SóProvas


ID
1683208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere ao trabalho em equipe, julgue o item seguinte.

O ciclo de desenvolvimento das equipes de trabalho é definido pelas etapas de formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração. Na etapa de normatização, tem-se o início de um processo de ajuste ou de negociação, com a finalidade de estabelecer o que será realizado, por quem e de qual maneira.


Alternativas
Comentários
  • Questão errada! Albuquerque e Puentes-Palácios (2004) identificam cinco fases de desenvolvimento das equipes: formação, conflito, normatização, desempenho e desintegração. De antemão, os autores destacam que nem sempre estas fases ocorrem de maneira pura, podendo haver características mescladas de mais de uma fase em uma dada circunstância.

    A fase de formação indica o momento em que os membros iniciam os contatos, visando à realização das tarefas. Os indivíduos começam a se conhecer e a identificar em que cada um poderá contribuir para o atingimento do objetivo da equipe. Além disso, são definidas as regras e normas de conduta. Por isso, essa fase se caracteriza pela incerteza e só tem seu fim quando os indivíduos se reconhecem como membros da equipe.

    A segunda fase, fase de conflito, é marcada pelos processos de ajuste e negociação, visto que é neste instante que se estabelece o que e como será realizado, podendo ser discutido e negociado de acordo com o interesse dos membros. Há, ainda, uma forte disputa pelo poder, e, por isso, muitas vezes, é nesta fase que começam a surgir as verdadeiras lideranças. Devido a estas circunstâncias, surgem conflitos que devem ser administrados de forma natural, focando sempre a estruturação da equipe.

     Passados os momentos de discordância, eleva-se a coesão e identificação dos membros da equipe – o que caracteriza a fase de normatização. Nesta fase, há compartilhamento de  sentimentos e percepções, e a comunicação é mais aberta e espontânea. Assim, é possível definir papéis e responsabilidades, bem como normas de desempenho que favorecem a consecução dos objetivos de equipe.

    A quarta fase, fase do desempenho, caracteriza-se pela execução das tarefas em si. Isto significa que é o momento de mais alta produtividade da equipe, apesar de esta nem sempre se apresentar em níveis constantes. Por fim, a fase da desintegração finaliza o processo de desenvolvimento de equipes, segundo Albuquerque e Puentes-Palácios (2004), e só ocorre  quando não há mais razão para a equipe continuar a existir, haja vista todos os seus objetivos  terem sido atingidos. Entretanto, é importante destacar que nem todas as equipes passam por esta fase, já que muitas delas procuram se fortalecer por meio de processos de  renovação.

    Fonte: http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_arquivos/14/TDE-2009-05-23T111332Z-1982/Publico/Dissertacao%20Aretha%20Salomao.pdf

  • Normatização:


    "desenvolve relacionamentos próximos e coesão. Constroem-se relações de maior proximidade os sentimentos e percepções passam a ser compartilhados. Lideranças são formadas e papéis bem definidos."


    A questão, a meu ver, se refere à Formação.


    A. Ribas

  • Ajuste e negociação é na fase de conflito.

  • Existem cinco fases de desenvolvimento dos grupos: 

    Formação: definição do propósito, da estrutura e da liderança. Grande incerteza. Esta fase termina quando já se reconhece como participantes.Conflito: conflitos sobre questões de controle. Ajuste e negociações sobre quem fará o que, os conflitos nunca devem ser ignorados, e sim tratados.Normatização: desenvolve relacionamentos próximos e coesão. Constroem-se relações de maior proximidade e os sentimentos. Liderança são formadas  e papéis bem definidos.Desempenho: equipe que faz a tarefa de fato. É totalmente funcional. É a fase da produtividade.Desintegração: preocupação com a conclusão das atividades. Preparo para desfazer a equipe. É "normal"  quando são alcançadas as metas traçadas para a equipe.Observação: segundo o livro gestão de pessoas para concurso, nas provas, as nomenclaturas grupos e equipes são sinônimas. A dicotomia equipe e grupo só será abordada quando a questão cobrar explicitamente essa diferença.Livro Gestão de Pessoas para Concurso, Andrei Ribas, e Cassiano Salim. pag 287
  • A etapa a que o enunciado se refere é a de formação, não de normatização.

  • ERRADO

     

    O conceito se refere à etapa de FORMAÇÃO! (início de um processo de ajuste ou de negociação, com a finalidade de estabelecer o que será realizado, por quem e de qual maneira.)

  • Esotu na dúvida, essa fase é FORMAÇÃO  ou CONFLITO?

    CONFLITO:  Ajustes e negociações sobre quem fará o que. RIBAS, 2013

  • O início do processo de ajuste se dá na etapa de conflito/tormenta.

