SóProvas


ID
1682734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca do PMBOK 5, julgue o item subsecutivo.

Na estimativa de custos de projetos, a aplicação da técnica Delphi pode melhorar a exatidão das referidas estimativas.


Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais. A técnica pode ser adaptada para uso em encontros presenciais, sendo então denominada de mini-Delphi ou Estimate-Talk-Estimate (ETE). O método Delphi tem sido largamente utilizado para previsões empresariais e tem certas vantagens sobre outras abordagens de previsões estruturadas em mercados preditivos. A técnica de Delphi é frequentemente citada em manuais de gerenciamento de riscos em projetos.

    Técnica de Delphi em gerenciamento de projetos:

    Trata-se de uma técnica que pode ser usada para obter consenso a respeito dos riscos de um projeto. Note que a técnica de Delphi pode ser usada para obter qualquer tipo de consenso entre pessoas. Não é uma técnica apenas para identificação de riscos. O presente texto explica apenas o uso da técnica de Delphi para identificação de riscos em projetos.


  • Uma vez que a técnica Delphi prevê especialistas realizando a previsão estimada, logo esta será mais exata.

  • Correta.

    A Técnica Delphi é a técnica de coleta de informações utilizada como meio de alcançar um consenso de especialistas em um assunto. Nesta técnica, os especialistas no assunto participam anonimamente. Um facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre os pontos importantes do projeto relacionados ao assunto. As respostas são resumidas e então redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser alcançado após algumas rodadas desse processo. 

     

    A técnica de Delphi pode ser utilizada nas áreas de conhecimento de:

    Escopo
    Tempo
    Custo
    Risco

  • Técnica Delphi:

     

    é uma técnica usada no gerenciamento de riscos que serve para se buscar um consenso entre especialistas em uma determinada área.

    Ela é especialmente útil para que especialistas gerem ideias sobre os riscos enfrentados, no processo de identificação de riscos.

    Eles participam de maneira anônima, respondendo questões sobre alguns pontos do projeto. Essas respostas são resumidas e redistribuídas para
    que os especialistas façam novos comentários.

    Este processo é repetido por algumas rodadas até que seja alcançado um consenso, reduzindo a parcialidade que decorre da influência
    indevida de algum dos especialistas.

     

    A técnica de Delphi pode ser utilizada nas áreas de conhecimento de:

    Escopo
    Tempo
    Custo - Na estimativa de custos de projetos, a aplicação da técnica Delphi pode melhorar a exatidão das referidas estimativas.
    Risco

  • Curiosidade

    1) A técnica Delphi surgiu durante a guerra fria para responder à pergunta: Quantas bombas soviéticas são necessárias para afetar a produção militar americana? Especialistas militares se reuniram e depois de várias rodadas estabeleceram uma faixa de 167 a 360 bombas. 

    2) Técnica Delphi inspirou a Técnica de Planning Poker utilizada em metodologias ágeis. 

    Fonte: Professor Andriele Ribeiro (Youtube)

  • Quais as ferramentas do processo estimar os custos? 1.Opinião especializada 2.Estimativa análoga 3.Estimativa paramétrica 4.Bottom-up (detalhles) 5.Estimativas de três pontos (PERT) 6.Análise das reservas 7.Custo da qualidade 8.Software de gerenciamento de projetos 9.Análise de proposta de forncedor 10.Técnicas de tomada de decisões em grupo Delphi faz parte das Técnicas de tomada de decisão em grupo.
  • Complementando...

     

    7.2.2 Estimar os custos: ferramentas e técnicas
     

    7.2.2.10 Técnicas de tomada de decisão em grupo
    Abordagens de equipe tais como brainstorming, técnica Delphi ou técnicas de grupo nominal são úteis para o engajamento dos membros da equipe a fim de melhorar a exatidão e o comprometimento com as estimativas emergentes. Ao envolver um grupo estruturado de pessoas que estão próximas da execução técnica do trabalho no processo de estimativa, informações adicionais e estimativas mais precisas são obtidas. Além disso, quando as pessoas estão envolvidas no processo de estimativa, o seu compromisso com o alcance das estimativas resultantes de tal processo aumenta.

     

    Fonte: PMBoK 5ª Edição - pág. 207

  • c-

    tecnica onde um seleto grupo de especialistas responde questionários e fornece comentários a respeito das respostas de cada rodada de coleta de requisitos.

  • Importante ressaltar que a técnica DELPHI não existe no PMBOK6, naõ sendo citada em nenhum momento.

  • Questão Difícil! No processo estimar os custos, as técnicas sugeridas pelo Guia são:

    Opinião especializada

    Estimativa análoga

    Estimativa paramétrica

    Estimativa "Bottom-Up"

    Estimativas de três pontos

    Análise de reservas

    Custo da qualidade (CDQ)

    Software de gerenciamento de projetos

    Análise de proposta de fornecedor

    • Técnicas de tomada de decisão em grupo (dentro dessas técnicas, o guia sugere o brainstorming, técnica Delphi ou técnicas de grupo nominal)

    Sempre haverá uma questão que é muito difícil de ser marcada com precisão. O que você precisa saber é se está diante de uma questão deste nível de dificuldade ou não. O que seria obrigatório você acertar, a meu ver, seria se a questão contivesse as estimativas análoga, paramétrica, bottom-up ou de três pontos para estimar custos.

    Correto.