-
Pessoal, vejamos o que diz a Professora Giovanna Carranza
Não há consenso entre os autores sobre o número, a sequência padrão, e nem quanto aos termos utilizados para a definição das etapas do planejamento estratégico.
Alguns autores concentram-se na análise interna e externa e na definição da estratégia; outros utilizam três, quatro ou cinco etapas.
Quanto à ordem das etapas, também não há consenso entre os autores: a maioria entende que a primeira ação para a elaboração do planejamento estratégico é a definição da missão e a visão para depois realizar o diagnóstico estratégico, que é a análise da situação atual e logo depois a definição dos objetivos - mas há quem pense diferente: que primeiro viria o diagnóstico institucional e depois seria definida a missão e a visão e o estabelecimento dos objetivos.
GABARITO: CERTO
-
CERTO
FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
-DIAGNOSTICO ESTRATÉGICO ( NÃO HÁ CONSENSO SOBRE A PRIMEIRA FASE)
-MISSÃO DA EMPRESA
-INSTRUMENTOS PRESCRITIVOS E QUANTITATIVOS
-CONTROLE E AVALIAÇÃO.
-
cade a definição dos objetivos?
-
O cespe considera corretas as questões que primeiro abordam o diagnóstico estratégico para depois definir a missão e a visão, mas nem todos os autores seguem esse ordem. (diagnostico, missão e visão, instrumentos prescritivos e quantitativos que são os objetivos e metas e recursos para realizar os planos e por último controle e avaliação. (PALUDO, 2014)
-
Outra ordem de etapas do planejamento
estratégico são as etapas que Djalma de
Oliveira apresentam, que são:
01. Diagnóstico estratégico: abrange a definição da Visão, a análise externa, análise interna e análise dos
concorrentes. O Diagnóstico Estratégico é a fase do Planejamento
Estratégico na qual a instituição realiza duas análises: uma interna
e outra externa. A análise interna foca-se nos elementos
presentes na própria instituição, mapeando e analisando seus pontos fortes e
seus pontos fracos. A análise externa, focada nas interações entre a
instituição e seu ambiente exterior, visa enumerar as oportunidades e as
ameaças que, de alguma forma, produzem efeito sobre as atividades
desenvolvidas pela instituição.
02. Definição da missão: é a definição da razão de ser da empresa e
as consequências de tal definição;
03. Definição dos instrumentos prescritivos e quantitativos: são prescritivos os
instrumentos que irão dizer como a organização deve atuar para alcançar os
objetivos definidos. Instrumentos quantitativos,
basicamente, são aqueles ligados ao planejamento
orçamentário;
04. Controle e Avaliação: são verificações,
etapas em que se avalia o que está sendo feito corresponde ao que foi
planejado.
-
Segundo o comentário do Danilo Capistrano, então o Cespe adota a corrente minoritaria como certa.
Ê Cespe!
-
Neste caso, predomina o entendimento de Djalma de Oliveira, o qual estabelece que o planejamento inicia-se com o diagnóstico organizacional. CORRETA
-
Errei porque pensei que a missão e a visão da empresa fosse defenida anterior ao planejamento estratégico, afinal como vou fazer um planejamento se não tenho base e estas premissas?. Não tenho pra onde ir e nem sei o caminho não concordam?
-
Keila segundo DJALMA OLIVEIRA ''missão'' é elemento da fase II do planejamento estrátegico. a primeira fase se da por: Diagnostico Estrategico
-
em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico (matriz SWOT); definição da missão e visão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.
-
Retirado do livro "Planejamento Estratégico" de Djalma P. R. de Oliveira
-
-
''Embora não exista uma metodologia universalmente aceita...'' AQUI JÁ PERCEBI QUE O CESPE QUERIA TIRAR O DELE DA RETA. FUI DIRETO AO GABARITO CERTO DA QUESTÃO. SABENDO QUE ISSO É ADOTADO DE FORMA MINORITÁRIA PELA DOUTRINA.
GABARITO CERTO
Saber a forma como a banca atua é muitíssimo importante. Isso fará a diferença na hora da prova...
