são pressionados pelos gerentes para entregar protótipos descartáveis, especialmente quando há atrasos na entrega da versão final do software. No entanto, isso costuma ser desaconselhável:


    1. Pode ser impossível ajustar o protótipo para atender aos requisitos não funcionais, como requisitos de desempenho, proteção, robustez e confiabilidade, que foram ignorados durante o desenvolvimento do protótipo.

    2. Mudanças rápidas durante o desenvolvimento inevitavelmente significam que o protótipo não está documentado.

    A única especificação de projeto é o código do protótipo. Para a manutenção a longo prazo, isso não é bom o suficiente.


    3. As mudanças durante o desenvolvimento do protótipo provavelmente terão degradado a estrutura do sistema. O sistema será difícil e custoso de ser mantido.


    4. Padrões de qualidade organizacional geralmente são relaxados para o desenvolvimento do protótipo.



    Protótipos não precisam ser executáveis para serem úteis. Maquetes em papel da interface de usuário do sistema (RETTIG, 1994) podem ser eficazes em ajudar os usuários a refinar o projeto de interface e trabalhar por meio de cenários de uso. Estes são muito baratos de se desenvolver e podem ser construídos em poucos dias.


    Desenvolvimento e validação Após a avaliação dos riscos, é selecionado um modelo de desenvolvimento para o sistema. Por exemplo, a prototipação descartável pode ser a melhor abordagem de desenvolvimento de interface de usuário se os riscos forem dominantes. Se os riscos de segurança forem a principal consideração, o desenvolvimento baseado em transformações formais pode ser o processo mais adequado, e assim por diante. Se o principal risco identificado for a integração de subsistemas, o modelo em cascata pode ser a melhor opção.

  • não confundam aumento da manutenibilidade com aumento da manutenção. Manutenibilidade refere-se ao quanto um software é fácil de se realizar manutenção, ou seja, quanto maior a manutenibilidade mais fácil é realizar manutenção no software

ID
1602847
Banca
FAPERP
Órgão
SeMAE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipação é um elemento frequentemente utilizado pelo desenvolvedores de software. A criação de um protótipo auxilia a empresa de desenvolvimento a apresentar ideias preliminares de como o sistema será depois de pronto, de modo que o cliente tenha uma visão mais ampla. Sobre os protótipos, assinale a alternativa que contempla apenas afirmações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • A) O protótipo tem a função de esclarecer melhor os principais requisitos do sistema. Não há necessidade de implementar a fundo todas as funcionalidades do sistema.

    B) Um protótipo também pode ser dinâmico.

    C) Item correto! Em alguns casos, o cliente tem a impressão de que o protótipo já é a aplicação final.

    D) Protótipos podem ser desenvolvidos por empresas de todos os portes. É uma atividade que não custa muito e pode evitar riscos relacionados à omissão de requisitos.


ID
1625212
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O protótipo é indicado para estudar:

Alternativas
Comentários
  • Como protótipo ajudaria a estudar "problemas de comunicação com outros produtos"?


ID
1660459
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Observe os itens a seguir.

I. Entrevistas.
II. Gerência de Mudanças.
III. Prototipação.
IV. Cenários.
V. Validação de Requisitos.

Quais itens referem-se à Elicitação de Requisitos?

Alternativas
Comentários
  • A descoberta de requisitos (às vezes, chamada de elicitação de requisitos) é o processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar dessas informações os requisitos de usuário e de sistema. Fontes de informação durante a fase de descoberta de requisitos incluem documentação, stakeholders do sistema e especificações de sistemas similares. Você interage com os stakeholders por meio da observação e de entrevistas e pode usar cenários e protótipos para ajudar os stakeholders a compreenderem o que o sistema vai ser.

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 4.

     

    Bons estudos!

  • Importa lembrar:

     

    - Que a Gerência de Mudaças possui relação com o Gerencimento de Requisitos (disciplina que se preocupa fundamentalmente com aspectos de alterações de escopo dos requisitos), não com o Levantamento (Elicitação, Descoberta ou Obtenção) e Análise de Requisitos.

     

    - Que a Validação de Requisitos é a quarta fase da Engenharia de Requisitos, dentre as principais fases de alto nível* destacadas por Sommerville.

     

    *Análise de Viabilidade, Elicitação e Análise de Requisitos, Especificação de Requisitos, Validação de Requisitos.

  • ⦁ Entrevistas. 

    Técnica de Elicitação de requisitos.

    ⦁ Gerência de Mudanças. 

    Atividade de Processo de Engenharia de Requisitos.

    ⦁ Prototipação. 

    Técnica de Elicitação de requisitos.

    ⦁ Cenários. 

    Técnica de Elicitação de requisitos.

    ⦁ Validação de Requisitos. 

    Atividade do Processo de Engenharia de Requisitos.

    Portanto, somente I, III e IV são referentes à Elicitação de requisitos.

    Resposta: C

  • Vale lembrar que “elicitar” significa “fazer sair; lançar para fora violentamente; expulsar; extrair.” As fontes de requisitos são: stakeholders, documentos e sistemas em operação. As principais atividades do processo de elicitação e análise de requisitos são: Prototipação, Leitura de documentos, Brainstorming, JAD, Reuso de requisitos, Questionários, Entrevistas, Cenários, Etnografia, História de usuários, Encenação, Interpretação de papéis, Análise de protocolos, entre outros.

    Gabarito: Alternativa C


ID
1682173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que uma grande empresa tenha decidido desenvolver um sistema para atender à necessidade de algumas de suas diretorias que estejam geograficamente dispersas pelo território nacional e cujos membros tenham pouco contato pessoal, julgue o próximo item. 

A definição de um protótipo para a validação dos requisitos pode tornar o processo de requisitos mais barato e mais simplificado, já que ele vai corresponder à real forma de uso do sistema a ser construído.


Alternativas
Comentários
  • Errado. Observem que a questão afirma que ‘pode tornar o processo mais barato e simplificado’. Quando o item afirma que ‘pode’, ele abre margem para muitas interpretações – facilitando nossa vida. E, sim, ele pode tornar o processo mais barato e simplificado. No entanto, o protótipo não necessariamente vai corresponder à real forma de uso do sistema a ser construído. Na verdade, o protótipo, em geral, é utilizado para validar requisitos de alto nível, logo ele não vai contemplar diversas funcionalidades que estarão no sistema real. Pressman afirma:

    “Yet, prototyping can be problematic for the following reasons: 1. Stakeholders see what appears to be a working version of the software, unaware that the prototype is held together haphazardly, unaware that in the rush to get it working you haven’t considered overall software quality or long-term maintainability. When informed that the product must be rebuilt so that high levels of quality can be maintained, stakeholders cry foul and demand that “a few fixes” be applied to make the prototype a working product. Too often, software development management relents”.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpogati-2015-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software/

  • Meus caros, protótipos são usados para elicitar, realizar o levantamento de requisitos, não para validação.

  • Prototipos são utilizados para validação também.

  • Eu acredito que o erro está na gramática, a locução adjetiva "já que" é causal e indica que a oração que virá a seguir é a causa do que foi citado antes da locução, ou seja:

    O fato de o protótipo corresponder à real forma de uso do sistema a ser construído é a causa de o processo de requisitos se tornar mais barato e mais simplificado.

    E isto não é verdade!

  • Gabarito Errado.

    O protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:

    No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

    No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções específicas do software e para apoiar o projeto de interface de usuário.

    Além disso, o desenvolvimento do protótipo pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos.

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2, Página 30.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Segundo Pressman, o modelo de prototipagem é muito utilizado quando nem todos os requisitos são definidos de maneira clara pelo cliente. A característica principal desse modelo é gerar protótipos do sistema com definições de requisitos dadas pelo cliente e que então é testado pelo cliente para validar as suas funcionalidades.

  • Se o protótipo já é usado da real forma do sistema, então usa direto o protótipo, que é mais barato.


ID
1715242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de prototipação, processo que permite ao desenvolvedor criar um modelo do software que será implementado.

Por acrescentar mais uma etapa no desenvolvimento, a prototipação aumenta, ou na melhor das hipóteses não altera, o custo total do software.


Alternativas
Comentários
  • Na melhor das hipóteses, a prototipação permite ao desenvolvedor ter a chance de perceber que está fazendo o produto errado (o cliente afirma que não é isso que ele quer) já nas primeiras fases do processo de desenvolvimento. Isso reduz custos, concordam?

  • A cespe não acredita na prototipacao como uma das fases da engenharia de se mas como uma ferramenta, sendo esse o erro da questão.
  • A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Desta forma, podemos propor uma solução adequada para o problema do cliente, aumentando sua percepção de valor.


    Os protótipos também são grandes aliados das metodologias ágeis de desenvolvimento, uma vez que garantem maior alinhamento entre a equipe e o cliente. Eles podem ser desenvolvidos em diferentes níveis de fidelidade: quanto maior ela for, mais o protótipo se assemelhará ao resultado entregue. No entanto, um protótipo de alta fidelidade leva mais tempo para ser criado ou modificado. A escolha do protótipo ideal varia de acordo com o nível de entendimento do negócio, a complexidade dos requisitos, prazo e orçamento para elaboração.


    Fonte: http://dextra.com.br/prototipacao-e-sua-importancia-no-desenvolvimento-de-software/

  • ERRADO

    A prototipação não é uma etapa do desenvolvimento.

    Eu só queria saber a resposta da questão!

  • O erro da questão é afirmar que prototipação na melhor das hipoteses apenas (palavra implícita) mantém o custo do software. A prototipação é capaz de diminuir o custo de um software na melhor das hipoteses.

  • Na vdd a prototipação vai permitir que você melhore seus produtos com um custo menor

  • (CESPE) A prototipagem, técnica que serve de complemento à análise de requisitos, é a construção de protótipos considerados um esboço de parte do sistema. (C)

    ____________________

    Comentário do Lucas Micas:

    A fase de desenvolvimento vem após a especificação de requisitos!

    1) Viabilidade

    2) Eng. de requisitos

    3) Design/Modelagem

    4) Desenvolvimento/Teste

    5) Implantação

    6) Avaliação

  • Prototipagem evita você construir um modelo errado e ter que fazer outro depois.

    Ou seja, evita que você gaste 2x.


ID
1715245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de prototipação, processo que permite ao desenvolvedor criar um modelo do software que será implementado.

O protótipo funciona como uma maquete, devendo ser descartado para dar lugar ao sistema propriamente dito, que será desenvolvido utilizando ferramentas específicas.


Alternativas
Comentários
  • Devendo não, podendo. Dado que existe o desenvolvimento que usa a prototipação evolutiva, o protótipo não precisa ser necessariamente descartado.

  • Prototipação evolucionária: Uma abordagem para o desenvolvimento do sistema onde um protótipo inicial é produzido e refinado através de vários estágios até atingir o sistema final.