  • Pessoal, penso que a questão está errada pelo fato de se ter colocado os estágios de de desenvolvimento do "GRUPO" ao invés das estapas de desenvolvimento das "EQUIPES". Pois, segundo Chiavenato:

     

    As equipes passam por quatro estágios no seu desenvolvimento ao longo do tempo:

     

    1 - Estágio de experimentação inicial.

    2 - Estágio de experimentação e aprendizado.

    3 - Estágio de consolidação.

    4 - Estágio de maturidade e flexibilização.

     

     

  • Questão ERRADA.

    Lendo a assertiva, acabei criando um mnemônico para facilitar a compreensão. 

    FOCO NO DEDÉ

    São 5 as fases de desenvolvimento dos GRUPOS.

    FOrmação

    COnflito


    NOrmatização                

    DEsempenho

    DEsintegração

     

     FOCO NO DEDÉ

  • ERRADO

     

     

     

    O processo de ajuste entre os integrantes do grupo se inicia já na fase da tormenta. O ajustamento que se consolida na fase da normatização é justamente um resultado do que ocorreu na fase anterior

     

     

    "Tormenta/atrito: é o estágio no qual acontecem vários conflitos no grupo. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas tendem a resistir às limitações impostas ao seu comportamento individual. Além disso, é durante a tormenta que os membros medem força, estabelecendo uma espécie de hierarquia das relações dentro do grupo. Após o encerramento dessa etapa, esta hierarquia estará relativamente clara para os membros do grupo." (CARLOS XAVIER, 2016)

  • Albuquerque e Puentes-Palácios (2004) identificam cinco fases de desenvolvimento das equipes: FORMAÇÃO, CONFLITO, NORMATIZAÇÃO, DESEMPENHO E DESINTEGRAÇÃO.

     

    FASE DE FORMAÇÃO - indica o momento em que os membros iniciam os contatos, visando à realização das tarefas. Os indivíduos começam a se conhecer e a identificar em que cada um poderá contribuir para o atingimento do objetivo da equipe. Além disso, são definidas as regras e normas de conduta. Por isso, essa fase se caracteriza pela incerteza e só tem seu fim quando os indivíduos se reconhecem como membros da equipe.

     

    FASE DE CONFLITO - é marcada pelos processos de ajuste e negociação, visto que é neste instante que se estabelece o que e como será realizado, podendo ser discutido e negociado de acordo com o interesse dos membros. Há, ainda, uma forte disputa pelo poder, e, por isso, muitas vezes, é nesta fase que começam a surgir as verdadeiras lideranças. Devido a estas circunstâncias, surgem conflitos que devem ser administrados de forma natural, focando sempre a estruturação da equipe.

     

    FASE DE NORMATIZAÇÃO - há compartilhamento de sentimentos e percepções, e a comunicação é mais aberta e espontânea. Assim, é possível definir papéis e responsabilidades, bem como normas de desempenho que favorecem a consecução dos objetivos de equipe.

     

    FASE DO DESEMPENHO -  caracteriza-se pela execução das tarefas em si. Isto significa que é o momento de mais alta produtividade da equipe, apesar de esta nem sempre se apresentar em níveis constantes.

     

    FASE DA DESINTEGRAÇÃO - finaliza o processo de desenvolvimento de equipes. Só ocorre quando não há mais razão para a equipe continuar a existir, haja vista todos os seus objetivos terem sido atingidos. Entretanto, é importante destacar que nem todas as equipes passam por esta fase, já que muitas delas procuram se fortalecer por meio de processos de renovação.

     

  • Trocou o ciclo de equipes pelo ciclo de grupo.

  • Ciclo da formação dos grupos e/ou equipes;

    Formação

    Erupção

    Normalização

    Realização 

    Encerramento

     

    A questão está incorreta, pois o estabelecimento do que deve ser feito
    e quem deve desempenhar cada papel já ocorre na fase da formação. Já
    os ajustes e negociações ocorrem na fase da erupção ou tormenta.

     

    FONTE: Qualidade no Atendimento ao Público e Trabalho em Equipe p/ STM (Todos os Cargos)
    Pós-edital
    Professor: Rodrigo Rennó

     

     

    Deus no Comando!

  • Gab: ERRADO

     

    Etapas do desenvolvimento das equipes.

     

    Formação: Os membros são novos, ainda estão se CONHECENDO e estão super MOTIVADOS a iniciar as atividades.

    Conflitos/ Tormenta: Há os AJUSTES e as NEGOCIAÇÕES, aqui é estabelecido como o trabalho será realizado. O conflito surge com o debate e interação dos membros. 

    Normalização: Os membros já aprenderam a resolver suas diferenças, nessa fase se tornam mais FLEXÍVEIS.

    Desempenho: Aqui os membros já são maduros e já sabem o que cada um tem que fazer. Eles COLOCARÃO EM PRÁTICA AS ATIVIDADES estabelecidas. 

