SóProvas


ID
1686007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.

O valor informativo está contido no valor secundário e se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração. 


Alternativas
Comentários
  • Errado. Valor secundário= documento histórico 

  • O valor informativo é a informação referente a pessoas, problemas, condições, e outros relacionados à organização, que não tenham caráter probatório


    GABARITO: ERRADO

  • O valor informativo está contido no valor secundário (CERTO) e se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração (ERRADO). Quem se relaciona é o VALOR HISTÓRICO.

  • Quando a questão diz que o documento tem a capacidade de "provar atos", significa que este documento tem valor secundário probatório, ou seja, é o valor que permite a um documento de arquivo servir de prova legal. Todos os documentos de valor secundários são também históricos, porém dentro do valor secundário, existe a divisão em Probatório ou Informativo, no caso, a questão está se referindo a uma atribuição do valor probatório e não informativo, logo a questão está errada. 

  • Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes:

    VALOR PRIMÁRIO: Estabelecido em função do grau de importância que o documento possui a entidade que o acumulou;
    VALOR SECUNDÁRIO: Estabelecido em função do grau de importância que o documento possui para outras entidades e pesquisadores.
    O VALOR PRIMÁRIO de um documento manifesta-se sob três diferentes tipos, ou seja:
    1. Valor Administrativo: documentos que envolvem políticas e métodos e que são necessários para a evolução das atividades do órgão;
    2- Valor Jurídico ou Legal:  documentos que envolvem o direito a curto ou longo prazo do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeitos perante os tribunais;
    3- Valor Fiscal:  Documentos que se referem a operações financeiras e à comprovação de receitas e despesas geradas para atender às exigências governamentais.
    O VALOR SECUNDÁRIO  subdivide-se em:
    1- Valor Histórico probatório: Documentos que retratam a origem, organização,  reforma e história de uma administração;
    2- Valor Histórico Informativo: Documentos que, embora recebidos por uma determinada entidade em função de suas atividades, são valiosos pelas informações que contém retratando pessoas, fatos ou épocas.
  • Gabarito: errado

    Segundo Shellenberg, os valores inerentes aos documentos devido à informação que contêm serão chamados de valores "informativos".
    A questão refere - se ao valor probatório.
    Fonte: Schellenberg, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Pag 182
  •  

    O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos:

    Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou

    Fiscal: neste caso o documento é gerado para comprovar operações financeiras e seu valor cessa quando tal operação se conclui. Porém é preciso manter o documento por um determinado período para cumprir exigências fiscais ou legais.
    Jurídico: os documentos com esse valor comprovam direitos a curto ou longo prazo.

     

     

     

    O valor secundário ou mediato é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente. Podemos enquadrar o valor secundário em duas categorias:

     

     

     

    Probatório: atribui-se quando o documento comprova a organização e o funcionamento da entidade que o produziu ou comprova as ações de determinado indivíduo que o produziu
    Informativo: quando os documentos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar.

     

     

    A definição destes valores é fundamental para que se possa determinar o tempo que guarda dos documentos, afinal, não podemos guardar tudo pela vida toda!

     

     

     

    https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/05/28/arquivos-conceitos-valores-dos-documentos/

     

  • Boa questão digna de Mallandro. Ela está ERRADA bem na parte final.

    Quando tem valor secundário, o documento tem valor informativo, isso mesmo.

    Mas quando prova atos da administração, é o valor probatório. Não é o informativo.

  • Gabarito: errado.
    Valor primário(valor administrativo/valor imediato): para fins administrativos, legais e fiscais

    Valor secundário(valor histórico/ valor permanente/valor mediato): podendo ser probatório e informativo
  • Ano: 2008

    Banca: CESPE

    Órgão: ME

    Prova: Arquivista


    Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.O valor secundário dos documentos de arquivo, de acordo com Schellenberg, é desdobrado em valor informativo e valor probatório em relação à trajetória da organização acumuladora do acervo documental. GABARITO: CORRETO


    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Prova: Agente Administrativo


    No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.



    Os documentos do arquivo permanente (secundário) têm valor probatório e(ou) informativo. GABARITO:CORRETO


  • Questão difícil, creio que seja devido ao cargo, ARQUIVISTA.

  • Errado. Os atos de uma administração são probatórios, porém está certo que o valor informativo está contido no valor secundário.

  • Apenas complementando o comentário da Tatiana Nunes (que por sinal é o melhor e mais objetivo).

    O valor informativo está contido no valor secundário (CORRETO - se o valor é secundário, obviamente não é mais administrativo) / e (o valor informativo) se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração (ERRADO -  na verdade o valor informativo diz respeito à importância da informação para a sociedade, sem condão probatório).

  • O valor informativo está contido no valor secundário, que é a importância do documento como fonte de informações para a pesquisa histórica e/ou científica.

    Contudo, este valor está relacionado com a capacidade de o documento trazer informações importantes sobre seu produtor, sobre suas atividades, sobre o contexto ambiental de sua atuação, etc.

    A capacidade do documento de provar os atos de uma administração está relacionada com seu valor probatório, e este valor também está contido no valor secundário, muito embora seja bem diferente do valor informativo.
  • Complementando...

     
    A única pessoa que respondeu corretamente foi a Jamilla.


    Art. 8º - § 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    Art. 10º Os documentos de valor permanente são inalienáveis imprescritíveis.

