SóProvas


ID
1684255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

      Quatro meses atrás, uma paciente de sessenta e cinco anos de idade foi encaminhada de um hospital para uma unidade de reabilitação, com história de rebaixamento súbito do nível da consciência, diminuição da força muscular no hemicorpo esquerdo, não responsiva a comandos verbais, com abertura ocular ao estímulo doloroso e resposta motora ausente. Inicialmente, A paciente recebeu diagnóstico de episódio único de acidente vascular encefálico, decorrente da ruptura de aneurisma congênito no polígono de Willis. Atualmente, a paciente apresenta-se com quadro de hemiplegia no hemicorpo esquerdo, com limitação de amplitude de movimento de extensão de cotovelo. Além disso, apresenta hipertonia de flexores de cotovelo e de punho, padrão postural em extensão e rotação interna do quadril e do joelho, flexão plantar e inversão do pé.

Com relação ao caso clínico apresentado, julgue o item subsecutivo.

O quadro clínico da paciente refere-se a uma hemorragia intraparenquimatosa decorrente da ruptura do aneurisma congênito no polígono de Willis.


Alternativas
Comentários
  •  O certo é episódio único de acidente vascular encefálico, decorrente da ruptura de aneurisma congênito no polígono de Willis

  •  O hematoma intraparenquimatoso (HIP) encefálico espontâneo ( PODE SER DECORRENTE DE ANEURISMA). O diagnóstico clínico de HIP encefálico nem sempre é fácil, podendo ser CONFUNDIDO COM OUTRAS LESOES CEREBRAIS . A contribuição de métodos de diagnóstico por imagem como a tomografia computadorizada (TC) promoveu grandeSe facilidade no diagnóstico diferencial destas doenças sendo, também, um método mais acessível, rápido e, inicialmente, com menor custo quando comparado a outros métodos, como a ressonância magnética e a angiografia digital.

    http://www.scielo.br/pdf/anp/v62n3a/a22v6

    OU SEJA NÃO SE CONSEGUE FECHAR UM DIAGNOSTICO PRECISO COM AS INFORMAÇÕES DA QUESTÃO CREIO QUE POR ISSO ESTEJA ERRADA.