SóProvas


ID
1683025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos.

Durante o diagnóstico organizacional, são identificados, no ambiente interno, os fatores que constituem os pontos fortes e fracos da organização, assim como os pontos neutros, que são as variáveis internas e controláveis, mas que, por falta de informações adequadas, não podem ser classificadas como favoráveis ou desfavoráveis à organização.


Alternativas
Comentários
  • EXISTEM PONTOS NEUTROS????

    achei assim:

    Além dos pontos fortes e fracos da organização, devemos considerar também os pontos neutros, que são aqueles que, em determinado momento, não estão sendo considerados nem como deficiências nem como qualidades da organização. como planejamento é um processo dinâmico, esses pontos neutros vão sendo enquadrados como pontos fortes ou pontos fracos ao longo do tempo.

    72.ANSSOF, H Igor Estratégia empresarial.São Paulo:Mc Grawn-Hill,1977,citado por Oliveira, 2002

  • Cespe sempre inovando.

    Análise SWOT já está manjada.

    Pontos Fortes e Fracos -- INTERNOS

    Oportunidades e Ameças -- EXTERNOS

    E AGORA ME VEM com pontos neutros, que a Juciara Pires explicou.

  • é.. estes tais pontos neutros também é novidade pra mim.

  • é.. estes tais pontos neutros também é novidade pra mim. (2)

  • é.. estes tais pontos neutros também é novidade pra mim. (3)
    Vou até mandar saporra pra Professora Giovana Carranza.

  • é.. estes tais pontos neutros também é novidade pra mim. (4)

  • é.. estes tais pontos neutros também é novidade pra mim. (5)

    Mas deve ter algum autor que fala sobre isso, achei uma apresentação na internet, exatamente com o mesmo texto:

    "Análise Interna 

    Tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição no mercado. 

    Na análise interna, nem sempre se consegue classificar algum fator como forte ou fraco, principalmente por falta de informações mais adequadas. 

    Diante desta situação e para não “forçar” uma avaliação colocando determinado fator como forte ou fraco, podem-se estabelecer os pontos neutros, que são as variáveis internas e controláveis que foram identificadas, mas não existem condições de estabelecer se estão proporcionando uma condição que pode ser favorável ou desfavorável para a empresa. "

  • é.. estes tais pontos neutros também é novidade pra mim. (5)

  • é.. estes tais pontos neutros também são novidade pra mim. (650986)

     

    Mas de fato, errei a questão por outro motivo. Se alguém pensou igual, estamos juntos, veja só:

     

    Por dedução, sem maiores embasamentos científicos, os pontos neutros realmente são variáveis internas e controláveis e que por falta de informações adequadas, não podem ser classificadas como favoráveis ou desfavoráveis à organização. 

     

    O problema pra mim foi o emprego do pronome relativo "que", que eu considerei que estivesse retornando todos os fatores (fortes, fracos e neutros) e se assim estivesse, a questão estaria errada, pois sabe-se exatamente como classificá-los.

     

    Enfim, questão ótima para cair numa prova. Derruba 99%, menos eu, vc e mais uma galera pequena que resolveu essa assertiva. Rs...

  • Happy Gilmore eu interpretei exatamente da mesma forma que vc, principalmente pelo fato da parte que menciona os pontos neutros estarem intercalados por vírgula, então julguei que a afirmação final estava se referindo aos 3 pontos internos, o q realmente tornaria a questão errada. Na minha opinião essa questão foi mal formulada.

  • Certo! 

     

    “Na realidade, os pontos neutros devem ser também considerados na análise interna, pois muitas vezes não se têm condições de estabelecer se determinada atividade ou aspecto da empresa está beneficiando ou prejudicando a mesma”.

     

    Fonte: Planejamento estratégico: conceito, metodologia e práticas - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (2007) - pág. 48

  • Gabarito --> "Correto"

    "Pontos Neutros", uma novidade para mim.

  • Pontos neutros é o Ca****! :)

    Saporra tá mais complicada que matar o Ornstein e Smough

  • "O autor Djalma Pinho Rebouças de Oliveira (2010) ainda destaca um terceiro aspecto da análise interna: os pontos neutros. Segundo o autor, pontos neutros são pontos que, por falta de um critério ou parâmetro de avaliação, não estão sendo considerados nem como deficiências, nem como qualidades da organização. Porém, como o planejamento é um processo dinâmico, tais variáveis devem receber atenção, sendo enquadrados como pontos fortes ou pontos fracos ao longo do tempo. "

    Certo.