    Prototipação descartável: Um protótipo o qual é usualmente uma implementação prática do sistema é produzido para ajudar a levantar os problemas com os requisitos e depois descartado. O sistema é então desenvolvido usando algum outro processo de desenvolvimento. Veja que, em última instância, a prototipação descartável não é um processo em si mesma.

  • ERRADO

    O sistema pode ser contruído em cima de um protótipo prévio. O Certo seria: PODENDO.

    Coloca a resposta caceta!

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    Em resumo existes 2 tipo de prototipos:

    - rascunho/ desenho: esboço em papel desmontrando uma previa do sistema ao cliente, ele avalia e diz o que deve ser ajustado para sua necessidade, esse é o mais barato, pois não requer desenvolvimento, e ao final ele pode ser descartado.

     

    - evolutivo: aqui o prototipo é um "equeleto" do sistema sem as funcionalidades principais, e apresentado ao usuario e ele vai testando e dizendo o que deve ser melhorado, este prototipo PODE ser a base para o sistema podendo ser aproveitado em partes ou no todo, aqui requer um pouco de custo, ja que requer o desenvolvimento de telas do sistemas e algumas funcionalidades.

     

  • Protótipo pode ser EVOLUTIVO ou descartável

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Do protótipo pode surgir o sistema original.

  • (CESPE)

    Protótipos descartáveis são os que não são utilizados posteriormente; protótipos evolutivos são aqueles que podem ser utilizados como base de parte ou de todo o software a ser desenvolvido. (C)


ID
1715251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de prototipação, processo que permite ao desenvolvedor criar um modelo do software que será implementado.

Um dos objetivos da prototipação é fornecer, de forma rápida, um sistema completo, ou apenas com parte de suas funcionalidades, para atender à expectativa de prazo do usuário.


Alternativas
Comentários
  • Prototipação é importante pois é um meio rápido e bastante eficiente de se validar uma ideia, uma nova abordagem ou um novo conceito. Porém, o tipo de protótipo deve ser pensado com cautela de acordo com cada necessidade para que se possa explorar o que de melhor essa técnica pode oferecer. Durante a criação de um protótipo de média/alta fidelidade, esteja sempre alinhado com a equipe de desenvolvimento; um simples detalhe prototipado pode gerar um trabalho complexo que, no final das contas, talvez não vá agregar tanto valor para assim o cliente.


    Fonte: http://dextra.com.br/prototipacao-e-sua-importancia-no-desenvolvimento-de-software/

  • ERRADO

    O protótipo nunca é um sistema completo, mas pode evuluir para tal.
    Protótipo e Sistema Completo são quase Antônimos.

    Só queria a resposta da questão

  • "Um dos objetivos da prototipação é fornecer, de forma rápida, um sistema completo, ou apenas com parte de suas funcionalidades, para atender à expectativa de prazo do usuário".

    Errado, um dos objetivos da prototipação é validar uma ideia de forma rápida e eficiente, de modo que se tenha uma nova abordagem ou um novo conceito. NÃO é o produto final, mas a simulação de como ele será, depois de finalizado. Ou seja ele não force um sistema completo, mas sim uma simulação de como será esse sistema.

  • Um dos objetivos da prototipação é fornecer, de forma rápida, um sistema  ̶c̶o̶m̶p̶l̶e̶t̶o̶ (erro da questão), ou apenas com parte de suas funcionalidades, para atender à expectativa de prazo do usuário.

  • Nunca vi essa relação de fazer "um protótipo para atender à expectativa de prazo do usuário".

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Segundo Pressman, o modelo de prototipagem é muito utilizado quando nem todos os requisitos são definidos de maneira clara pelo cliente. A característica principal desse modelo é gerar protótipos do sistema com definições de requisitos dadas pelo cliente e que então é testado pelo cliente para validar as suas funcionalidades.


ID
1764133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere a engenharia de software, aos modelos de ciclo de vida e aos requisitos funcionais e não funcionais, julgue o item a seguir.

A prototipagem, técnica que serve de complemento à análise de requisitos, é a construção de protótipos considerados um esboço de parte do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software.


    Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:


    1) No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

    2) No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções específicas do software e para apoiar o projeto de interface de usuário.


    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 2, Página 30.

  • Trecho da resposta do Silas:

    "1) No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema."

    Então por que a questão está certa, se cita a fase de análise (e não elicitação ou validação)?

  • Eduardo Schmitt

    Para o Sommerville, existe o processo de elicitação e análise de requisitos. Esse processo contempla as seguintes tarefas:

    Descoberta de requisitos (elicitação de requisitos) -> aqui pode-se utilizar a técnica de prototipagem
    Classificação e organização de requisitos
    Priorização e negociação de requisitos
    Especificação de requisitos

  • Aquela questão que só acerta quem sabe pouco! 

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba:CERTO

  • Incompleto para o cespe é dado como certo .Lembrem se sempre disso !

  • Correto, vimos uma questão parecida com esta mais acima, o protótipo é uma imitação, algo parecido com o sistema que será desenvolvido.

    Resposta: Certo

  • Fora dizer "parte do sistema". Protótipo entrega o software inteiro, é evolutivo. Questão errada.


ID
1806664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo a engenharia de requisitos.

O uso de protótipo auxilia a descoberta e a validação dos requisitos de software.

Alternativas
Comentários
  • Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:


    1) No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

    2) No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções específicas do sofware e para apoiar o projeto de interface de usuário.


    Além disso, o desenvolvimento do protótipo pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos.


    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2, Página 30.

  • o mnemonico que eu criei é o RPG


    Na fase de validação temos


    R - revisão

    P - prototipação

    G - geração de casos de testes

  • Meuzin na chupeta.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

     

     

    Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:

     

    1) No processo de engenharia de requisitos, um protótipo pode ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

    2) No processo de projeto de sistema, um protótipo pode ser usado para estudar soluções específicas do sofware e para apoiar o projeto de interface de usuário.

     

    Além disso, o desenvolvimento do protótipo pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos.

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2, Página 30.

  • Correto. A prototipação é uma técnica usada tanto na fase de descoberta (elicitação) quanto na fase de validação de requisitos.

    Resposta: Certo

  • CERTO

    O protótipo serve como um mecanismo para a identificação dos requisitos de software, ou seja, auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos.


ID
1822072
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Protótipos auxiliam na elicitação e na validação dos requisitos de sistemas computacionais. Duas das técnicas muito utilizadas durante uma prototipação são:

Alternativas
Comentários
  •  c)prototipação em papel e wireframes;

    exemplos de prototipação sao wireframes, rascunhos (papel) & mockups

  • Wireframes são traços que não se preocupam com a estética, mas sim com a completeza do entendimento. Não servem para demonstrar como o software ficará em termos visuais, mas ajudam muito no entendimento do que o software deve fazer. É mais barato e mais rápido de ser produzido do que um mockup. Mockups são bons para coletar feedback, inclusive sobre aspectos visuais (embora não se preocupem tanto com uma aderência visual ao produto final que deverá ser entregue como o fazem os protótipos "clássicos"). São mais custosos e mais demorados de serem produzidos do que um Wireframe. Cada um deve ser aplicado de acordo com a necessidade da elicitação e análise dos requisitos.

     

    É bom lembrar que tanto Mockup quanto Wireframe, nesse contexto citado no parágrafo anterior, pertencem ao gênero Protótipos. No entanto, não é difícil encontrar descrições que apontam o termo Protótipo como uma espécie do mesmo nível de Mockup e Wireframe. Sendo que Protótipo seria mais custoso, mais demorado, com maior comprometimento com o que seria, tanto em termos visuais quanto em termos de funcionalidades, o produto final a ser entregue. Nesse contexto, de protótipo como uma espécie, ele seria mais custoso que um Mockup. Assim, do mais custoso e mais demorado de ser produzido, porém com resultados adicionais em termos de eficácia, para o menos custoso e mais rápido, teríamos, nessa ordem: Protótipos, Mockups e Wireframes.

     

    Sobre o desenho em papel, sim. Conceitualmente, é uma técnica milenar de prototipagem.

     

    :) Bons treinos!

  • Gabarito C

    Prototipagem de papel é uma técnica que permite criar e testar interfaces de usuário de forma rápida e barata em que os protótipos, de papel, geram um excelente feedback de observação sobre o comportamento do usuário em relação ao design. Pode ser baseado em visuais de baixa (wireframes) alta fidelidade (mockups ou layouts), e quanto mais próximos da aparência final melhor serão os dados obtidos nestes testes.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1867648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de prototipação na engenharia de software, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sommerville, 9ª Edição, valida a letra E como correta, conforme visto: a prototipação rápida com envolvimento do usuário final é a única maneira sensata de desenvolver interfaces gráficas de usuário para sistemas de software.


    Os erros de cada item:


    A) Sinceramente não enxerguei erro neste item. Alguém poderia ajudar? Entendo que tanto a prototipação descartável quanto evolucionária auxiliam na qualidade. Talvez o erro seja o fato em se utilizar a prototipação evolucionária, pois, em algumas situações, o código-fonte não seria reescrito e a estrutura interna não seria a ideal.

    B) Não necessariamente precisam ser executáveis.

    C) Não existe esta regra para limitar a capacitação dos usuários.

    D) Pelo contrário! Os protótipos têm a função de validar e identificar novos requisitos.


    Bons estudos!


  • Segundo Pressman, 7ª Edição, Cap. 2, Pag: 64:  

    "o protótipo é mantido de forma não organizada e que, na pressa de fazer com que ele se torne operacional, não se considera a qualidade global do software, nem sua manutenção a longo prazo."

    Nas notas ao lado da página tem: "Resista à pressão de estender um protótipo grosseiro a um produto final. Quase sempre, como resultado, a qualidade fica comprometida."

    Como "não se considera a qualidade global do software", a letra a) está errada.

  • E eu posso ter protótipos "impecáveis", mas o desenvolvimento do produto não ter qualidade.

  • Alguém comenta o gabarito letra E?

  • A alternativa E está correta. Não encontrei erro na alternativa A.

    Tanto a prototipação evolucionária quanto a descartável apoiam o gerenciamento da qualidade dos sistemas SIM!

    De modo geral a prototipação apoia o gerenciamento de qualidade do sistema. Talvez a palavra chave da questão para justificar a alternativa A como incorreta seria "Sistemas" no que se refere a todo o software. Mas protótipo não é o software em si. Se estiver falando de um protótipo executável também não seria, se trata de uma release, mas se for estático no que isso compromente? Protótipo não é a entrega de uma visualização do software real para o usuário, isso seria a entrega de uma release de software ainda em sua totalidade inacabada. Protótipo não é parte ou interface desenvolvida do software final. Alguém poderia explicar o motivo da alternativa "A" ser incorreta?

