SóProvas


ID
1682248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão estratégica, julgue o item seguinte.

Entre os objetivos do BSC, incluem-se o de mobilizar a mudança por meio de liderança executiva e o de converter a estratégia em processo contínuo.


Alternativas
Comentários
  • CERTIN.  CHIAVENATO em 2009 disse isto aqui: As medidas e indicadores afetam significativamente o comportamento das pessoas

    nas organizações. A idéia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. O que

    uma organização define como indicador é o que ela vai obter como resultados. O foco

    dos sistemas e medidas tradicionalmente utilizados nas organizações - como balanço

    contábil, demonstrativos financeiros, retomo sobre investimento, produtividade por

    pessoa etc. - concentra-se puramente em aspectos financeiros ou quantitativos - e tenta

    controlar comportamentos. Esse controle típico da Era Industrial não mais funciona

    adequadamente. Toma-se necessário construir um modelo direcionado para a organização

    no futuro, colocando as diversas perspectivas em um sistema de contínua monitoração

    em substituição ao controle.

  • correto

    principio do BSC:

    principio 1: traduzir a estrategia em termos operacionais

    principio 2: alinhar a organização à estrategia

    principio3: transformar a estrategia em uma atividade do dia a dia de todos

    principio 4: estratégia é um processo continuo

    principio 5: mobilizar as mudanças através da liderança executiva


    fonte: prof. Carlos Xavier - estrategia concursos

  • Complementando: esses 5 princípios são da Christiane Ogassawara.

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • na duvida o BSC pode até fazer comida

  • GAB. C

    O processo de elaboração do Balanced Scorecard possui cinco princípios:

    Traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias: o mapa estratégico. Esse mapa descreve a estratégia e fornece os fundamentos que guiarão o projeto de um BSC.

    Alinhar a organização à estratégia: as áreas ou unidades de negócio se ligam à estratégia corporativa.

    Transformar a estratégia em tarefa de todos: essa transformação ocorre por meio da comunicação da estratégia (de cima para baixo), que deve ser traduzida em linguajar claro para que todos os colaboradores da organização a entendam e direcionem sua atuação para ela.

    Converter a estratégia em processo contínuo: na implementação do processo de gerenciamento da estratégia nas empresas três passos foram identificados: a conexão da estratégia ao processo orçamentário, objetivando conciliar as iniciativas de longo prazo com o desempenho esperado no curto prazo; a realização de reuniões gerenciais para avaliação da estratégia; e o aprendizado organizacional, com adaptação da estratégia.

    Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva: a implementação da estratégia demanda trabalho contínuo e em equipe. Caso a alta direção da organização não se envolva ou atue com pouca dedicação, a estratégia não será implementada. Esse princípio contempla: a mobilização para a mudança organizacional (esclarecimento sobre a importância da mudança), e definição do processo de governança que orientará e direcionará as mudanças (há um rompimento da estrutura tradicional de poder).

    FONTE: Profa. Giovana Carranza.

  • Dificilmente essas sentenças genéricas estão erradas.

    De qualquer forma, Kaplan e Norton (2004) entendem que o processo de elaboração do BSC possui cinco objetivos:

    Traduzir a estratégia em guias operacionais;

    Alinhar a organização à estratégia;

    Transformar a estratégia em tarefa de todos;

    Converter a estratégia em processo contínuo;

    Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;

    Item correto.

  • BSC é um método voltado ao gerenciamento da estratégia das empresas. Seu principal objetivo é possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às empresas.