-
CORRETO
Constata-se que os termos informação e conhecimento são usados com frequência, como intercambiáveis,
porém existe uma nítida distinção entre ambos. “[...] a informação é um meio material, necessário para extrair
e construir o conhecimento, é o fluxo de mensagens, enquanto o conhecimento é criado por esse próprio
fluxo de informação, ancorado nas crenças e compromissos de seu detentor. Essa compreensão enfatiza que
o conhecimento está essencialmente relacionado com a ação humana” (Nonaka e Takeuchi, 1997, p.64).
-
Questão não resistiria a um questionamento. Gestão de dados e informações é um campo distinto da da gestão do conhecimento, sendo ambas no campo da Ciência da Informação.
-
CORRETA!
Complementando...
Diferença entre dados, informação e conhecimento:
Dados: É a matéria prima da informação. São “registros sobre fatos, passíveis de serem ordenados, analisados e estudados para se alcançar conclusões” (Lacombe, 2009). Em outras palavras, os dados são simples registros. Se você me perguntar em que século estamos, eu lhe digo: “XXI”. Isso é um dado, mas não é uma informação completa, pois não sofreu qualquer análise.
Informação:São dados trabalhados e interpretados, possuindo significado próprio. Eu posso lhe dizer que “no século XXI, as mudanças no ambiente empresarial têm sido cada vez mais frequentes, rápidas e intensas”. Isto é uma informação possuidora de significado! Neste mesmo sentido pensa Lacombe (2009), quando define informação como “dados que foram organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de compreensão e análise para a pessoa que os recebe”. Além disso, ele afirma também que informação é a “disposição de dados de modo que façam sentido, criando significados para as pessoas”.
Conhecimento: É uma mistura de elementos, sendo ainda mais amplo do que a informação. Integra diferentes informações para formar um conjunto complexo, fluido e integrado sobre um assunto. É possível ainda considerar que ele é aplicável e útil para quem o detém. Lacombe (2009) o define como “mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações e discernimento técnico que proporciona suporte para o indivíduo avaliar e incorporar novas experiências e informações. Nas organizações, encontra-se não só em documentos, em manuais ou na mente das pessoas que nelas trabalham, mas também nas rotinas, nos processos, nas normas e práticas organizacionais”. Ele diz ainda que o conhecimento é o “conteúdo de valor agregado do pensamento humano, obtido pela percepção e manipulação inteligente de informações”.
Prof. Carlos Xavier
-
Complementando...
O foco prioritário da gestão da informação é o conhecimento explícito, aquele transmissível por meio da linguagem formal, codificada e sistematizada. O conhecimento explícito, assim como o tácito, compõem a gestão do conhecimento. Ou seja, embora diferentes, são complementares. CARLOS XAVIER
-
Para decorar:
-> A gestão do conhecimento é mais ampla que a gestão da informação.
-
Gestão do conhecimento e aprendizagem
· Conhecimento -> é uma mistura de elementos, sendo ainda mais amplo do que a informação. Integra diferentes informações para formar um conjunto complexo fluido e integrado sobre um assunto.
· Informação -> são dados trabalhados e interpretados, possuindo significado próprio. É a disposição de dados de modo que façam sentido, criando significados para as pessoas.
· Dado -> é a matéria prima da informação. São simples registros, possíveis de serem ordenados, analisas e estudados para se alcançar conclusões.
GAB CERTO
-
GESTÃO DO CONHECIMENTO:
DADOS -> INFORMAÇÃO -> CONHECIMENTO
-
CERTO!
A gestão do conhecimento é mais ampla que a gestão da informação. Ela envolve a gestão da informação, novas práticas de gestão de RH e a mudança organizacional, além da criação e incorporação do conhecimento aos produtos, serviços e sistemas.
-
Dado >> informação >> conhecimento