-
Achei forçado chamar o conceito independência de dados de visão abstrata de dados. Realmente, visão abstrata de dados é conhecida como independência de dados?
-
Também achei forçada de barra, mas pesquisando no material de BD encontrei o seguinte:
Abstração dos dados
- Característica que permite a independência de dados do programa e a independência da operação dos programas.
- SGDB
.Representação conceitual
.Modelo de dados
.Conceitos lógicos
-
O SGBD proporciona um conjunto de programas que permite o acesso aos dados sem exposição dos detalhes de representação e armazenamento de dados, por meio de uma visão abstrata dos dados, conhecida como independência de dados.
ERRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO
O SGBD proporciona um conjunto de programas que permite o acesso aos dados sem exposição dos detalhes de representação e armazenamento de dados, por meio de uma visão abstrata dos dados conhecida como independência de dados.
CERTO
-
CERTO
são sinônimos!!
-
Independência dos dados: capacidade de alterar o esquema em um nível dos sistemas de bancos de dados sem alterar o esquema no nível mais alto.
Navathe apresenta dois tipos de independecia de dados:
1. Independência lógica de dados - capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou os aplicativos.
2. Independência física de dados - capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.
-
Acho que o Cespe demitiu seus examinadores e contratou os examinadores da FCC, por um precinho mais em conta... kkkkkk
-
Gabarito: CERTO.
Para Elsmari e Navathe, uma das características dos bancos de dados é:
- Isolamento entre programas e dados; e abstração de dados:
A abstração de dados é a capacidade de um SGBD oferecer aos usuários uma representação conceitual de dados que não inclui muitos detalhes de como os dados são armazenados ou como as operações são implementadas.
Deste conceito decorrem:
- Independência dos dados dos programas: a estrutura dos arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGBD separadamente dos programas de acesso.
- Independência da operação do programa: alguns bancos de dados trabalham com o conceito de operações, que são funções ou métodos que podem ser invocados pelo programa. Os programas podem atuar invocando essas operações, independentemente de como estas estão implementadas.
A assertiva trata do conceito de independência de dados.
Vale ressaltar que o termo visão abstrata de dados utilizado no item referese justamente a omissão dos detalhes de como os dados são representados e armazenados em um banco de dados.
EXPONENCIAL CONCURSOS.
-
Em computação, quando falamos de abstração, estamos nos referindo a um conceito que permite relevar os detalhes técnicos de um determinado conceito em favor de uma visão mais ampla, mais próxima do contexto do usuário. Assim, quanto maior o grau de abstração, menos detalhes intrínsecos às maquinas e sistemas são levados em consideração.
Nesse caso específico, em outras palavras, o examinador quis dizer que a independência de dados é a característica de abstrair os detalhes da representação e armazenamento dos dados. Não deixa de estar correto, já que o programa de aplicação releva os detalhes da implementação do BD, trazendo assim a possibilidade de se realizar alterações no banco sem precisar alterar o programa.
Gabarito: C
-
Os primeiros SGBDs utilizavam programas que tinham conexões muito próximas entre eles e os bancos de dados, de forma que a definição de bancos de dados era parte dos programas que acessavam o banco de dados. Por isto, a maioria das mudanças na definição do banco de dados gerava atualizações trabalhosas nos programas, causando grandes problemas no ajuste de desempenho dos bancos de dados.
Para minimizar problemas de manutenção como os expostos acima foi concebido o conceito de independência de dados, que preconiza que um banco de dados deve ter uma identidade separada dos programas (além de formulários e relatórios) que o utilizam, permitindo que a definição de banco de dados seja alterada sem afetar os programas relacionados. Por esta visão, como afirma o item, os dados podem ser acessados sem que haja exposição de detalhes e armazenamento desnecessários: Por exemplo: ao adicionar uma coluna a uma tabela, programas que não utilizem a nova coluna, não devem ser afetados.
A visão abstrata dos dados proporcionada pela independência de dados facilita, assim, a conversão e a reorganização do banco de dados, sem que as mudanças na estrutura lógica ou física do banco de dados exija alterações nos programas de aplicação. Há vários níveis de abstração, sendo que o mais baixo deles, o físico, descreve como os dados estão realmente armazenados, englobando estruturas complexas de baixo nível. O nível de visões do usuário descreve partes do banco de dados, de acordo com as necessidades de cada usuário, individualmente, conforme foi descrito no item.
Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.
-
A característica que permite que permite a independência de dados da aplicação e a independência da operação da aplicação é chamada de abstração de dados.
Um SGBD oferece aos usuários uma representação conceitual de dados que não inclui muitos dos detalhes de como os dados são armazenados ou como as operações são implementadas.
GABARITO: CORRETO
Prof. Diego Carvalho
-
Certo.