  • a) Evolucionária: o protótipo se torna o sistema final. Descartável: o protótipo se limita a elucidar os requisitos. Esta última apóia o gerenciamento de requisitos do sistema.

    b) Protótipos descartáveis não precisam ser executáveis para terem utilidade no processo de engenharia de requisitos.

    c) Os usuários podem ser capacitados com o uso de protótipos, sejam estes do tipo evolucionário ou descartável. (Protótipos podem ser utilizados para treinamento dos usuários).

    d) Os protótipos são muito úteis na validação de interfaces, contribuindo efetivamente na identificação e validação dos requisitos do sistema.

    e) [CERTA] Diagrama de classes e ou componentes são exemplos de modelos estáticos que podem representar as interações do usuários com o sistema.

  • Ambas as prototipagens não seguem questões de qualidade ou só a descartável?

  • Tanto a prototipação evolucionária quanto a descartável apoiam o GERENCIAMENTO da qualidade dos sistemas.

    Pode apoiar a qualidade dos sistemas, mas não o gerenciamento da qualidade dos sistemas.


ID
1870684
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Prototipação é um paradigma da Engenharia de Software que faz uso de protótipos durante o processo de desenvolvimento de software. Não representa uma afirmação verdadeira acerca da Prototipação:

Alternativas
Comentários
  • Prototipação descartável • Um protótipo o qual é usualmente uma implementação prática do sistema é produzida para ajudar a levantar os problemas com os requisitos e depois descartado. O sistema é então desenvolvido usando algum outro processo de desenvolvimento.

    fonte: http://disciplinas.lia.ufc.br/es062/arquivos/Captulo_8-Prototipacao.pdf

  • d-

    Se ele é descartável, nao pode ser usado para adicionar funcionalidades ate ficar pronto.


ID
2264857
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação ao uso de projetos de prototipação, sugeridos por Sommerville, analise as afirmativas a seguir.
I. Por conta da exibição da apresentação dos requisitos iniciais, a prototipação geralmente inicia com custos reduzidos nos estágios iniciais aumentando nos estágios avançados do processo de desenvolvimento, mas isso é compensado pelo ganho no produto final.
II. Particularmente quando há atrasos na entrega da versão final do software, os desenvolvedores são pressionados pelos gerentes a entregarem protótipos throw‐away, pois estes consideram que entregar um sistema incompleto é melhor do que nada, apesar de, por várias razões, isto não ser sensato
III. Os principais benefícios no uso da prototipação são a usabilidade aprimorada do sistema, a adequação maior do sistema às necessidades do usuário, a qualidade do projeto aprimorada, a facilidade de manutenção aprimorada e o esforço de desenvolvimento reduzido.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está D.

     

    A prototipação geralmente inicia com custos elevados, ou é em outro trecho que está o erro da I?

  • Letra D

    I. Por conta da exibição da apresentação dos requisitos iniciais, a prototipação geralmente(Reduz os riscos do projeto) inicia com custos reduzidos nos estágios iniciais aumentando nos estágios avançados do processo de desenvolvimento, mas isso é compensado pelo ganho no produto final.

    Obs: É fundamental reduzir riscos na fase inicial do projeto com o uso da prototipação. Não é foco redução de custos com prototipação nos estágios inicias do projeto.


ID
2329702
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Qual categoria de prototipação pode ser considerada completa e representativa, por possuir, além da parte visual, uma série de detalhes de estética e efeitos de interação, proporcionando uma experiência rica e realista?

Alternativas
Comentários
  • https://ckoeppe.wordpress.com/2010/11/17/prototyping-a-short-summary/ Não consegui encontrar a definição escrita na questão.
  • fui pelo comando da questão....efeitos interativos

  • bizarrinha esta questão... maldita banca quadrix

  • Protótipos Interativos: Apresenta uma abordagem completa e representativa, por possuir, além da parte visual, uma série de detalhes de estética e efeitos de interação, proporcionando uma experiência rica e realista.

  •  wireframes é um diagrama em preto e branco que ilustra a navegação geral e os blocos de elementos como conteúdo, funcionalidade e outros. Um wireframe não contém figuras, pois apenas demonstra quais elementos a tela conterá e uma possibilidade de navegação


  • https://dextra.com.br/pt/prototipacao-e-sua-importancia-no-desenvolvimento-de-software/

  • ✅Gabarito(A) 

    Conceituado também como prototipagem de alta fidelidade.

    Um protótipo de alta fidelidade (às vezes chamado de high-fi ou hi-fi) é uma representação interativa do produto, baseada no computador ou em dispositivos móveis. Esse protótipo já apresenta maior semelhança com o design final em termos de detalhes e funcionalidade.

    O “high” em alta fidelidade refere-se ao nível de abrangência, que permite examinar questões de usabilidade em detalhes e tirar conclusões sobre o comportamento da pessoa usuária que testam o protótipo. Os protótipos de alta fidelidade abrangem não apenas a interface da pessoa usuária (UI) do produto em termos visuais e estéticos, mas também os aspectos da experiência do(a) usuário(a) (UX) em termos de interações, fluxo e comportamento.

    Os protótipos interativos são feitos o mais próximo possível da verdadeira representação gráfica dos produtos para permitir testes detalhados em todos os aspectos, incluindo componentes da interface da pessoa usuária, cores, layouts, hierarquia de informações, carga mental das telas nos usuários e outras interações;

    Fonte: https://medium.com/somos-tera/prototipagem-de-alta-fidelidade-635d745b662b


ID
2367235
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Analista de Sistemas Pedro está realizando um levantamento de requisitos por meio de prototipação. Sua intenção com esse protótipo é proporcionar uma visão geral do sistema com todas as suas funcionalidades, sem entrar em detalhes específicos de cada funcionalidade, de forma que a interface como um todo possa ser criticada pelos usuários.

Nesse caso, o tipo de protótipo mais adequado é o(a):

Alternativas
Comentários
  • Protótipo Horizontal - Um protótipo que apresenta uma visão superficial e possivelmente abrangente da funcionalidade do sistema, mas que geralmente não suporta nenhum uso ou interação de fato

     

    Protótipo Vertical - Um protótipo que mergulha nos detalhes da interface, da funcionalidade ou de ambos.

     

    Fonte: https://books.google.com.br/books?id=wZvSEEg39N4C&pg=PA236&lpg=PA236&dq=o+que+%C3%A9+um+prot%C3%B3tipo+horizontal+analise+de+requisitos&source=bl&ots=G6kMy-kA0V&sig=BauUQOsOTuj4kOfmLjI5g788DDQ&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwjGk9SThI7TAhUDDpAKHc8yCr8Q6AEIJjAB#v=onepage&q=o%20que%20%C3%A9%20um%20prot%C3%B3tipo%20horizontal%20analise%20de%20requisitos&f=false

  • Essa foi nova para mim. Vivendo e aprendendo.

  • Parágrafo 4:

    http://dteixeira.com/60/engenharia-da-usabilidade-prototipacao/

  • Prototipação Horizontal

    conj amplo de funcionalidades não se preocupa em detalhar individualmente analisa uma linha
  • resuminho...

     

    Protótipo de Baixa fidelidade: é simples e sem detalhes.

    Protótipo de Alta fidelidade: o usuário enxerga melhor como ficará o sofware quando pronto

    Protótipo Horizontal: cobre um conjunto amplo de finalidades porém não detalhadas.

    Protótipo Vertical: procura demonstrar os requisitos + aprofundados de uma ou conj. pequeno de funcionalidades (p/ momentos + adiantados)

    Protótipo Evolutiva: sofrerá constante evolução até se tornar o produto final

    Protótipo Descartável: (mais comum), será descartada após cumprir seus objetivos, feitos c/ ferramentas específicas.

  • Há dois tipos de prototipação: Horizontal e Vertical. A prototipação horizontal consiste em montar uma interface completa em termos de elementos, permitindo uma visão geral do usuário por todo o sistema, assim como uma pessoa observa o horizonte, em um protótipo horizontal, o usuário obtém uma visão geral de tudo.

    A Prototipação Vertical é focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser reduzido a um módulo isolado, onde o usuário poderá ver em detalhes um pedaço limitado do sistema.


ID
2367382
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que modelos evolucionários se caracterizam por sua iteratividade e permitem o desenvolvimento de versões de software cada vez mais completas e que pela iteratividade possibilitem desenvolvermos versões cada vez mais completas do software (SOMMERVILLE, 2007,) assinale a alternativa que caracteriza os dois tipos processos mais comuns destes modelos são:

Alternativas
Comentários
  • Modelos evolucionários : Prototipação e Espiral

     

    Prototipação

    Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos. Em outros casos, o desenvolver encontra-se inseguro quanto à eficiência de um algoritmo, quanto à adaptabilidade de um sistema operacional ou quanto à forma em que deva ocorrer interação homem/máquina. Em situações como essas, e em muitas outras, o paradigma de prototipação pode ser a melhor escolha de abordagem.  

     

    Modelo Espiral

    Preocupa-se com os controles. É um modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados da modelo cascata. Fornece potencial para o rápido desenvolvimento de versões cada vez mais completas do software.

     

  • PROTOTIPAÇÃO

    Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software


     Modelo espiral de Boehm


    Um framework de processo de software dirigido a riscos (o modelo em espiral) foi proposto por Boehm (1988). Aqui, o processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades com alguns retornos de uma para outra. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Dessa forma, a volta mais interna pode preocupar-se com a viabilidade do sistema; o ciclo seguinte, com definição de requisitos; o seguinte, com o projeto do sistema, e assim por diante. O modelo em espiral combina prevenção e tolerância a mudanças, assume que mudanças são um resultado de riscos de projeto e inclui atividades explícitas de gerenciamento de riscos para sua redução.




    O RUP reconhece que os modelos de processo convencionais apresentam uma visão única do processo. Em contrapartida, o RUP é normalmente descrito em três perspectivas:

    1. Uma perspectiva dinâmica, que mostra as fases do modelo ao longo do tempo.

    2. Uma perspectiva estática, que mostra as atividades relizadas no processo.

    3. Uma perspectiva prática, que sugere boas práticas a serem usadas durante o processo.


    O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos — em princípio, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas. Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como ‘modelo em cascata’, ou ciclo de vida de software.


     Desenvolvimento incremental é baseado na ideia de desenvolver uma implementação inicial, expô-la aos comentários dos usuários e continuar por meio da criação de várias versões até que um sistema adequado seja desenvolvido. Atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, e não separadas, com rápido feedback entre todas as atividades.



    Engenharia de Software / Ian Sommerville


ID
2369914
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O desenvolvimento de um produto baseado em software envolve diferentes aspectos da Engenharia de Software para o qual é estabelecido o foco no processo de software, em especial na atividade de modelagem, que ocorre na fase de análise. A criação de modelos engloba um conjunto de atividades como levantamentos, elaboração, negociação, especificação e validação de requisitos. Sobre levantamento de dados, analise as afirmativas.

