SóProvas


ID
1684126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.

A gestão do conhecimento favorece a competitividade entre seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas capacidades individuais.


Alternativas
Comentários
  • Os novos modelos de organização são compatíveis com uma visão da empresa como um sistema de conhecimento distribuído, no qual os indivíduos são engajados na tarefa de criar, de partilhar e de transformar o conhecimento. (TERRA, 2000; TEECE, 2000; PETER TYNDALE, 2001).

    O conhecimento sempre começa com o indivíduo, conseqüentemente ele é pessoal, porque alguém faz uma descoberta. O objetivo da gestão do conhecimento é fazer com que esse conhecimento se torne disponível para outros. (NONAKA, 1991; DAVENPORT & PRUSAK, 1998).

    Por esta razão, o foco da gestão do conhecimento é transformar o conhecimento individual em conhecimento organizacional, tendo como elemento a competitividade, não dos membros da organização, mas sim como fator crítico de sucesso da organização no ambiente externo.

  • ERRADO


    Diferente do plástico, tangível q se degrada com o tempo, o conhecimento, intangível, cresce com o tempo, na pessoa que está adquirindo e que está repassando aos demais, o conhecimento se prolifera, e por isso, tem se tornado um dos maiores investimentos e diferencial de competitividade entre as empresas.

  • A gestão do conhecimento favorece o desenvolvimento das capacidades individuais e, consequentemente, da organização. O objetivo é transformar um conhecimento individual para o rol da organização. Assim, a competitividade dar-se-á entre as organizações e não entre seus membros. ERRADA

  • Acredito que no lugar do "Gestão do Conhecimento" deveria estar "Gestão da Aprendizagem" para tornar a questão correta.

  • Sintetizando o comentário mais coerente e plausível:

    O foco da gestão do conhecimento é transformar o conhecimento individual em conhecimento organizacional, tendo como elemento a competitividade, não dos membros da organização, mas sim como fator crítico de sucesso da organização no ambiente externo.

  • Todo mundo tem que trabalhar juntinho, compartilhando as informações S2

  • A gestão do conhecimento busca facilitar o processo de geração e distribuição do conhecimento dentro de uma organização.

    O objetivo é que o conhecimento seja acessado e utilizado por todos os funcionários em suas atividades diárias, de modo a aumentar o desempenho das pessoas e das organizações como um todo.

     

    De acordo com TERRA: 

     

    A gestão do conhecimento pode ser considerada o esforço para melhorar o desempenho humano e organizacional , por meio da facilitação de conexões significativas.

     

     

  • Correção:

     

    A gestão do conhecimento favorece a cooperação [e não a competitividade] entre seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas capacidades individuais [e, consequentemente, organizacionais].

  • Claro que não! O objetivo é que o conhecimento seja acessado e utilizado por todos os funcionários, em suas atividades diárias, de modo a aumentar o desempenho das pessoas e das organizações como um todo.


    Informação extraída do livro "Administração geral para concursos", do professor Rodrigo Rennó.


    Avante!

  • A gestão do conhecimento favorece a competitividade entre seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas capacidades individuais. Errado.

    A gestão do conhecimento favorece o compartilhamento entre seus membros, com vistas ao desenvolvimento de suas capacidades individuais. Certo.

    A GC refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento na empresa.  GC (knowledge management) procura orientar a empresa inteira para produzir o conhecimento, aproveitá-lo, disseminá-lo, aplicá-lo e lucrar com ele. Cada pessoa precisa agregar valor aos processos e produtos da empresa. E esse valor é alcançado mediante o compartilhamento do conhecimento e representa a essência da inovação. O segredo não mais está em deter o conhecimento nas mãos de poucos, mas divulgá-lo em toda a organização, em distribuir e disseminar, e não retê-lo ou escondê-lo. 

    Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.