-
Gabarito A) - FONTE: DAFT, 2005: Outro aspecto importante foi a divisão do trabalho.6 De acordo com os teóricos da Administração Científica, seria muito mais fácil treinar e capacitar um funcionário a executar uma tarefa específica (aparafusar um assento, por exemplo) do que fazer todo o trabalho sozinho (montar uma bicicleta inteira, por exemplo).
Esse conceito foi a base da linha de montagem – processo produtivo em que a peça a ser feita vai passando de funcionário a funcionário, até que todos tenham montado “sua parte”.
Chamamos isso de especialização. O empregado ficava restrito a uma pequena parte do processo produtivo, de modo que seu treinamento e adaptação à “melhor maneira” (o modo padronizado de se trabalhar) fossem facilitados.
Taylor também buscou aumentar o incentivo ao funcionário. Ele acreditava que a remuneração por hora não trazia nenhum incentivo ao funcionário. Assim, indicou o pagamento por produtividade (pagamento por peça, por exemplo) como essencial para que o funcionário buscasse um maior esforço.
-
Não tenho mais como responder a questão, amanhã eu lembrando respondo, mais acho q é o Henry Fayol. Letra B
-
Foi Taylor, Cássio Costa!
-
GABARITO: letra A
Taylor se preucupou mais com o aumento da eficiência no nível operacional (abordagem bottom-up). Já Fayol preferiu dar ênfase à estrutura organizacional (abordagem top-down).
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (Taylor) x TEORIA CLÁSSICA (Fayol):
Foco nas tarefas x Foco na estrutura;
Bottom-up (de baixo pra cima) x Top-down (de cima pra baixo);
Padronização das tarefas, melhores salários, treinamento de funcionários x Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar;
Especialização do trabalho e melhorias no ambiente de trabalho x Unidade de comando, autoridade e responsabilidade;
Aumento da eficiência no nível operacional x Aumento da eficiência por meio da forma e da disposição dos departamentos.
-
Que a minha prova seja fácil igual essa pergunta.... rsrs :D
-
Engraçado, a AOCP na questão Q729251 diz que Fayol idealizou a divisão do trabalho.
-
LETRA A CORRETA
1.Abordagem Clássica - se divide em:
1.1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - TAYLOR -> apresentou as técnicas de racionalização do trabalho operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Com a condição de pagar mais ao operário que produz mais. Ênfase na TAREFA.
-
Já vi outras bancas considerando Fayol como o idealizador da Divisão do Trabalho