SóProvas


ID
1682380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue o item seguinte.

A orientação e o acompanhamento realizados por assistentes sociais que adotem o atual projeto ético-político da profissão têm caráter educativo e interferem diretamente na formação de condutas e de subjetividades dos usuários dos espaços sócio-ocupacionais.


Alternativas
Comentários
  •  As ações profissionais são dotadas de caráter educativo e se desenvolvem mediatizadas pelas políticas sociais que garantem o acesso aos serviços, programas e benefícios sociais (IAMAMOTO, 1999; YASBEK, 1999; SIMIONATTO, 1999; CARDOSO, MACIEL, 2000; ABREU, 2002; 2004). 

    Na esteira desse pensamento, Cardoso e Maciel (2000, p. 142) afirmam que a profissão “se institucionaliza e se desenvolve na sociedade capitalista como ação de cunho sócio-educativo, inscrita no campo político-ideológico, nos marcos institucionais das políticas sociais públicas e privadas”. Abreu (2002), aprofundando essa perspectiva com base no pensamento de Gramsci, afirma que as atividades desenvolvidas pelos assistentes sociais têm uma “função pedagógica”, cujo princípio educativo está condicionado pelos vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais.

  • Esta questão depõe contra o CFESS e contra o acumulo teórico do serviço social, que nega a Subjetividade como parte do fazer profissional do assistente social.
    Toda vez que aparecer a palavra subjetividade em tom de afirmação no fazer profissional do serviço social, a questão é falsa. Subjetividade é da psicologia e veementemente combatido tal prática pelo CFESS. Tem a ver com a psicologização do serviço social.
    De modo que se eu tivesse participado deste concurso teria entrado com recurso. 
    Note a colega abaixo colocou informação sobre quase tudo, porém não achou meios de fundamentar a palavra "subjetividade".
    E agora José?

  • Davi Barbosa, você está enganado. Sugiro que leias o texto da prof. Regina Célia Tamaso Mioto, grande nome do serviço social e atualmente professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. o Texto é: "Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias". Na página 2 afirma que: "Discutir orientação e acompanhamento significa discutir o caráter educativo dessas ações, uma vez que interferem diretamente na formação de condutas e subjetividade de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social"

  • Gabarito Correto!

     

     

    Diante dessas afirmações, pode-se dizer que discutir orientação e acompanhamento significa discutir o caráter educativo dessas ações,uma vez que interferem diretamente na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social (VASCONCELOS apud  MIOTO, 2009, p. 2).

     

    Disponível em < http://www.unochapeco.edu.br/saa/correio/2014/04/1398169721112890/aaoes_socioeducativas_regina_celia_mioto.pdf> Obs.: Agora sim, acredito!

     

  • Eu também desconfiei deste termo: formação de condutas. Depois que a gente se torna mais experiente com a prática, começamos a nos despregar um pouco da teoria e arriscar discordar de algumas sólidas, mas não inquebráveis afirmações de conceituados autores, claro, sem desmerecê-los.

  • Essa questão deveria ser anulada. O assistente social que adota o projeto etico politico profissional tem a liberdade como valor ético central. Então, como interferir diretamente na formação de condutas e de subjetividades? FERE DIRETAMENTE ESSE PRINCIPIO!!!!!!

  • "Pode-se dizer que discutir orientação e acompanhamento significa discutir o caráter educativo dessas ações, uma vez que interferem diretamente na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social (VASCONCELOS, 2000). Nesse contexto, postula-se a orientação e o acompanhamento como ações de natureza socioeducativa que, como os próprios nomes indicam, interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias."

     Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias - Regina Célia Tamaso Mioto