O Moodle é um CMS (Course Management System), também definido como um LMS (Learning Management System) ou VLE (Virtual Learning Environment). É uma plataforma de apoio à aprendizagem a distância. Através dele, é possível programar estratégias de treinamento a distância com total acompanhamento dos participantes, criar cursos, disponibilizar leituras complementares, criar mecanismos modernos de comunicação síncrona e assíncrona, fazer com que alunos criem e disseminem conhecimentos através de Wiki, glossários, fóruns, base de dados entre outras funções.
Principais funcionalidades Com a plataforma Moodle é possível:
criar cursos com variados conteúdos formativos e atividades;
criar turmas e organizá-las em grupos;
criar fóruns de discussão;
definir tutores e instrutores para acompanhar os cursos criados;
acompanhar os acessos dos utilizadores à plataforma e às diferentes atividades;
registrar as notas e o desempenho dos alunos.
Moodle – Criação e edição de conteúdos Cada um dos cursos do Moodle pode ser calendarizados semanalmente, organizados em tópicos ou compactados num diretório em formato SCORM(Shareable Content Object Reference Model). O padrão SCORM define um modelo de “como se fazer” e “como se executar” cursos baseados na Web. As normas do padrão são uma coleção de especificações, criando um abrangente e apropriado grupo de habilidades do ensino via Web que permitem interoperabilidade, acessibilidade e reutilização de conteúdo.
Atividades e recursos disponíveis Cada um dos cursos do Moodle pode ser constituído por atividades e recursos que podemos destacar as principais:
tarefa é uma atividade do Moodle que atribui tarefas on-line ou off-line. O professor pode configurar número de palavras, data e hora limite para a entrega dos mesmos, se a mesma será entregue enm grupo ou individual. Os alunos podem entregar as suas tarefas online ou em arquivos de qualquer formato recebendo um feedback dos tutores/professores após a correção. Há a possibilidade também de entrega de múltiplos arquivos (aluno posta, tutor faz correções e devolve ao aluno e posteriormente aluno entrega a versão final), ou o tutor faz as correções e comentários diretamente no arquivo se o mesmo for um PDF.