I - Os requisitos de usuários precisam ser capturados para a definição do escopo do sistema e especificados no Documento de Requisitos de Usuário.
II - A arquitetura do sistema é definida no Documento de Projeto da Arquitetura que possibilita a construção de protótipos para visualização em conjunto com o cliente.
III - Os requisitos de sistema elaborados pelo usuário são especificados no Documento de Requisitos de Software para estimativa de custos.
IV - A qualidade de software não se aplica à fase de requisitos, especificações e arquitetura, mas somente à implementação dos programas onde é mensurável.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    III - Os requisitos de sistema elaborados pelo usuário são especificados no Documento de Requisitos de Software para estimativa de custos. - Os requisitos são específicados no DRS para posterior validação e verificação, além é claro de traduzirem as necessidades das Partes Interessadas. Requisitos podem auxiliar na estimativa de custos, mas esse não é motivo deles serem especificados no DRS

    IV - A qualidade de software não se aplica à fase de requisitos, especificações e arquitetura, mas somente à implementação dos programas onde é mensurável. - Errado Qualidade se aplica a todo projeto ou produto e em todas as fases.

  • ✅Gabarito(B) 

    Dúvida em relação a alternativa III

    Se a alternativa fosse somente "Os requisitos de sistema elaborados pelo usuário são especificados no Documento de Requisitos de Software".

    Estaria correta?

    Fiquei em dúvida sobre o termo em vermelho, sobre a interpretação de quem elabora os requisitos de sistema, já que estes possuem um certo nível técnico. Até procurei nas fontes e não consegui uma interpretação firme a respeito.

    Se alguém tiver um conceito sobre....vlw


ID
2492107
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao paradigma da prototipação em engenharia de software.


I. Na etapa inicial, faz-se uma reunião com os envolvidos para definir os objetivos gerais do software;

II. O projeto rápido leva à construção de um diagrama com as necessidades do cliente;

III. O protótipo na grande maioria das vezes é projetado sem a preocupação com a qualidade e com o funcionamento a longo prazo;

IV. Assim como no ciclo de vida clássico, a prototipação objetiva a funcionalidade do produto e não a qualidade.


Está CORRETA a opção:

Alternativas
Comentários
  • Por que o item III na parte ".. com o funcionamento a longo prazo" está certo?

    Obrigado, bons estudos.

  • Alternativa correta: B.

     

    II - Acho que está errada porque leva à construção de um protótipo com as necessidades do cliente. 

     

    IV - Não objetiva nem a funcionalidade e nem a qualidade. O objetivo é elucidar os requisitos para se chegar na especificação. 


ID
2613250
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

“Um protótipo de projeto de interface é uma composição ou simulação de uma tela, um formulário ou relatório de computador. Um protótipo é preparado para cada interface do sistema, a fim de mostrar aos usuários e aos programadores como o sistema se comportará.” São conhecidas três abordagens mais comuns para a prototipação de interface, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São conhecidas três abordagens mais comuns para a prototipação:

     

    Esboço sequencial;

    Protótipo em HTML;

    Protótipo em Linguagem.

  • ✅Gabarito(C)

    Esboços Sequenciais

    Os esboços sequenciais podem ser utilizados para explorar, entender e raciocinar sobre os requisitos comportamentais do sistema, principalmente como os usuários interagirão com o sistema.

    Os esboços seqüenciais podem ser formais ou informais, executáveis ou não-executáveis, protótipos de baixa fidelidade (figuras desenhadas à mão) ou de alta fidelidade (páginas HTML interativas).

    Fonte:https://www.cin.ufpe.br/~gta/rup-vc/core.base_rup/guidances/guidelines/storyboard_A0EE1CB.html

    Protótipo em HTML e em Linguagens:

    Os protótipos codificados podem ser construídos de várias formas, como HTML; ou até mesmo com a linguagem de programação Python e Ruby on Rails, para programadores com conhecimentos avançados. No entanto, a opção de código mais popular para prototipagem provavelmente ainda será HTML padrão.

    Fonte:http://designr.com.br/prototipagem-digital-com-html-vantagens-e-desvantagens/


ID
2629870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da engenharia de requisitos no desenvolvimento de software, julgue o item a seguir.


Protótipos descartáveis são os que não são utilizados posteriormente; protótipos evolutivos são aqueles que podem ser utilizados como base de parte ou de todo o software a ser desenvolvido.

Alternativas
Comentários
  • 1 -  Protótipos Descartáveis ou Exploratórios: o protótipo é descartado após a fase inicial de identificação de requisitos;

    2 - Protótipos Evolutivos: a cada nova etapa os protótipos tornam-se mais complexos, incorporando novas funcionalidades e a partir de um determinado momento passam a ser a base para o sistema final.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional - 8ª Ed. 2016, Pressman, Roger S.

     

    Em sua obra Pressman declara que a prototipação pode ser utilizada como um modelo de processo de software por si só. Mas, o mais comum é ser utilizada como uma ferramenta dentro de um outro modelo de processo de software.

    A bibliografia ainda apresenta dois modelos de processo de software que recebem a alcunha de "prototipação" (gênero) que comportam duas espécies:

     

    Prototipação evolucionária: Uma abordagem para o desenvolvimento do sistema onde um protótipo inicial é produzido e refinado através de vários estágios até atingir o sistema final.

     

    Prototipação descartável: Um protótipo o qual é usualmente uma implementação prática do sistema é produzido para ajudar a levantar os problemas com os requisitos e depois descartado. O sistema é então desenvolvido usando algum outro processo de desenvolvimento. Veja que, em última instância, a prototipação descartável não é um processo em si mesma.


ID
2680234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da gestão de relacionamento e engenharia de requisitos, julgue o item seguinte.


Protótipo consiste de um cenário de diálogo entre o usuário final e o sistema, sendo montado para que o usuário simule sua interação com o sistema e indique ao analista de que informações ele efetivamente necessita para realizar a tarefa projetada no protótipo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    A implementação de um protótipo (por exemplo, da interface do sistema) pode ser útil para os usuários finais (e demais interessados), já que se trata do elemento do sistema final com o qual terão mais contacto quando o sistema estiver operacional; esta técnica também é eficaz, embora tenha desvantagens: o tempo gasto na sua implementação pode não justificar o seu uso, pode enviesar os usuários (levando a desilusões com a versão final do sistema, no caso de esta ser muito diferente do protótipo) e pode ainda levar os programadores a cair na tentação de usar o protótipo para continuar o desenvolvimento do sistema (pelo que, idealmente, o protótipo deva ser implementado noutra linguagem que não aquela usada pelo sistema, eliminando por completo esta tentação).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • alguem teria uma explicação mais objetiva em relação ao erro da questão?

  • Gabarito Errado

    Acredito que a pegadinha da questão é na palavra efetivamente visto que segundo o livro Engenharia de Software de Roger S. Pressman a finalidade do protótipo é aprimorar os requisitos e melhorar a compreensão das necessidades, e na sua forma ideal o protótipo atua como um mecanismo para identificar os requisitos do software, ou seja, não têm nada de efetivo.

    E não se esquecendo que a prototipação faz parte do modelo evolucionário, ou seja, modelo em que o software evolui ao longo do tempo.

  • Errei a questão. Acho que neste caso o problema é que foi descrito, apesar de certo, apenas uma das características do protótipo, mas como ele usa a palavra "consiste" deveria ser uma definição completa e suficiente. 

  • Na Engenharia de Software, protótipo é um modelo sem funcionalidades inteligentes, podendo conter apenas funcionalidades gráficas. Utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento, geralmente em reuniões entre a equipe de Análise de Sistemas e o contratante. fonte: wikipédia

    Erro: consiste de um cenário de diálogo entre o usuário final e o sistema

     

    O usuário final não vai interagir com o SISTEMA como afirmado na questão, pois protótipo é um modelo, apenas uma ilustração do que o usuário final quer.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: ERRADO

     

    #Tatiany Ribeiro

     

    imagine que vc é o analista de sistemas e um cliente te procura pra fazer um sistema, ele fala +/- o que ele quer e anota tudo e depois avalia a solicitação e faz modelos de telas e funcionalidades em um rascunho, no papel mesmo ou em ferramentas que montam esses rascunhos"prototipos" do sistema, e depois vc mostra para o cliente os rascunhos  e ele ver +/- com o sistema será criando, note que ainda não foi desenvolvido nada, apos esta etapa vc vai começar a desenvolver o sistema. 

    a questão induz que já existe um sistema  e o usuario pode usar e ver se é aquilo que ele pediu, isso é inviável e muito caro, imagine um tempo gasto pra desenvolver e no final o cliente fala que não foi aquilo que ele pediu, vc perdeu tempo, perdeu dinheiro, então o erro da questão esta aí, entendeu?

    espero ter ajudado.

     

    segue uma tela de prototipo abaixo

     

    https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Ffabrica.ms.senac.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F07%2Fproto.png&imgrefurl=http%3A%2F%2Ffabrica.ms.senac.br%2F2014%2F10%2Fprototipagem-users-stories-e-planning-poker%2F&docid=zKFAuLb0ug2B4M&tbnid=WG8i0itUgwLT6M%3A&vet=10ahUKEwi2tZPQuZzcAhWFzlkKHStQBQMQMwg-KAIwAg..i&w=1889&h=1228&bih=662&biw=1360&q=prototipo%20sistema&ved=0ahUKEwi2tZPQuZzcAhWFzlkKHStQBQMQMwg-KAIwAg&iact=mrc&uact=8

     

     

  • Contribuindo...

     

    Pessoal, o erro da questão é afirmar que o protótipo é o sistema, o que não é verdade. Vejamos o que diz Ian Sommerville no seu livro Engenharia de software 9ª Ed. Pág. 30, 2011.

     

    23.1.Prototipação

    "Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software".

     

     

    Uma questão da referida banca para ratificar o conceito da obra citada:

     

    (Q588042) Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TCE-RN Prova: Assessor Técnico de Informática - Cargo 1

    A prototipagem, técnica que serve de complemento à análise de requisitos, é a construção de protótipos considerados um esboço de parte do sistema. (C)

  • Usuários confudem protótipo com o sistema final, sendo que serão descartado posteriormente.

  • ERRADO

    Tatiany Ribeiro para tentar ser suscinto, o erro da questão está nas seguintes partes: "Protótipo consiste de um cenário de diálogo entre o usuário final e o sistema, sendo montado para que o usuário simule sua interação com o sistema..." - Nem sempre o protótipo servirá para interação com o usuário final, às vezes ele pode ser usado junto ao cliente para a validação de requisitos. E nem todos os protótipos servem para simular intarações.
    É importante que você tire da sua cabeça a imagem de protótipo que eu acho que todos nós temos, sendo este algo executável, e coloque a imagem de desenhos ou esboços de pápeis, não sendo isso sempre verdade, mas ajudará a esclarecer muita coisa

    Fabiano Dolzanes ERRADO. Protótipos podem ser do Tipo EXPLORATÓRIOS, que serão descartados posteriormente, e EVOLUCIONÁRIOS, que serão usados como base do Sistema.

