SóProvas


ID
1682362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito a fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item subsequente.

As críticas sobre o uso de métodos quantitativos para a interpretação de informações sociais referem-se a crenças do senso comum de que as distorções na abordagem da realidade podem ser evitadas pela codificação.


Alternativas
Comentários
  • Minayo (1998) faz uma crítica à metodologia quantitativa afirmando que as abordagens quantitativas sacrificam os significados no “altar do rigor matemático”. Existe uma crença ingênua de que as distorções podem ser evitadas pela “codificação”; há evidências de que os métodos quantitativos simplificam a vida social, limitando-a aos fenômenos que podem ser enumerados.

  • Obrigada Sarah por compartilhar seus conhecimentos. Deus a abençoe . Abçs

  • Gabarito Certo.

    De certo que quando se utiliza a expressão quantitativa, se pensa em valor numerico, mas é fato que nas pesquisas com abordagens quantitativas e qualitativas o rigor maior é se compreender o objeto de estudo da pesquisa, em sua subjetividade, o fator numerico vai nos propiciar maior capacidade de pensar, de compreensão o objeto estudado. A questão nos remete a pensar que a qualidade dos fatos e das relações sociais, não podem ser especificadamente codificadas, ou mesmo enumeradas, o que é traço do senso comum, quantidade x valor numerico, vai além da representativiade numerica.  Minayo (1998)