Conforme estabelecido o entendimento por Derlandes (2016, p. 29) que o projeto de pesquisa é um exercício científico e artesal do intelectual. De forma simples, o projeto contitui diversos esforços intelectuais a abstrações teóricas, e que dentro desse processo há o rigor da criatividade por parte do pesquisador. É necessário que seja feito uma articulação de todos os conhecimentos que estão disponíveis. Em reposta há essa afirmativa, "o projeto de pesquisa não surge espontaneamente, unicamente pela vasta experiência ou pelo grande compromisso social de um pesquisador em relação ao uma temática [...]Entratanto torna-se necessário o trabalho sistemático para o domínio de teorias métodos justamente para que o pesquisador passar ser criativo"(DERLANDES, 2016, p. 29-30).
Verificar informações em "Pesquisa Social Teoria Método e Criatividade"
A metodologia é muito mais que técnicas. Ela inclui as concepções teóricas da abordagem, articulando-se com a teoria, com a realidade empírica e com os pensamentos sobre a realidade. No entanto, nada substitui, a criatividade do pesquisador.
A pesquisa é um trabalho artesanal que não prescinde da criatividade, realiza-se fundamentalmente por uma linguagem baseada em conceitos, proposições, hipóteses, métodos, e técnicas, linguagem esta que se constrói com um ritmo próprio e particular.
Um projeto de pesquisa constitui a síntese de múltiplos esforços intelectuais que se contrapõem e se complementam: de abstração teórico-conceitual e de conexão com a realidade empírica, de exaustividade e síntese, de inclusões e recortes, e, sobretudo, de rigor e criatividade.