  • Não percebi erro para o gab ser "errado". Pelo fato de falar em "interagir" não invalida a questão porque interagir não é só manipular com mouse, voz, etc, interagir pode ser uma forma de contato ou diálogo com algo ou pessoa. Por exemplo, o cliente que olha e analisa um protótipo está interagindo com ele, mesmo que o protótipo seja estático.

    APFCoelho , a questão não induz que já exista sistema, nada a ver sua intepretação. Talvez você esteja falando do trecho "montado para que o usuário simule sua interação com o sistema". Ou seja, esse trecho diz que o usuário simula o uso do sistema através do protótipo.

    Amóis Emanuel, a questão não fala que o protótipo é o sistema, vide explicação acima.

    Ela de cara já diz o que é o protótipo: "Protótipo consiste de um cenário de diálogo entre o usuário final e o sistema".

    Concurseiro TI, você diz: "Nem sempre o protótipo servirá para interação com o usuário final", mas a questão não usa sempre ou nunca. Se ela usasse a palavra sempre, realmente estaria na cara que a questão está errada. Maldosamente, a banca dá o conceito bem amplo e não deixa claro qual é o erro.

    Acho que a questão está correta. Nessa questão, o protótipo serve de diálogo e interação, simulando o uso do sistema. Seria interessante buscar a resposta do recurso para essa questão.

  • E o protótipo evolucionário?

  • Protótipo consiste de um cenário de diálogo entre o usuário final e o sistema,(não é o usuário final que faz essa iteração com o software e sim o cliente, quem vai comprar o produto, o dono) sendo montado para que o usuário simule sua interação com o sistema e indique ao analista de que informações ele efetivamente necessita para realizar a tarefa projetada no protótipo.

    GAB: ERRADO

    Uma iteração de prototipação deve ser planejada rapidamente e dessa forma ocorre a modelagem na forma de um projeto rápido. O projeto rápido foca na representação dos aspectos do software que serão visíveis aos usuários como layout da interface e os formatos de exibição.

    Esse projeto rápido leva à construção de um protótipo que será avaliado pelo cliente.

    O cliente por sua vez retornará um feedback a equipe de software que irá aprimorar os requisitos. A iteração vai ocorrendo conforme vamos ajustando o protótipo às necessidades dos usuários

  • questão corretíssima se a gente não usar preciosismos, dependendo da prova / ano estaria com gabarito CERTO com certeza

    1 - usuário final pode ser o cliente

    2 - diálogo entre usuário e sistema, não vamos levar no literal, é óbvio que é um termo abstrato, não é o usuário falando com o sistema, nem sistema como "sistema final", e sim uma interação com o protótipo que para o usuário é aquilo que o sistema final parecerá

    3 - por sistema, entenda "futuro sistema", se não quiser ser preciosista, senão vai estar errado mesmo, mas daí vc cterá que dar errado para muitas questões que a CESPE deu como certo, pois há muitas pérolas também...

  • desgraç@.

    <3

  • ERRADO! Um protótipo simula a aparência e funcionalidade do software permitindo que os clientes, analistas, desenvolvedores e gerentes percebam os requisitos do sistema podendo interagir, avaliar, alterar e aprovar as características mais marcantes na interface e funções.

    CESPE:

    O protótipo serve como um mecanismo para a identificação dos requisitos de software, ou seja, auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. CERTO

     

    Em um protótipo para validar os requisitos de um software, é admissível deixar de fora os requisitos não funcionais ou reduzir seus padrões. CERTO

    Tanto a etnografia quanto o protótipo podem ser utilizados para validação e elicitação de requisitos, contudo a aplicação de um elimina a possibilidade de uso do outro no mesmo cenário, pois se tratam de técnicas excludentes. ERRADO


ID
2756452
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre prototipação.


I - A prototipação é comumente utilizada como uma técnica que auxilia os interessados, quando os requisitos estão obscuros, a compreender melhor o que está para ser construído, embora possa também ser utilizada como um modelo de processo isolado.

II - Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções.

III - Protótipos devem ser executáveis para serem úteis. Deve-se evitar o desenvolvimento de maquetes em papel de interface de usuário, embora sejam baratas e possam ser construídas em poucos dias.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    I - Certa

    II - Certa

    III - Errada - Não há necessidade de se evitar o desenvolvimento de maquetes em papel de interface de usuário.

    Vamos na fé !

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Protótipos não precisam ser executáveis, pela contrário, pode ser até um "rascunho" em um pedaço de papel, por exemplo.


ID
2779303
Banca
UECE-CEV
Órgão
Funceme
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No âmbito da Engenharia de Requisitos, a Prototipação é

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento rápido de software para validar os requisitos.

  • Quem não tem acesso: --> D

  • Gabarito D

     Os protótipos desenvolvidos para fins de elicitação de requisitos são usados posteriormente para validação desses requisitos. Protótipos para validação de requisitos devem ser mais completos e possuir requisitos suficientes para garantir que funcionalidades projetadas para o software estejam de acordo com o uso prático esperado pelo usuário. Protótipos de elicitação normalmente apresentam funcionalidades ausentes e podem não contemplar mudanças acordadas durante o processo de análise dos requisitos.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2788177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de requisitos, julgue o próximo item.


Tanto a etnografia quanto o protótipo podem ser utilizados para validação e elicitação de requisitos, contudo a aplicação de um elimina a possibilidade de uso do outro no mesmo cenário, pois se tratam de técnicas excludentes.

Alternativas
Comentários
  • Etinografia: A etnografia é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados...

  • Assertiva ERRADA.


    Práticas de elicitação de requisitos não são mutuamente exclusivas. É o contrário: recomenda-se que mais de uma técnica seja empregada para um melhor esclarecimento dos requisitos, visto que todas as técnicas tem seus defeitos.

  • Somente para complementar:


    A etonografia é um método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Ela se baseia no contato entre o antropólogo e seu objeto de estudo, geralmente um grupo social constituído formalmente.


    Na engenharia de software a etnografia é caracterizada como uma técnica de observação utilizada para mapear requisitos implícitos que refletem processos reais dentro de um ambiente sistêmico. Compreender requisitos sociais e organizacionais, promover um entendimento dos aspectos culturais que regem o ambiente sistêmico direcionam os procedimentos etnográficos.


    Fonte: https://engenhariasoftware.wordpress.com/2012/12/11/a-etnografia-como-processo-de-levantamento-de-requisitos/

  • Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Analista Judiciário - Analista de Sistemas


    As técnicas de elicitação e especificação de requisitos incluem a etnografia, a qual é utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais para determinado projeto.

    certa


    Para a fase de especificação e modelagem de requisitos, a técnica mais recomendada é o JAD (joint application design), que, desenvolvido pela IBM, permite a criação de sistemas mais eficazes em menor tempo.

    errada - JAD é elicitação



  • Etnografia é uma técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos. Um analista faz uma imersão no ambiente de trabalho em que o sistema será usado. O trabalho do dia a dia é observado e são feitas anotações sobre as tarefas reais em que os participantes estão envolvidos. O valor da etnografia é que ela ajuda a descobrir requisitos implícitos do sistema que refletem as formas reais com que as pessoas trabalham, em vez de refletir processos formais definidos pela organização. A etnografia pode ser combinada com prototipação.

    A etnografia informa o desenvolvimento do protótipo, para que menos ciclos de refinamento do protótipo sejam necessários. Além disso, a prototipação dá foco para a etnografia, ao identificar problemas e questões que podem ser discutidos com o etnógrafo. Esse profissional deve procurar as respostas para essas perguntas durante a próxima fase do estudo do sistema

  • A etnografia pode ser combinada com a prototipação.

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão

  • A 1a parte do item está correta. As técnicas de etnografia e prototipagem podem ser utilizadas tanto na validação quanto na elicitação de requisitos. o erro está na 2a parte quando ele afirma que essas técnicas de etnografia e prototipagem são excludentes. Isso é falso. Elas podem se complementar. O uso de uma não exclui o da outra.

    Resposta: Errado

  • Gabarito E

    Práticas de elicitação de requisitos não são mutuamente exclusivas. É o contrário: recomenda-se que mais de uma técnica seja empregada para um melhor esclarecimento dos requisitos, visto que todas as técnicas tem seus defeitos.

    A etonografia é um método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Ela se baseia no contato entre o antropólogo e seu objeto de estudo, geralmente um grupo social constituído formalmente.

    Na engenharia de software a etnografia é caracterizada como uma técnica de observação utilizada para mapear requisitos implícitos que refletem processos reais dentro de um ambiente sistêmico. Compreender requisitos sociais e organizacionais, promover um entendimento dos aspectos culturais que regem o ambiente sistêmico direcionam os procedimentos etnográficos.

    A prototipação visa elicitar os requisitos de um produto de software e utilizá-la pode facilitar a descoberta desses requisitos. O que está errado na questão é falar que ela é desnecessária, sendo, na verdade, opcional, ficando a critério da equipe de desenvolvimento usar ou não.

  • E quanto ao uso da etnografia para a validação dos requisitos? Há alguma referência que traz esse afirmação de maneira explícita?


ID
2810038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito da identificação e delimitação de processos de negócios.

Prototipação é caracterizada como uma forma rápida e direta de identificar os requisitos com o gestor, mesmo que ele já saiba como será o resultado final do produto e conheça a plataforma de desenvolvimento desse produto.

Alternativas
Comentários


  • Prototipagem de software é um processo interativo de geração de modelos de software que faz parte da análise do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. É a atividade de desenvolvimento de uma versão inicial do sistema baseada no atendimento dos requisitos ainda pouco definidos, permitindo a descoberta de falhas difíceis de serem encontradas na comunicação verbal. Um processo que propõe a criação de um protótipo de software objetiva apoiar a fase levantamento de requisitos a fim de prevenir as possíveis falhas no sistema. Um protótipo simula a aparência e funcionalidade do software permitindo que os clientes, analistas, desenvolvedores e gerentes percebam os requisitos do sistema podendo interagir, avaliar, alterar e aprovar as características mais marcantes na interface e funções.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferramentas_de_prototipagem

  • Me quebrou nesse trecho "identificar os requisitos com o gestor".


    Geralmente os requisitos são levantados com usuários finais ou usuários chaves do negócio.


    Vivendo e aprendendo.

  • Se ele já sabe os requisitos, como q é forma rápida e direta de identificar os requisitos ?

  • Fiquei com a mesma dúvida do pessoal e errei, associei o "forma rápida e direta" com o desenvolvimento extremamente curto do RAD.

    GAB: CERTO


ID
2828581
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As técnicas para concepção e modelagem de sistemas são ferramentas essenciais para os engenheiros de software. Sobre essas técnicas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Protótipo horizontal x Protótipo vertical (Nielsen em 93)

    Prototipação horizontal utilizar um maior número de características e as aborda em grau de profundidade pequeno. São muito úteis na avaliação das metáforas e consequentemente da usabilidade do sistema nas etapas iniciais do design.

