-
Operacionalmente, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser definidos
como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação
social. Sua finalidade imediata é a emissão de um parecer – formalizado ou não – sobre tal
situação, do qual o sujeito demandante da ação/usuário depende para acessar benefícios,
serviços e/ou resolver litígios. Essa finalidade é ampliada quando se incluem a obtenção e
análise de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da população
atendida em programas ou serviços, partir do conjunto dos estudos efetuados como
procedimento necessário para subsidiar o planejamento e a gestão de serviços e
programas, bem como a reformulação ou a formulação de políticas sociais. Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8B11wB4614LYr7zq15a4.pdf
-
(Regina Célia Tamaso Mioto, Artigo Estudo Socioeconômicos, pág.9).
-
Resposta Certa
Tem como finalidade conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo à intervenção. (FÁVERO, 2009, p. 625)
-
O que quer dizer FORMALIZADO OU NAO?
-
Operacionalmente, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser definidos
como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social. Sua finalidade imediata é a emissão de um parecer – formalizado ou não – sobre tal situação, do qual o sujeito demandante da ação/usuário depende para acessar benefícios, serviços e/ou resolver litígios.
(Regina Célia Tamaso Mioto, Artigo Estudo Socioeconômicos, pág.9).
-
Eliane, significa que pode ou não ter sido solicitado por alguma instituição. Ou seja, pode ser um ato de oficío do próprio Assistente Social.
-
Para comentarmos a assertiva acima iremos recorrer ao texto Estudos socioeconômicos de Regina Célia Tamaso Mioto (In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009. Disponível on line). Conforme a autora, os estudos socioeconômicos são utilizados para conhecer determinada realidade social, política e econômica, analisando as informações obtidas através do estudo. Estes estudos, geralmente, são utilizados afim de formarem um parecer, o qual pode ser formalizado ou não, que possa possibilitar ou não o acesso a determinadas políticas sociais, programas, benefícios e serviços. Nessa perspectiva, tais estudos sintetizarão informações e análises sobre determinada situação social, já que os usuários que pleiteiam tal serviço, benefício ou acesso a políticas e programas serão submetidos à eles. Assim, após o estudo será emitido um parecer, que pode ser solicitado pela instituição ou não, de forma a concluir se o usuário em questão cumpre com os requisitos para acessar o serviço que está demandando.
RESPOSTA: CERTO
-
QUESTÃO CERTA..
[...] os estudos socioeconômicos/estudo social podem se definidos como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social. Sua finalidade IMEDIATA É A EMISSÃO DE UM PARECER - FORMALIZADO OU NÃO - sobre tal situação, do qual o sujeito demandante da ação/usuário depende para acessar benefícios, serviços e/ou resolver litígios. [...] (Estudos Socioeconômicos. MIOTO, Regina C.T. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 9)
-
Os estudos sociais servem para proporcionar acesso a determinados benefícios em empresas privadas, inclusive empréstimos financeiros. destinam-se à adstrição da população no acesso a determinados serviços (creches, por exemplo) ou concessão de diferentes auxílios nas ONGs. essas finalidades estão presentes nos programas vinculados às parcerias público-privadas. No campo sociojurídico, os estudos sociais são a base para emissão de pareceres e laudos, têm valor de prova nos processos judiciais.
-
Têm, deveria estar no singular
-
Têm, deveria estar no singular
-
Marilson Moura, "têm" se refere a "Os estudos socioeconômicos" , por isso o emprego do plural.