-
Errado. A questão social, assim nomeada pela primeira vez em 1830, foi suscitada quando da constatação do distanciamento existente entre o crescimento econômico e o aumento da pobreza por um lado e uma ordem jurídico-política que reconhecia o direito dos cidadãos e uma ordem econômica que os negava, por outro lado. A questão foi levantada após a Revolução Industrial que provocou grandes transformações econômicas, políticas e sociais na Europa do Século XVIII, afetando seriamente a vida das populações.
CASTEL, Robert. Metamorfoses da questão social. Petrópolis, Editora Vozes, 1998
-
O que a Nilza não sabe? kkk Parabéns!! Obrigada!!
-
Pobreza NÃO É QUESTÃO SOCIAL é EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL.
-
A pobreza não deve ser comparada a Questão Social,pois a pobreza sempre existiu em outros processos históricos, em contrapartida a Quetão Social passa a existir a partir do modo de produção Capitalista.
-
Conforme Netto (Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 5ª edição. São Paulo, Cortez, 2006), a expressão questão social data do século XIX e está ligada ao pauperismo da Europa Ocidental e seu processo de industrialização. O fenômeno de pauperização massiva da classe trabalhadora era completamente novo e consequência direta da industrialização iniciada na Inglaterra no século XVIII. A pobreza, por si só, não era inédita. O que possuía caráter de novidade é o fato de se ter a possibilidade de produção de riqueza e mesmo assim a pobreza aumentar. Diante disso, a classe trabalhadora ao começar a se organizar e compreender o processo de acumulação que estava se instalando, extrapola a questão social para a esfera pública. Aquele novo contexto de emergência de lutas sociais poderia vir a colocar em xeque o sistema capitalista que buscava progredir caso não houvesse interferência. A questão social e sua publicização nos marcos do capitalismo dos monopólios poderia vir a ser um entrave para a expansão daquela ordem. Portanto, a questão social apresenta-se como corolário e tem sua origem no capitalismo devido a apropriação privada pelos donos dos meios de produção da riqueza produzida pelo conjunto dos trabalhadores. Por isso, ela está também vinculada ao trabalho livre e assalariado, sendo que o trabalhador possuirá somente sua força de trabalho para vender como meio de subsistência. Sendo assim, a questão social vai muito além da noção de pobreza. Ela compreende desde as desigualdades até as lutas sociais que têm suas produções e reproduções na contraditória sociedade capitalista. A questão social não é suprimível dentro do sistema capitalista, podendo ser até controlada, mas será produzida e apresentará diversas expressões (fome, pobreza, desemprego, degradação do meio ambiente, população em situação de rua, desigualdade social, violência, aumento da população carcerária, etc.) em cada estágio de desenvolvimento desse sistema.
RESPOSTA: ERRADO
-
José Paulo Netto (2001) assevera que o termo questão social tem interpretações muito diversas, dentro do Serviço Social. Assim, ao circunscrever o que entende por questão social dentro da tradição teórica marxista, afirma que a expressão começou a ser utilizada para identificar o intenso pauperismo a que era submetida grande parte da população, reflexo do processo de industrialização na Europa Ocidental do final do século XVIII.
Gab. ERRADO
-
A pobreza é expressão da questão social...