    Prototipação vertical utiliza um menor número de características e as aborda em um maior grau de profundidade. São protótipos muito utilizados em fases mais avançadas do projeto.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Tinha ficado em dúvida entre a B e a C.

    Qual o erro da C?

  • Analisando as alternativas.

    ⦁ benchmarking está relacionado ao estudo isolado da organização, sem olhar para seus concorrentes.

    Errado. Benchmarking é o contrário. Ele consiste em comparar a organização com os seus pares.

    ⦁ prototipação horizontal apresenta uma visão geral das funcionalidades, sem maior aprofundamento.

    Certo. Na prototipação horizontal você prototipa todo o sistema, mas com um nível de profundidade pequeno. Alternativamente, na prototipação vertical você foca em prototipar somente uma pequena parte do sistema, mas com grande profundidade.

    ⦁ entrevistas geralmente são realizadas de forma estruturada.

    Errado. Geralmente as entrevistas tendem a ser realizadas de forma não estruturada. Até mesmo as entrevistas que são planejadas, para as quais é feito um questionário prévio, tendem a se desenvolver de forma desordenada a partir de um certo ponto. Isso ocorre porque no desenrolar da entrevista cada entrevistado reage de uma forma diferente e é desejável seguir o fluxo das informações que são compartilhadas durante a entrevista.

    ⦁ um MVP (produto mínimo viável) apresenta as possibilidades não-essenciais de funcionalidades que uma aplicação pode ter.

    Errado. O MVP apresenta as possibilidades essenciais de funcionalidade que uma aplicação pode ter.

    Resposta: B


ID
2828590
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Durante a concepção e modelagem de software, podemos fazer uso de técnicas como a elaboração de personas, de mapas conceituais, prototipação, entre outras. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.


I Personas são relatos de personagens reais, remetendo explicitamente a clientes ou usuários reais relacionados ao projeto.

II Mapas conceituais são visualizações gráficas que facilitam a compreensão de informações complexas.

III A prototipação é uma representação de interfaces gráficas que pode ser desenhada à mão, em papel.

IV O uso de mapas conceituais dispensa o uso de personas.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Sobre o item III:

    “Prototipar é tangibilizar uma ideia, a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade - mesmo que simplificada - e proporcionar validações.”

  • Personas são personagens fictícios.


ID
2839402
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Usando o modelo ____________, o sistema é desenvolvido em ciclos, sendo que os primeiros ciclos podem não conter todas as atividades. O produto resultante de um primeiro ciclo pode ser uma especificação do produto ou um estudo de viabilidade. Os ciclos subsequentes podem ser protótipos, chegando progressivamente a versões operacionais do software, até se obter o produto completo. Modelos podem ser úteis para ajudar a levantar e validar requisitos, mas pode ocorrer de os clientes e usuários só terem uma verdadeira dimensão do que está sendo construído se forem colocados diante do sistema. Nestes casos, o uso da __________________ é fundamental.

As expressões que completam corretamente os espaços em branco, respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E está errada, pois no modelo incremental no final da primeira iteração, já há uma entrega de uma versão funcional do sistema, frequentemente o núcleo do produto (parte mais importante).

  • A propotipação é usada para definir os requisitos, é uma versão inicial de um sistema de software. Usado quando se precisa demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobri mais sobre o sistema. É iterativo.

     

     

    At.te

    Foco na missão!

  • Gabarito A

    Modelo espiral

    O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de  e , acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a essas conservas.

    Prototipação

    A prototipação é um processo que tem como objetivo facilitar o entendimento dos requisitos, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Desta forma, podemos propor uma solução adequada para o problema do cliente, aumentando sua percepção de valor.

    Os protótipos também são grandes aliados das metodologias ágeis de desenvolvimento, uma vez que garantem maior alinhamento entre a equipe e o cliente. Eles podem ser desenvolvidos em diferentes níveis de fidelidade: quanto maior ela for, mais o protótipo se assemelhará ao resultado entregue. No entanto, um protótipo de alta fidelidade leva mais tempo para ser criado ou modificado. A escolha do protótipo ideal varia de acordo com o nível de entendimento do negócio, a complexidade dos requisitos, prazo e orçamento para elaboração.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • As palavras que se encaixam corretamente no texto são as seguintes.

    Usando o modelo __espiral__, o sistema é desenvolvido em ciclos, sendo que os primeiros ciclos podem não conter todas as atividades. O produto resultante de um primeiro ciclo pode ser uma especificação do produto ou um estudo de viabilidade. Os ciclos subsequentes podem ser protótipos, chegando progressivamente a versões operacionais do software, até se obter o produto completo. Modelos podem ser úteis para ajudar a levantar e validar requisitos, mas pode ocorrer de os clientes e usuários só terem uma verdadeira dimensão do que está sendo construído se forem colocados diante do sistema. Nestes casos, o uso da _prototipação__ é fundamental. 

    Resposta: A


ID
2858629
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Pressman (2016), Theo Mandel, em seu livro sobre projeto de interfaces com o usuário, cunha três regras de ouro para projetos de interface: deixar o usuário no comando, reduzir a carga de memória do usuário, tornar a interface consistente. Essas regras formam, na verdade, a base para um conjunto de princípios para o projeto de interfaces com o usuário. NÃO é um dos princípios que deva ser considerado durante o projeto de interface com o usuário, segundo Mandel:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Ficou bem na cara essa.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Uma tela com um exagero de informações pode atrapalhar mais do que ajudar.


ID
2900884
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A prototipação é utilizada para auxiliar no desenvolvimento de software, ajudando a controlar os custos da solução.

A respeito da prototipação é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     Os protótipos desenvolvidos para fins de elicitação de requisitos são usados posteriormente para validação desses requisitos. Protótipos para validação de requisitos devem ser mais completos e possuir requisitos suficientes para garantir que funcionalidades projetadas para o software estejam de acordo com o uso prático esperado pelo usuário. Protótipos de elicitação normalmente apresentam funcionalidades ausentes e podem não contemplar mudanças acordadas durante o processo de análise dos requisitos.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Protótipos de software também podem ser utilizdaos com a finalidade de antecipar as mudanças que podem ser requisitadas, tanto no processo de engenharia de requisitos, ajudando a elicitação e validação dos requisitos de sistema, quanto no processo de projeto, ajudando a apoiar o projeto de interface de usuário.

     

    Letra C

    Interpretação de Pressman

    https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1394/1/2016MoisesHeberle.pdf

     

  • GABARITO: C

    Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para ajudar a antecipar as mudanças que podem ser requisitadas:

    1. Na engenharia de requisitos: ajudar na elicitação e validação de requisitos de sistema.

    2. No projeto de sistema: estudar soluções específicas do software e para apoiar o projeto de interface de usuário.

    FONTE: Sommerville


ID
2939869
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São técnicas utilizadas na prototipação evolucionária:

Alternativas
Comentários
  • RAD e JAD são exemplos de prototipação evolucionária. Lembra de Prototipo, Desenvolvimento, final da sigla com a letra D. Resposta letra A.

  • Assertiva A

    RAD =Desenvolvimento Rápido de Aplicações

    JAD = Joint Application Design 


ID
2950783
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O sistema “Soproblema” vem sendo desenvolvido com a utilização de prototipagem. O sistema tem prazo previsto de um ano para a entrega do produto final ao cliente. Porém, após analisar o protótipo, durante o primeiro mês de desenvolvimento, ainda no levantamento de requisitos, o cliente concluiu que esse prazo era muito extenso, visto que, em sua opinião, o desenvolvimento estava muito adiantado.


É uma desvantagem do modelo de prototipagem relacionado ao fato relatado acima:

Alternativas
Comentários
  • Modelo de prototipação – Prototipação pode ser utilizado como um modelo isolado ou junto com outros modelos como o incremental, fornecendo um protótipo o mais breve possível que é avaliado e fornecerá um feedback que servirá para aprimorar os requisitos e o sistema.

    Apresenta alguns problemas quanto a sua utilização, frequentemente o protótipo e criado rapidamente sem apresentar as características de qualidade devidas, ao perceber as funcionalidades do protótipo o cliente passa a exigir que o protótipo se torne operacional, outro problema e que podem ser utilizadas alternativas pouco práticas (gambiarras) para criar o protótipo, que caso seja tornado operacional poderá conter erros graves.

    Engenharia de software, 7 ed, Pressman

  • A questão cobra conhecimento sobre as desvantagens do uso da prototipação durante o projeto de desenvolvimento de software.
    A prototipação é uma técnica amplamente utilizada no processo formal de desenvolvimento de requisitos e de desenvolvimento do próprio projeto de software.  Ela pode ser utilizada, por exemplo, no processo de validação dos requisitos de um software ou para apoiar o projeto de interface do sistema.

    Conforme Sommerville, o protótipo é uma versão inicial do sistema, executável ou não, demonstrada para os usuários finais e clientes para que eles possam experimentar o modelo a fim de verificar se ele atende a suas reais necessidades [1].
    Dessa forma, o desenvolvimento de um protótipo pode ajudar a controlar o risco de a especificação dos requisitos não estar de acordo com o que era esperado pelos stakeholders do sistema, uma vez que eles podem experimentá-lo no início do processo de desenvolvimento de software. Muitas vezes são utilizados protótipos descartáveis, que não estão com seu back-end desenvolvidos de fato.

    Diante disso, analisemos as alternativas:



    A) ERRADA. A prototipação pode envolver uma participação formal ou informal do cliente.

    B) ERRADA. A prototipação é uma técnica que pode ser implementada dentro do processo de modelagem de requisitos sem afetar sua formalidade, sendo utilizada para validá-los.

    C) CERTA. Uma das desvantagens do protótipo é o risco de gerarem falsa impressão sobre a complexidade do projeto e o seu tempo de duração, uma vez que os clientes acreditam que a versão do sistema que eles estão usando já está concluída ou precisam apenas de “pequenos ajustes" quando, na verdade, apenas a “casca" do sistema foi criada e os padrões de qualidade de sistema, muitas vezes, não foram fielmente observados, tendo em vista a rapidez requerida na prototipagem.

    D) ERRADA. Conforme Pressman, “embora a prototipação possa ser utilizada como um modelo de processo isolado, ela é mais comumente utilizada como uma técnica passível de ser implementada no contexto de qualquer modelo de processo de desenvolvimento" [2].

    E) ERRADA.  Os protótipos podem ser desenvolvimento dentro de um contexto incremental e iterativo. Conforme Pressman, “embora alguns protótipos sejam construídos como “descartáveis", outros são evolucionários, no sentido de que evoluem lentamente até se transformar no sistema real" [2].


    Gabarito da professora: Letra C.



