-
CPC 06 - Arrendamento Mercantil
Arrendamento mercantil nas demonstrações contábeis do arrendador
Arrendamento mercantil operacional
49. Os arrendadores devem apresentar os ativos sujeitos a arrendamentos mercantis operacionais nos seus balanços de acordo com a natureza do ativo.
50. A receita de arrendamento mercantil proveniente de arrendamentos mercantis operacionais deve ser reconhecida no resultado na base da linha reta durante o prazo do arrendamento mercantil, a menos que outra base sistemática seja mais representativa do padrão temporal em que o benefício do uso do ativo arrendado é diminuído.
51. Os custos, incluindo a depreciação, incorridos na obtenção da receita de arrendamento mercantil devem ser reconhecidos como despesa. A receita de arrendamento mercantil (excluindo recebimentos de serviços fornecidos tais como seguro e manutenção) deve ser reconhecida na base da linha reta durante o prazo do arrendamento mercantil mesmo se os recebimentos não estiverem nessa base, a menos que outra base sistemática seja mais representativa do padrão temporal em que o benefício de uso do ativo arrendado é diminuído.
gab: C
-
Depreciação de aluguel? Isso não existe!
-
Achei tudo muito confuso. Alguém pode explicar??
Depreciação de aluguel.
Como uma receita será reconhecida como despesa? Eu recebia 1000, então com a "depreciação de aluguel" passo a receber 700. Como essa minha receita de 700 irá para conta de despesas???
Sei lá... Ao meu ver está errado.
-
A redação causa confusão, mas o enunciado quis te dizer o seguinte:
"o locador de um imóvel reconhece a depreciação desse imóvel?"
Resposta: SIM.
Em ESSÊNCIA o imóvel é dele e continuará sendo, diferentemente do Arrendamento Financeiro. Utiliza-se o princípio da "essência sobre a forma" para raciocinar sobre essa questão.
Fim.
-
caí feito um pato. melhor aqui que na prova....
-
que eu saiba, o que se deprecia é o bem imobilizado (tangível). Não o fruto (aluguel) desse bem! Tosca a questão e pior ainda o gabarito