SóProvas


ID
1686001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.

Manter o documento autêntico é um dos objetivos do princípio da territorialidade.


Alternativas
Comentários
  • Da territorialidade

    Este princípio estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos.


    Fonte: Estratégia

  • Esta questão se refere ao Princípio da Indivisibilidade ou Integridade, que diz que os Fundos de Arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

  •       Princípio da Territorialidade 

          É o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

    GABARITO E

  • PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE: segundo esse princípio os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele pertencer;

    PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: os documentos devem ser criados, guardados e conservados segundo normas, técnicas e processos regulares que garantam a sua verossimibilidade e confiabilidade;

    Fonte: http://www.editorajuspodivm.com.br/i/f/21-31,57,58.pdf

  • Os objetivos do princípio da Territorialidade relacionam-se com a necessidade de manter os documentos no território em que foram produzidos considerando que os efeitos jurídicos de determinada norma ou conjunto de regras de um Estado são válidos e aplicáveis tão somente dentro dos limites territoriais em que esse Estado exerce a sua soberania. 


    A autenticidade,  por sua vez, relaciona-se com a necessidade de manter os documentos de arquivo seguindo normas técnicas e processos regulares que garantam a sua fidedignidade (capacidade de um documento arquivístico de sustentar os fatos que atesta).


    Realizando-se a comparação entre os dois conceitos, é possível perceber que o princípio da territorialidade e a autenticidade tratam de conceitos independentes, mas que podem se relacionar entre si,  uma vez que o princípio da territorialidade pode ser considerado um pressuposto para a eficácia da autenticidade, pois caso o primeiro seja desrespeitado, um documento de arquivo mantido por determinado Estado poderá ser submetido a normas, técnicas e processos regulares desconhecidos, diferentes daqueles estabelecidos no momento de produção, podendo comprometer, assim, a sua autenticidade. 

  • Resposta: ERRADO



    CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Arquivologia

    Os documentos de arquivo são considerados autênticos porque são elaborados e, uma vez mantidos de acordo com procedimentos regulares, que podem ser comprovados. 

    Resposta: CERTA

  • Errada. 

    Complementando...

    Princípio da Autenticidade:

    Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.


    Princípio da territorialidade:

    É o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhores entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.



  • ERRADA.

    Territorialidade é conservar e guardar os documentos onde foram acumulados. Autenticidade é comprovar os procedimentos que produzem, recebem, armazenam e conservam os documentos.

    Um é diferente do outro.

  • Princípio da Ordem Original = Princípio da Autenticidade 

  • A autenticidade é a capacidade do documento de provar "ser quem diz ser", ou seja, de mostrar que foram observadas e seguidas todas as normas, regras e padrões para a sua produção.

    O princípio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem ser mantidos o mais próximo possível do local de sua produção (bairro, cidade, estado, nação). Isso por que, além de ser fonte de informações sobre o produtor e acumulador, também é fonte de informações sobre o local de produção: seu contexto político, social, ético, religioso, econômico, cultural, histórico, etc.

    Como se pode perceber, não há nenhuma relação entre a autenticidade e a territorialidade, então o item está incorreto.
  • Manter o documento autêntico é um dos objetivos do PRINCÍPIO DA INDIVISIBILIDADE OU INTEGRIDADE ( E NÃO DO princípio da territorialidade).

     

    "6. Indivisibilidade/ Integridade: fundos de arquivos devem ser preservados e mantidos sem qualquer anomalia (mutilação, destruição não autorizada, adição indevida etc.)".

    Fonte: http://resumosparaconcursoro.blogspot.com.br/2013/11/arquivologia-2-principios-arquivisticos.html

     

    "Assegurando a Autenticidade

    Para assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos, o programa de gestão arquivística tem que garantir sua identidade e integridade. Para tanto deve implementar e documentar políticas e procedimentos que controlem a transmissão, a manutenção, a avaliação, a destinação e a preservação dos documentos, garantindo que os mesmos estejam protegidos contra acréscimos, supressão, alteração, uso e ocultação indevidos"
     

    Fonte: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=225

  • Refere-se ao Princípio da Autenticidade. Os documentos devem ser guardados e conservados respeitando as normas, técnicas e processos que garantam sua verossimibilidade e confiabilidade.

  • ERRADO!!!

    TERRITORIALIDADE: Este princípio estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos.

    AUTENTICIDADE: Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.

  • Errada      Cadeia de Preservação: sistema de controles que se estende por todo o ciclo de vida dos documentos, a fim de assegurar sua autenticidade ao longo do tempo.

  • A autenticidade é a capacidade do documento de provar "ser quem diz ser", ou seja, de mostrar que foram observadas e seguidas todas as normas, regras e padrões para a sua produção.

    O princípio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem ser mantidos o mais próximo possível do local de sua produção (bairro, cidade, estado, nação). Isso porque, além de ser fonte de informações sobre o produtor e acumulador, também é fonte de informações sobre o local de produção: seu contexto político, social, ético, religioso, econômico, cultural, histórico, etc.

    Como se pode perceber, não há nenhuma relação entre a autenticidade e a territorialidade, então o item está incorreto.

     

    Por: Mayko Gomes

     

  • Errado 

    Refere-se ao Princípio da Autenticidade.

    Princípio da autenticidade: Os documentos devem ser guardados e conservados  respeitando as normas, técnicas e processos que garantam sua autenticidade e confiabilidade.

     

     

    Princípio da Territorialidade – diz que os arquivos público devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles.

  • Espécie-segue padrões

    não tem nada a ver com territorialidade

    Errado

  • Refere- se ao princípio da AUTENCIDADE, e não da territorialidade.

  • P. TERRITORIALIDADE: Arquivos devem pertecer ao território (região, país, instituição) que foram ACUMULADOS (Recebimento + Produção)

     

    **Não se prendam às palavras "criação", pois muitas assertivas variam o uso dela, assim como a palavra "território"

     

  • QUESTÃO ERRADA.

     

    Neste caso estamos diante do princípio da autenticidade, pois este diz que os documentos devem ser criados, guardado e conservados segundo normas, técnicas e processos regulares que garantem a sua verossimilidade e confiabilidade.

  • GABARITO (ERRADO)

    ***PRINCÍPIO DA TERROTARILIDADE - Arquivos devem ser conservados no território em qual foram produzidos. Também é chamado de Princípio da
    Pertinência Territorial.

  • GAB: ERRADO

     

    Os objetivos do princípio da TERRITORIALIDADE é manter os documentos onde eles são produzidos,ou seja,em seu território.