    Referências:

    [1] Engenharia de Software, Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. — 9. ed. — São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

    [2] Engenharia de software: uma abordagem profissional, Roger S. Pressman; tradução Ariovaldo Griesi ; revisão técnica Reginaldo Arakaki, Julio Arakaki, Renato Manzan de Andrade. – 7. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2011.

  • O cliente pensa: A sistema já está funcionando ^_^

    O programador pensa: Sabe de nada inocente ..kkk xD


ID
2995003
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ao analisar a aplicação da prototipação em seus projetos de software, decidiu-se utilizar um processo que define 4 etapas para o desenvolvimento de protótipos, sendo essas etapas:

I. Avaliar Protótipo.
II. Estabelecer Objetivos do Protótipo.
III. Desenvolver o Protótipo.
IV. Definir a Funcionalidade do Protótipo.

A ordem sequencial correta para a execução dessas quatro etapas é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • LETRA B

    A opção III nunca deve ser a primeira. Dado o cenário, ela também não deveria ser a segunda, nem a última. Logo a III só pode ser a III. De cara você matou a questão.

  • A opção III também não pode ser a última, pois depois temos a fase de Avaliar o Protótipo, portanto o protótipo deve primeiro ser desenvolvido pra depois ser avaliado. Isso já mata as alternativas A, D e E.


ID
3068200
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ao analisar a aplicação da prototipação em seus projetos de software, decidiu-se utilizar um processo que define 4 etapas para o desenvolvimento de protótipos, sendo essas etapas:


I. Avaliar Protótipo.

II. Estabelecer Objetivos do Protótipo.

III. Desenvolver o Protótipo.

IV. Definir a Funcionalidade do Protótipo.


A ordem sequencial correta para a execução dessas quatro etapas é

Alternativas
Comentários
  • Sommerville, 9º edição.

    Item 23.1 Prototipação, figura 2.9 - Processo de desenvolvimento de protótipo:

    1) Estabelecer objetivos do protótipo;

    2) Definir funcionalidade do protótipo;

    3) Desenvolver protótipo;

    4) Avaliar o protótipo;

    Gabarito: Letra E


ID
3114610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito aos processos da engenharia de requisitos de um sistema de informação, julgue o seguinte item.


Em um protótipo para validar os requisitos de um software, é admissível deixar de fora os requisitos não funcionais ou reduzir seus padrões.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Na Engenharia de Software, protótipo é um modelo sem funcionalidades inteligentes, podendo conter apenas funcionalidades gráficas. Utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento, geralmente em reuniões entre a equipe de Análise de Sistemas e o contratante

    Os requisitos não funcionais surgem de acordo com as necessidades dos usuários, em razão de restrições orçamentárias, de políticas organizacionais, pela necessidade de interoperabilidade com outros sistemas de software ou hardware e até mesmo em função de fatores externos. Esses últimos podem ser por exemplo de natureza legal ou de segurança. Recomendamos fortemente que os requisitos não funcionais sejam escritos na forma de Critérios de Aceite

  • Assertiva CORRETA.

    .

    .

    Um protótipo visa levantar os requisitos, e não implementá-los. Sendo assim, vários requisitos podem ser deixados de fora ou implementados parcialmente, visto que a função do protótipo é descobrir os requisitos para então implementá-los como o cliente deseja.

  • GABARITO CORRETO

    Em um protótipo vale quase tudo, pois é o momento de demonstrar o sistema para resolver dúvidas. Por exemplo, pode se admitir um sistema um pouco mais lento que o especificado no requisito não funcional para esclarecer o fluxo de trabalho.

  • A prototipagem de software é a atividade de criação de protótipos de aplicativos de software, ou seja, versões incompletas do programa de software que está sendo desenvolvido.

  • CERTO. Dependendo do tipo de protótipo a ser usado, os requisitos não-funcionais podem ficar de fora, por exemplo, se usado o Power Point com uma tela desenhada.

  • Data do comentário: 10/02/2020

    GABARITO: CERTO

     

    Existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podem ser usadas individualmente ou em conjunto, tais como, revisões de requisitos, prototipação e geração de casos de testes.

     

    Na abordagem de prototipação para validação, um modelo executável do sistema em questão é demonstrado para os usuários finais e clientes. Como o protótipo é um modelo, ele é utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento do software, no qual os clientes podem experimentar o modelo e verificar se ele atende a suas reais necessidades.

     

    Já requisitos não funcionais são restrições aos serviços ou funções oferecidos pelo sistema. Incluem restrições de timing, restrições no processo de desenvolvimento e restrições impostas pelas normas. Ao contrário das características individuais ou serviços do sistema, os requisitos não funcionais, muitas vezes, aplicam-se ao sistema como um todo. 

     

    Diante do exposto, como os protótipos são modelos para validação, é admissível deixar de fora os requisitos não funcionais, uma vez que estes normalmente se referem ao sistema como um todo.

    https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1036141

  • O desenvolvimento rápido é importante na prototipação de sistemas. Isso pode levar à exclusão de algumas funcionalidades do sistema ou na diminuição dos requisitos não funcionais.

    Fonte: Patrícia Quintão.

  • Correto. Pois o protótipo é só para visualizar se os requisitos do cliente foram atendidos.


ID
3226276
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Choose the alternative that applies to the following description:

“A two-dimensional illustration of an interface that specifically focuses on space allocation and prioritization of content, functionalities available, and intended behaviors.” 

Alternativas
Comentários
  • d-

    A wireframe is a two-dimensional illustration of a page’s interface that specifically focuses on space allocation and prioritization of content, functionalities available, and intended behaviors. For these reasons, wireframes typically do not include any styling, color, or graphics. Wireframes also help establish relationships between a website’s various templates.

    https://www.usability.gov/how-to-and-tools/methods/wireframing.html


ID
3226282
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando a técnica de Design Paralelo, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
3496996
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre a técnica de prototipação conhecida como Wireframing, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C)

    ➥ Um pouco sobre Tipografia:

    ✓ A tipografia para web é distinta da escolhida para o papel. 

    ✓ De acordo com Oliver Reichenstein, o Web design é 95% tipografia. 

    ✓ A tipografia é a alma de um trabalho gráfico, seja ele em ambiente físico ou virtual.

    ✓ Ela tem muita importância no peso da informação e na forma que os utilizadores perceberão o conteúdo que se pretende transmitir.

    ➥Wireframes

    Wireframes são usados no início do processo de desenvolvimento para estabelecer a estrutura básica de uma página antes de acrescentar o design visual e conteúdo, e podem ser criados usando papel, em HTML/CSS ou usando aplicativos de software.

    Como a ideia da prototipação é criar um modelo, não é o objetivo se preocupar com tipografia. A preocupação vem na fase de criação propriamente dita da interface do sistema.


ID
3503392
Banca
COPS-UEL
Órgão
SEAP-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Prototyping is the development of a system by means of a series of iterations to incorporate midstream changes until the system meets all the business requirements.

Choose the alternative that shows the correct sequence of Prototyping Development Life Cycle.

Alternativas

ID
3632965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento e à manutenção de sistemas e aplicações, julgue os itens que se seguem.


O protótipo serve como um mecanismo para a identificação dos requisitos de software, ou seja, auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. 

Alternativas

ID
3636592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de prototipação, especificação e técnicas de validação de requisitos.


Mesmo não conseguindo capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência, os protótipos têm um bom emprego na elicitação e na validação dos requisitos de um sistema desejado pelo cliente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    O OBJETIVO DA PROTOTIPAÇÃO É CAPTURAR REQUISITOS LIGADOS AO DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA.

    SE A PROTOTIPAÇÃO NÃO CAPTURAR REQUISITOS RELACIONADOS A DESENVOLVIMENTO E EFICIENCIA NÃO É PROTÓTIPO.

     

  • ERRADO

    UMA QUESTÃO QUE PODE AJUDAR...

    Q1210986 - O protótipo serve como um mecanismo para a identificação dos requisitos de software, ou seja, auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos.

  • Creio que o erro esteja relacionado à palavra "eficiência".

    Eficiência:

    1. poder, capacidade de ser efetivo; efetividade, eficácia..
    2. virtude ou característica de (alguém ou algo) ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.

  • Se não conseguir capturar requisitos relacionados com o desempenho e a eficiência não é protótipo.

  • Prototipação. Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos. Em outros casos, o desenvolvedor se encontra inseguro quanto à eficiência de um algoritmo, quanto à adaptabilidade de um sistema operacional ou quanto à forma em que deve ocorrer a interação homem-máquina. Em situações como essas, e em muitas outras, o paradigma da prototipação pode ser a melhor abordagem.

    Pressman


ID
3685843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2013
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de software, julgue o item a seguir.

A prototipação pode ser utilizada para a verificabilidade de requisitos a partir da construção de um modelo do sistema a ser desenvolvido, bem como pode ser utilizada de forma combinada com a etnografia para compreender e obter requisitos.

Alternativas
Comentários
  • GAB---> Certo

    prototipação no desenvolvimento de software é um processo que tem como função avaliar as ideias geradas e validar – ou não – todos os requisitos estabelecidos.

    É nesse momento que vamos tirar as ideias do papel e passar a entendê-las na forma física.

  • CERTO

    Segundo o livro Design Thinking – Inovação em negócios¹, “o protótipo é a tangibilização de uma ideia, a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade – mesmo que simplificada – e propiciar validações.”

  • A etnografia não é a observação das pessoas trabalhando? Vc cria um protótipo pra discutir com elas? Não faz muito sentido, faz?


ID
3696355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TST
Ano
2007
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere aos ciclos de vida e metodologias de desenvolvimento de software, julgue o item subseqüente.


O modelo RAD (rapid application development) consiste em uma forma de prototipação para esclarecer dúvidas da especificação do software.

Alternativas
Comentários
  • Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação é um modelo de processo de desenvolvimento de software incremental, que foi registrado por James Martin, em 1991. É um processo de desenvolvimento de aplicações de forma rápida com objetivos bem definidos e análise de requisitos extremamente bem alinhada. Esse modelo enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto, com o intuito de ter um desenvolvimento melhor e mais rápido.

    https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-rad-rapid-application-development/#:~:text=%C3%89%20um%20processo%20de%20desenvolvimento,desenvolvimento%20melhor%20e%20mais%20r%C3%A1pido.

  • Modelo “ RAD” Desenvolvimento Rápido de Aplicações/ Requisitos bem compreendidos

    Quando usar: Clico de desenvolvimento extremamente curto  

    - A aplicação não necessita de software auxiliares (Standalone)* mais fechadas, não precisa se interagir com outras aplicações.

    - E possível fazer uso de classes pré-existentes

    - A performance não é o mais importante

    - O risco técnico reduzido

    - A distribuição do produto no mercado é pequena

    - O escopo do projeto é restrito

    - O sistema pode ser Dividido em vários módulos

    - O risco de mudança tecnológica é baixa

    - Linguagem de desenvolvimento Rápido Chamados de linguagem de 4º geração , Interação com usuário – linguagem visual , gerar códigos arrastar e soltar.