    Desintegração/ Interrupção: Será DESFEITASEPARADA quando as atividades se concluírem. Aqui o pessoal alcançou as metas propostas.

     

    Fonte: Minhas anotações.

  • FASES DO DESENVOLVIMENTO DOS GRUPOS:

     

    ✔ FORMAÇÃO: Os mebros são novos, ainda estão se CONHECENDO e estão super MOTIVIADOS a iniciar as atividades.

     

     → definição das REGRAS e NORMAS DE CONDUTA

     → definição do PROPÓSITO, da ESTRUTURA e da LIDERANÇA

     → essa fase se caracteriza pela INCERTEZA

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ✔ CONFLITO (tormentaatrito ou turbulência): Há os AJUSTES e as NEGOCIAÇÕES, aqui é estabelecido como o trabalho será realizado. O conflito surge com o debate e interação dos membros.

     

     → estabelece o que será realizado, por quem e de qual maneira
     → existe forte disputa pelo poder (conflitos sobre questões de controle)

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ✔ NORMATIZAÇÃO (ou normação): Os membros já aprenderam a resolver suas diferenças, nessa fase se tornam mais FLEXÍVEIS.

     

     → há compartilhamento de sentimentos e percepções
     → a comunicação é mais aberta e espontânea
     → papéis e responsabilidades são bem definidos
     → normas de desempenho são definidas
     → lideranças são formadas

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ✔ DESEMPENHO (ou atuação): Aqui os membros já são maduros e já sabem o que cada um tem que fazer. Eles COLOCARÃO EM PRÁTICA AS ATIVIDADES estabelecidas (EXECUÇÃO).

     

     → fase da produtividade

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ✔ DESINTEGRAÇÃO (ou interrupção): Será DESFEITASEPARADA quando as atividades se concluírem. Aqui o pessoal alcançou as metas propostas.

     

     → nem todas as equipes passam por esta fase (muitas delas procuram se fortalecer por meio de processos de renovação)

     

     

    Fonte: comentário da colega Latanne Cristin + Livro Gestão de pessoas - Andréia Ribas

  • Segundo o Prof Rodrigo Rennó:

    ''A questão está incorreta, pois o estabelecimento do que deve ser feito e quem deve desempenhar cada papel já ocorre na fase da formação. Já os ajustes e negociações ocorrem na fase da erupção ou tormenta. O gabarito é questão errada.''

  • Formação. Definição das responsabilidades.

  • A sequência de etapas mencionada para o desenvolvimento das equipes está correta, mas o inicio do processo de ajuste se dá na etapa de conflito/tormenta. A normatização é onde as normas são consolidadas.

    GABARITO: Errado.



  • 1.A fase de formação indica o momento em que os membros iniciam os contatos, visando à realização das tarefas. 

    2.A segunda fase, fase de conflito, é marcada pelos processos de ajuste e negociação

    3.Passados os momentos de discordância, eleva-se a coesão e identificação dos membros da equipe – o que caracteriza a fase de normatização.

    4.Fase do desempenho, caracteriza-se pela execução das tarefas em si.

    5.Por fim, a fase da desintegração finaliza o processo de desenvolvimento de equipes.

    Resumo de comentário anterior!

  • errado

    Na etapa de normatização, tem-se o início de um processo de ajuste ou de negociação, com a finalidade de estabelecer o que será realizado, por quem e de qual maneira.

    Na etapa de formação.

  • De fato, de acordo com Bruce Tuckman, durante o seu desenvolvimento os grupos passam por 05 fases (estágios) diferentes.

    Estágio 1 - Formação

    Estágio 2 - Tormenta (Turbulência / Erupção /Atrito / Tempestade / Conflito) Estágio 3 - Normatização (Normalização / Normação)

    Estágio 4 - Desempenho (Realização / Execução)

    Estágio 5 - Interrupção (Desintegração / Encerramento / Dissolução / Adiamento) Portanto, a sequência trazida pela assertiva está correta.

    Contudo, é na fase de Tormenta (e não “normatização”, conforme afirmou a questão) que ocorrem os ajustes e as negociações.

    Fonte: Estratégia

  • Errado.

    A etapa de ajuste ou de negociação é no CONFLITO (Erupção) e a normalização é quando já está NORMATIZADO (Normatização).

  • Modelo dos 05 Estágios de Desenvolvimento dos Grupos (de Bruce Tuckman)

    1. Formação - Os membros vão se conhecendo
    2. Tormenta/atrito/turbulência - Os indivíduos resistem às limitações impostas ao seu comportamento individual, termina quando há um líder claramente definido, após ajustes e negociações.
    3. Normatização/normação - Relacionamento + próximo e coeso: começam a agir como uma unidade.
    4. Desempenho - O grupo trabalha focado no desempenho das tarefas.
    5. Interrupção/desintegração/adiamento - Foco no encerramento dos trabalhos.