-
Fase I - Diagnóstico Estratégico
Nesta fase busca-se responder à pergunta “onde estou”? É fundamental que o diagnóstico seja realista, completo e impessoal, evitando
problemas futuros no desenvolvimento e na implementação do planejamento estratégico. Esta fase pode ser dividida em 5 etapas:
a) Identificação da Visão
b) Identificação dos valores
c) Análise externa
d) Análise interna
e) Análise dos concorrentes
Fase II - Missão da empresa
Neste ponto deve ser estabelecida a razão de existir da organização, bem como seu posicionamento estratégico. Podemos dividir esta fase nas seguintes etapas:
a) Estabelecimento da missão da empresa;
b) propósitos atuais e potenciais;
c) Estruturação e debate de cenários;
d) postura estratégica;
e) macroestratégias e macropolíticas
Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos (diretrizes, objetivos, metas, orçamento e planos de ação)
Nesta fase são utilizados instrumentos prescritivos, que explicitam o que deve ser feito para que se alcancem os propósitos da missão, de acordo com tudo o que já foi estabelecido anteriormente no planejamento estratégico (diretrizes).
Além destes, também são utilizados instrumentos quantitativos com o objetivo de planejar os recursos necessários, onde se destaca o orçamento como peça de planejamento. Segue as seguintes etapas:
a) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas.
b) estratégias e políticas.
c) projetos, programas e planos de ação.
Fase IV - Controle e avaliação.
É nesta etapa que se verifica o andamento do planejamento estratégico e das ações da empresa rumo à situação planejada.
Em sentido amplo, esta etapa envolve processos de:
Estabelecimento de padrões de medida e de avaliação, Indicadores desempenho;
Medida/métricas dos desempenhos apresentados;
Comparação do realizado com o planejado;
Avaliação
Comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos;
Análise dos desvios;
Tomada de ações corretivas;
Feedback de informações para uso em futuros processos de planejamento.
-
Quando a CESPE deixa a questão muito aberta (ampla) tende a estar correta. Se restringir demais tende a estar errada.
-
Quando a CESPE deixa a questão muito aberta (ampla) tende a estar correta. Se restringir demais tende a estar errada. PERFEITO
-
A maioria das questões abaixo utiliza a seguinte sequência:
01. Formulação dos objetivos organizacionais (metas específicas).
02. Análise Externa do ambiente.
03. Análise interna da empresa/organização.
04. Formulação das alternativas estratégicas (Plano Estratégico) e escolha da estratégia a ser utilizada.
05. Desenvolvimento do planos táticos e operacionalização da estratégia.
O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização. CERTO.
A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões. ERRADO. O plano é posterior.
O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna (e externa) da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades. ERRADO.
Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. ERRADO. As políticas e estratégias são depois.
O diagnóstico estratégico, uma das principais etapas do processo de planejamento estratégico, está intimamente relacionado com a definição das estratégias e políticas da empresa. Essa definição deverá preceder o diagnóstico estratégico. ERRADO. As políticas e estratégias são depois.
Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação. CERTO. Nessa questão utiliza as etapas de Djalma de Oliveira.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Perceba que, primeiro, o CESPE deixou claro que não existe consenso nas etapas de planejamento estratégico. Depois, afirmou que as etapas “mais utilizadas” são as quatro fases propostas por Djalma Oliveira (corroborando a ideia de que as fases de Djalma Oliveira são as mais utilizadas pelas bancas).
===
PRA AJUDAR:
Q942017 ➜ Em um processo de planejamento estratégico, deve-se primeiramente realizar a análise da situação do ambiente para, em seguida, definirem-se os objetivos a serem alcançados. (ERRADO)
- R: Em um primeiro momento você poderia pensar o seguinte: “Ora, será que o CESPE mudou o entendimento? Será que agora o CESPE entende como correta as etapas defendidas por Chiavenato (onde a “definição dos objetivos” é a primeira etapa)?”
- Não, meu amigo! O que tornou a questão errada foi a utilização da palavra “deve-se”. Conforme vimos, o próprio CESPE já elaborou questões nas quais defende a ideia de que não há consenso nas etapas de planejamento estratégico. Portanto, a utilização do termo “deve -se”, traz a ideia de imposição, e torna a assertiva errada.
===
Q560743 ➜ O planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das seguintes etapas: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha das estratégias; elaboração do planejamento e sua implantação mediante planos táticos e planos operacionais. (CERTO)
- R: A assertiva está correta! Perceba que o CESPE, desta vez, trouxe as etapas do planejamento estratégico defendidas por Chiavenato.
- O CESPE utilizou a palavra “pode” (dando uma ideia de “opção”; e não de “imposição”).
- Portanto, de fato, o planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das etapas indicadas por Chiavenato.
===
Q152206 ➜ Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. (ERRADO)
- R: Não há consenso entre as etapas de planejamento estratégico!
- Perceba que o CESPE não defende nenhuma das posições (nem de Chiavenato, nem de Djalma Oliveira). O CESPE defende a ideia de que não existe consenso nas etapas de planejamento estratégico.
===