    * - E um modelo de processo incremental que assume um ciclo de desenvolvimento curto e utiliza uma abordagem de construção com base em componentes.

    Vantagens:

    -Permite o desenvolvimento rápido e/ou a prototipagem de aplicações

    - Reutiliza componentes

    -Desenvolvimento em alto nível de abstração

    -Redução na codificação manual (Wizards) *automatizado clicando em next ate o final

    -Envolvimento maior do usuário.

    Desvantagens:

    -Custo alto do conjunto de ferramentas

    -Perda de precisão cientifica

    -Pode levar ao retorno da praticas caóticas de desenvolvimento.

    -Pode construir funções desnecessárias.


ID
3696661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2012
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que o desenvolvimento de um software compreende várias fases, que vão desde a definição básica até o uso do software, e que, nesse processo, diversos modelos, métodos e procedimentos de construção podem ser utilizados, julgue o item subsecutivo.


No modelo prototipação, a construção de software tem várias atividades que são executadas de forma sistemática e sequencial.

Alternativas
Comentários
  • O modelo que constrói software por meio de atividades executadas de forma sistemática e sequencial é o Modelo em Cascata;

    O modelo de prototipação é iterativo.

    Fonte: Estrategia Concursos

  • ERRADO

    prototipação no desenvolvimento de software é um processo que tem como função avaliar as ideias geradas e validar – ou não – todos os requisitos estabelecidos.

    É nesse momento que vamos tirar as ideias do papel e passar a entendê-las na forma física.

    Segundo o livro Design Thinking – Inovação em negócios¹, “o protótipo é a tangibilização de uma ideia, a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade – mesmo que simplificada – e propiciar validações.”

  • No MODELO CASCATA, a construção de software tem várias atividades que são executadas de forma sistemática e sequencial.

    GABARITO: ERRADO.

  • São Processos de Software

    -Principais características desses 3:

    Modelo Cascata (clássico, linear) = Sequencial e sistemática

    Prototipação = É construído em cima de protótipos, junto ao cliente;

    Em espiral = É feita análise de riscos ao ciclo de vida

    "A excelência é um hábito"


ID
3701839
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2013
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de modelo usado para o desenvolvimento de software em que o cliente apenas define objetivos gerais sem identificar detalhadamente os requisitos de entrada e saída.

Alternativas
Comentários
  • Prototipagem = Utilizado quando não se conhece bem os requisitos, o protótipo serve como um mecanismo de identificação dos requisitos do software, que servirão para uma futura especificação ou serão refinados e entregues ao cliente.

    Tem o objetivo de ou levantar os requisitos do sistema junto aos usuários e depois ser descartado ou para ser refinado, refinado e refinado até chegar ao sistema. final desejado pelos usuários.

    C


ID
4939099
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Prototipagem dos Requisitos, o protótipo descartável pode ser construído por meio de diversos tipos de ferramentas. A área tratável por protótipo, onde o ambiente de prototipagem é um pequeno programa de teste no ambiente alvo é a área de

Alternativas

ID
5041471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue a respeito da prototipação relacionada ao desenvolvimento de software.


Entre as atividades de prototipação de software, está o desenvolvimento rápido de software para validar requisitos.

Alternativas
Comentários
  • As Fases da Prototipação:

    1. Comunicação

    2. Projeto rápido

    3. Modelagem projeto rápido

    4. Construção de um protótipo

    5. Implantação, entrega e feedback

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    CONCEITÃO, RAPAZIADA:

    O Rapid Application Development, ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação, é uma metodologia de desenvolvimento de software que prioriza um ciclo de trabalho curto, iterativo e incremental. Trata-se de um método que foi projetado para substituir as tradicionais técnicas de desenvolvimento, como o modelo cascata, que apresentavam processos mais lentos e pouco flexíveis.

  • Etapas do Paradigma de Prototipação:

    OBTER REQUISITOS

    PROJETO RÁPIDO (QUESTÃO)

    CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO

    AVALIAÇÃO

    REFINAMENTO.

    GABARITO: CORRETO.

    Fonte: Devmedia

  • Trata-se de uma questão sobre engenharia de software.

    O comando da questão afirma que entre as atividades de prototipação de software, está o desenvolvimento rápido de software para validar os requisitos.

    Isso está correto. Dentre as técnicas de engenharia de software utilizadas para validar os requisitos pode ser usado a prototipação, que em suma significa a criação de um modelo executável do sistema ou parte do sistema, com o objetivo de mostrar aos usuários para eles avaliarem se o protótipo atende as necessidades deles, antes da construção efetiva do sistema.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Fases da prototipação:

    Comunicação:

    •        Reunião com os envolvidos;

    •        Definição dos objetivos gerais do software;

    •        Identificação dos requisitos;

    •        Esquematização das áreas que precisam de definição mais ampla.

     

    Planejamento Rápido:

    •        Após a etapa de comunicação, uma iteração de prototipação é planejada rapidamente e ocorre a modelagem de forma de um projeto rápido.

     

    Modelagem Projeto Rápido:

    •        Concentra-se em uma representação dos aspectos do software que serão visíveis para os usuários.

     

    Construção de Protótipo:

    •        Construção do protótipo propriamente dito.

     

    Entrega e Feedback:

    •        O protótipo é entregue para todos os envolvidos e avaliados por eles;

    •        O feedback é usado para refinar ainda mais os requisitos.

     


ID
5041474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue a respeito da prototipação relacionada ao desenvolvimento de software.


A prototipação pode ser considerada como uma atividade que reduz riscos de desenvolvimento relacionados aos requisitos de um software.

Alternativas
Comentários
  • A prototipação é um processo para desenvolver um produto, é utilizado para simulações e testes ou um serviço antes do lançamento.

  • Atenção!!! Gabarito no QC está invertido!!

    Gabarito Preliminar CERTO

    Questão 128

    128 A prototipação pode ser considerada como uma atividade que reduz riscos de desenvolvimento relacionados aos requisitos de um software.

    __________

    (CESPE, 2009) O protótipo serve como um mecanismo para a identificação dos requisitos de software, ou seja, auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. (C)

  • Prototipação: Um processo que propõe a criação de um protótipo de software objetiva apoiar a fase levantamento de requisitos a fim de prevenir as possíveis falhas no sistema.

    Um protótipo simula a aparência e funcionalidade do software permitindo que os clientes, analistas, desenvolvedores e gerentes percebam os requisitos do sistema podendo interagir, avaliar, alterar e aprovar as características mais marcantes na interface e funções.

    CESPE: Prototipação é caracterizada como uma forma rápida e direta de identificar os requisitos com o gestor, mesmo que ele já saiba como será o resultado final do produto e conheça a plataforma de desenvolvimento desse produto. CERTO

  • Gabarito: Certo

    Quando você mostra um protótipo para o cliente, o protótipo serve como um mecanismo de identificação de requisitos. É uma forma de entendê-los melhor para posteriormente desenvolver o software com menos riscos com relação ao entendimento e atendimento dos requisitos.

  • " atividade que reduz riscos de desenvolvimento"

    Isso aí me deixou confusa.

    Até entendo que os protótipos auxiliam no desenvolvimento de um software, mas daí a reduzir riscos, achei forçado.

    Fazer o quê? a banca não está nem aí para o que eu achei. rs

  • Trata-se de uma questão sobre engenharia de software.

    O comando da questão afirma que a prototipação pode ser considerada uma atividade que reduz os riscos de desenvolvimento relacionados aos requisitos de software.

    Isso está correto. A prototipação é uma ferramenta de validação dos requisitos, antes de partir para o desenvolvimento completo do sistema, antes é elaborado um protótipo para que os usuários utilizem e validem se ele está atendendo as expectativas dos usuários, dessa forma, se houver alguma alteração nos requisitos, terá que ser alterado apenas o protótipo e não o sistema já desenvolvido.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5278414
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Orientação geral


Nesta prova, usaremos o termo “processo tradicional” (de desenvolvimento de software) significando os processos mais formalizados e prescritivos, em contraposição aos chamados “métodos ágeis” ou “metodologias ágeis”. Também usaremos o termo “processo de desenvolvimento” por simplificação, significando “processo de desenvolvimento de software”

Com relação ao modelo de Prototipação, um dos modelos utilizados em processos de desenvolvimento evolucionários, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Dicas na hora de criar um protótipo. 

    Uma delas é justamente é Definir o objetivo do protótipo logo de início.

    Defina o objetivo do protótipo logo de início - Se você quer testar o comportamento da interface, é importante detalhar e prever algumas de suas variações. Se você está apenas testando a viabilidade técnica de determinado desafio, muitas vezes a preocupação com layout, usabilidade e interação pode ser deixada de lado no começo.

    Fonte: https://brasil.uxdesign.cc/dicas-para-um-prot%C3%B3tipo-eficaz-254a006f96d1


ID
5329192
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Avalie as seguintes afirmações referentes aos modelos prescritivos de software.


I. A prototipação corresponde a um modelo de processo evolucionário.

II. No modelo de processo incremental, uma versão do software é liberada para uso a cada iteração.

III. O modelo espiral é iterativo e não requer consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto.

IV. O modelo cascata é inadequado para o desenvolvimento de software em situações que demandam mudanças de requisitos ao longo do projeto.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. A prototipação corresponde a um modelo de processo evolucionário.

    II. No modelo de processo incremental, uma versão do software é liberada para uso a cada iteração.

    III. O modelo espiral é iterativo e não requer consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto. - Errada pois o modelo espiral é focado na análise e gerenciamento de riscos

    IV. O modelo cascata é inadequado para o desenvolvimento de software em situações que demandam mudanças de requisitos ao longo do projeto.

    Gabarito B


ID
5566933
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à engenharia de requisitos, julgue o seguinte item.


Na abordagem prototipação, a validação é feita através de um modelo executável do sistema em questão que é demonstrado para os usuários finais e clientes. 

Alternativas
Comentários
  • Existe uma série de técnicas de validação de requisitos que podem ser usadas individualmente ou em conjunto:

    1. Revisões de requisitos. Os requisitos são analisados sistematicamente por uma equipe de revisores que verifica erros e inconsistências.

    2. Prototipação. Nessa abordagem para validação, um modelo executável do sistema em questão é demonstrado para os usuários finais e clientes. Estes podem experimentar o modelo para verificar se ele atende a suas reais necessidades.

    3. Geração de casos de teste. Os requisitos devem ser testáveis. Se os testes forem concebidos como parte do processo de validação, isso frequentemente revela problemas de requisitos. Se é difícil ou impossível projetar um teste, isso normalmente significa que os requisitos serão difíceis de serem implementados e devem ser reconsiderados. O desenvolvimento de testes a partir dos requisitos do usuário antes de qualquer código ser escrito é parte integrante do Extreme Programming.

    FONTE: Sommerville