-
- Efetuar uma síntese das análises externas e internas.
- Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
- Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
- É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumentando das oportunidades, etc.
- Realizar previsão de vendas em conformidade com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
- Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – integração e padronização dos processos, eliminação de redundância e foco na atividade principal.
- Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – fiabilidade e confiança nos dados, informação imediata de apoio à gestão e decisão estratégica e redução de erros.
-
Como assim:: E cadê toda a teoria sobre análise de ameaças e oportunidades... pontos fracos e fortes.... A matriz swot também serve para outras coisas? aff
-
A partir do momento em que a organização sabe quais são seus pontos fortes e fracos (oportunidades e ameaças), fica até mais fácil definir objetivos, ainda mais quando se fala em planejamento estratégico, que é toda a organização. Karoline, as questões sobre SWOT são abordadas de várias maneiras pelo CESPE, não fique presa só nisso. Bons estudos!
-
Objetivos
Efetuar uma síntese das análises internas e externas;Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos
positivos, indica quais os pontos devem melhorar, mostra as chances de
crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de
riscos.
Vantagens/Oportunidades
Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral
-
CERTO
STRENGTHS (Forças)= pontos positivos internos à organização; podem ser mudados
OPPORTUNITIES (Oportunidades)= pontos positivos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, mas aproveitados
WEAKNESSES (Fraquezas)= pontos negativos internos à organização; podem ser mudados
THREATS (Ameaças)= pontos negativos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, apenas atenuados
As estratégias, por sua vez, dizem respeito ao quê fazer com todas essas informações acima. Diante das FOFAs levantadas, a organização enquadra o momento em uma das 4 posições da org em relação ao ambiente possíveis e, em seguida, traça a estratégia mais adequada à posição em que a organização foi enquadrada. As posições possíveis são:
ALAVANCAGEM= oportunidades + forças
RESTRIÇÕES= oportunidades + fraquezas
VULNERABILIDADE= ameaças + forças
PROBLEMAS= ameaças + fraquezas
As estratégias possíveis que serão levantadas a partir da posição são:
SOBREVIVÊNCIA, se estiver em problemas
MANUTENÇÃO, se estiver em vulnerabilidade
DESENVOLVIMENTO, se estiver em situação de restrição
CRESCIMENTO, se a posição for de alavancagem
-
Q817585 - Buscando formular uma estratégia, os administradores precisam analisar o ambiente externo da sua organização e conhecer as competências e recursos a sua disposição. Ao seu alcance existe uma ferramenta gerencial que busca estudar de forma integrada os pontos fortes da organização, seus pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome pelo qual esta ferramenta é conhecida: SWOT.
Q756251 - A matriz SWOT pode ser utilizada como técnica para a identificação de riscos em projetos.
-
✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.
✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.
✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.
A Matriz SWOT é uma ferramenta de diagnóstico estratégico de uma organização, pois é através dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são os elementos que compõem as suas forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho organizacional.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03
-
Esse é o objetivo de realizar o planejamento estratégico da organização.
Correto.
-