A questão retrata, provavavelmente, o Plano Geral, conforme relatado em: http://tracc-ufba.com.br/wp-content/uploads/2016/10/AC-JG-04.pdf
"Plano Geral (apresentadores enquadrados juntos em um plano aberto, que permite a visualização do cenário). Sugere efeito de inclusão do sujeito enunciatário na cena comunicativa ao configurar sentido de conversa entre os apresentadores e entre estes e o suposto espectador."
"A visualização de dois (ou mais) protagonistas e do cenário da enunciação permite simulações de contato entre os sujeitos de fala, que exploram o corpo como conformador de sentido de um momento de interação entre eles e, por sua vez, entre eles e o espectador. Isso significa que cenas de diálogo com o suposto espectador são forjadas no momento de apresentação dos telejornais conduzidos por dois ou mais mediadores, quando estes são enquadrados juntos em plano geral (PG). Essa estratégia foi observada de maneira recorrente nas edições mais recentes da amostra deste estudo, as de 2009 e 20107, o que parece indicar uma tendência contemporânea dos telejornais de incluir os sujeitos de fala em um mesmo quadro, acionando, assim, uma situação de bate-papo. Ao inserir dois (ou mais) apresentadores na tela, o sentido que se pretende instaurar é o de troca cotidiana entre um sujeito que fala (eu) e os que ouvem (eu + tu)..."
"...A estratégia pode ser exemplificada pelo seguinte trecho do Jornal da Record, de 20.04.10: Ana Paula Padrão (em PG, da bancada, ao lado do apresentador Celso Freitas): Olá, boa noite. Quem mora na grande São Paulo hoje, mais do que outros dias, teve motivos para perguntar: se tá perigoso para a polícia, imagine para nós, né Celso, simples cidadãos? (vira-se para o apresentador). Ana Paula Padrão (PA): E essa dúvida procede. Você vai ver agora na história que abre o Jornal da Record. A população de Cotia presenciou uma emboscada. Um ataque mortal a três policiais, três agentes da lei que, depois de um dia duro de trabalho, cometeram um erro fatal: fizeram uma pausa para conversar. Celso Freitas (PA): E as primeiras investigações indicam que a causa do crime pode ser vingança. Os bandidos estariam inconformados porque um traficante foi preso...."