Um SGBD fornece uma interface que permite que os programas/usuários tenham acesso aos dados por meio de comandos SQL. A forma como os dados são representados e armazenados é de responsabilidade do SGBD.
Ele cria uma abstração para o programador. Essa abstração é chamada de independência de dados.
Fonte: Grancursos
-
CERTO
A independência de dados tem como característica a Abstração de dados, que permite aos usuários, acesso aos dados, porém sem exposição aos detalhes de armazenamento (a parte complexa fica escondida do usuário através de níveis de abstração)
O SGBD oferece aos usuários uma representação Conceitual de dados, que não incluem detalhes sobre armazenamento dos dados, apenas uma "visão geral".
-
Gabarito: CORRETO
Em computação, quando falamos de abstração, estamos nos referindo a um conceito que permite relevar os detalhes técnicos de um determinado conceito em favor de uma visão mais ampla, mais próxima do contexto do usuário. Assim, quanto maior o grau de abstração, menos detalhes intrínsecos às maquinas e sistemas são levados em consideração.
Nesse caso específico, em outras palavras, o examinador quis dizer que a independência de dados é a característica de abstrair os detalhes da representação e armazenamento dos dados. Não deixa de estar correto, já que o programa de aplicação releva os detalhes da implementação do BD, trazendo assim a possibilidade de se realizar alterações no banco sem precisar alterar o programa.
Fonte: Arthur Mendonça | Direção Concursos
-
acredito que uma visão abstrata mostra os dados de maneira conceitual,sem muitos detalhes.
-
Independência é você sair de um ponto(A) ao outro(B), sem interferir o próximo(C)
-
Direto ao ponto:
INDEPENDÊNCIA DE DADOS: É a capacidade que um SGBD possui para que o usuário possa analisar os dados a em um nível externo, sem necessariamente precisar entender como os dados estão armazenados
Portanto, gabarito: CERTO!
Complementando:
Ordem: Nível externo(conceitual)/ nível conceitual (lógico) /nível interno (físico)
OUTRAS QUESTÕES DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:
(CESPE - 2010 - Q69765) O mapeamento do nível conceitual para o nível interno é a chave para a independência de dados física, assim como o mapeamento do nível externo para o conceitual é a chave para a independência lógica de dados. CERTO!
(CESPE - 2011 - Q261390) - Independência de dados é a capacidade de modificar a definição dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior. Existem dois níveis de independência de dados: a independência física e a independência lógica. CERTO!
(CESPE -2016- Q678077) - Independência lógica de dados refere-se à capacidade de alterar o esquema conceitual sem a necessidade de alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação. CERTO!
(CESPE - 2016 - Q759981) Em sistemas gerenciados de banco de dados, a independência dos dados refere-se à capacidade de modificar a estrutura lógica ou física do banco, sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos. CERTO!
Espero ter ajudado! Bons estudos!
-
tive que abstrair bastante pra marcar correto nessa questão
-
sgbd populares: Oracle; SQL
permitem tarefas como: definir, construir, manipular e compartilhar BD
Os SGBDs listados na questão utilizam dialetos diferentes da linguagem padrão SQL. Cada um usa linguagem específica.
SGBD (sist. gestão BD):
- Proporciona independência de dados, isto é a característica de abstrair (revelar) os detalhes da representação e armazenamento dos dados (sem exposição dos detalhes).
- Possibilita que vários usuários usem/acessem/manipulem os dados ao mesmo tempo.
- Componentes do SGBD permitem administrar por linhas de código de programação ( baixo nível), possibilitando uma interface de consulta.
- DDL (Data Definition Language) : Comandos que modificam, criam e excluem objetos (definem)
- DML (Data Manipulation Language): instruções para trabalhar com os dados (manipulam)
- DQL (data query language): extrair dados de diferente maneiras;
- DTL (data transition language): controle e registro das transações;
- DCL (data control language): controlarem a parte de segurança
Funções SGBD
- Definição de dados:;
- Manipulação de dados;
- Otimização e execução
- Segurança e integridade de dados
- Recuperação de dados e concorrência
- Dicionário de dados;
- Desempenho.
-
Vamos com tudo meu aluno(a), Rumo à Aprovação!
Gabarito: Certo.
_____________________________________________________________________________________
O que é Independência dos Dados?
Trata-se da habilidade de alterar o conceito dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior.
_____________________________________________________________________________________
O que é a Independência Lógica dos Dados?
É a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário.
_____________________________________________________________________________________
O que é a Independência Física dos Dados?
É a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual.
_____________________________________________________________________________________
RESUMO:
Independência dos Dados = sem afetar o esquema de nível superior.
Independência Lógica (alterar o esquema conceitual) = sem ter que alterar o esquema externo.
Independência Física (alterar o esquema interno) = sem ter que alterar o esquema conceitual.
Bons Estudos!