    Lei 8.159/1991

     

    Os valores inerentes aos documentos decorrentes da prova que contêm da organização e funções serão chamados de valores probatórios. Os valores inerentes aos documentos devido à informação que contêm serão chamados de valores “informativos”. A informação pode relacionar-se, de modo geral, a pessoas (físicas e jurídicas), coisas ou fenômenos, sabendo-se que os dois tipos de valores não se excluem mutuamente. (T.R. Schellenberg - Arquivos Públicos Modernos)

     

    (CESPE/DPU/ARQUIVISTA/2010) O valor secundário é dividido em duas categorias: valor informativo e valor probatório. C

     

    (CESPE/EBC/ANALISTA/ARQUIVOLOGIA/2011) Segundo T. R. Schellenberg, os valores de prova e de informação estão vinculados ao valor primário dos documentos. E

  • Quem se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração é o valor probatório.

  • Lei no 8.159, de 08/01/1991
    § 3o Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

     

    Quanto ao seu valor:

    Administrativo - Valor que um documento possui para a administração produtora do arquivo, na medida em que informa, fundamenta ou aprova seus atos presentes ou futuros.

    Fiscal - Valor atribuído a documentos ou arquivos para comprovação de operações financeiras ou fiscais.

    Informativo - Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independente de seu valor probatório.

    Legal - Valor processual que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito.

    Permanente - Valor probatório ou valor informativo que justifica a guarda permanente de um documento em um arquivo. Também referido como valor histórico.

    Primário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.

    Probatório - Valor intrínseco de um documento de arquivo que lhe permite servir de prova legal.

    Secundário - Valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo, e para outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente produzidos.

    Fonte: Wikipédia

  • Permanente/Secundário, pode ter:

      ---> Valor probatório: relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração.

    ----> Valor informativo: independe de valor probatório

     

    A questão trocou os conceitos.

  • Errada!!!

    Valor primário: sinônimo de valor administrativo ou imediato. Cumpri com os fins    Administrativos, Legais e Fiscais.

    Valor secundário; sinônimo de histórico ou mediato. Cumpri com os fins históricos probatórios, informativo.

    o informativo e o probatório fazem parte do valor secundario porem a questão falou de informativo e deu o conceito de probatório..

  • QUESTÃO - O valor informativo está contido no valor secundário e se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração (ERRADO, os documentos de valor secundário (histórico) podem ter valor probatório (que é a capacidade do doc. de comprovar a existência da organização através do registro de ações e do funcionamento desta entidade) OU valor informativo).

     

    TEÓRIA

    Quando um documentos perde o seu VALOR PRIMÁRIO (ou seja, a perda do seu valor administrativo, fiscal ou jurídico) e resta o VALOR SECUNDÁRIO (valor histórico), este passa a ser análise sob duas óticas: o VALOR PROBATÓRIO e o VALOR INFORMATIVO.

    - Valor PROBATÓRIO é o documento que comprova a existência da organização, assim como eram suas ações e o funcionamento desta entidade;

    - Valor INFORMATIVO são documentos que registram informações sobre pessoas (Físicas e jurídicas), lugares, objetos, coisas, problemas, condições, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar;

     

  • valor primário : LAF ( Legal, Administrativo, Fiscal)

    valo secundário : PRI (Probatório, Reivindicatórios, Informativo)

  • Gab: E

    ---------------------------

    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.

     

    ---------------------------

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

     

    O valor secundário dos documentos de arquivo é identificado quando esses documentos apresentam valor probatório e/ou informativo.

     

    ----------------------------

    Ano: 2008

    Banca: CESPE

    Órgão: ME

     

    valor secundário dos documentos de arquivo, de acordo com Schellenberg, é desdobrado em valor informativo e valor probatório em relação à trajetória da organização acumuladora do acervo documental.

  • Resuminho que fiz:

     

    VALOR INFORMATIVO - SECUNDÁRIO - Fonte de informação

    VALOR PROBATÓRIO - SECUNDÁRIO - Provar atos de uma adm.

  • Gab: Errado

     

    O valor informativo está contido no valor secundário (Certo) e se relaciona à capacidade do documento de provar (Errado) os atos de uma administração. 

     

    Quem prova algo é o arquivo com valor Probatório

    O arqv. com valor informativo (por obviedade) informa algo.

     

    Ambos se relacionam com a fase permanente (valor secundário)
     

  • O valor informativo está contido no valor secundário, que é a importância do documento como fonte de informações para a pesquisa histórica e/ou científica.

    Contudo, este valor está relacionado com a capacidade de o documento trazer informações importantes sobre seu produtor, sobre suas atividades, sobre o contexto ambiental de sua atuação, etc.

    A capacidade do documento de provar os atos de uma administração está relacionada com seu valor probatório, e este valor também está contido no valor secundário, muito embora seja bem diferente do valor informativo.

     

    Gabarito: ERRADO

     

    Por: Mayko Gomes

  •  

    Primário --> Administrativo, Fiscal e Juridíco 

     

    Secundário --> Informativo e Probatório 

     

     

  • Valor informativo é diferente de valor probatório.

     

    PROBATÓRIO está ligado às atividades da instituição. CNPJ, missão, etc.

    INFORMATIVO está ligado às pessoas, objetivos e lugares. Por exemplo, como tudo começou.

  • -> FASE CORRENTE E INTERMEDIÁRIA

    Valor Primário: Administrativo, Jurídico, Fiscal e Legal.

     

    -> FASE PERMANENTE:

    Valor Secundário: Mediato, Probatório, Informativo, Histórico e Documental.

  • Siga para o comentário da Jamilla Busato.

  • Valor informativo não prova nada. O que prova é o valor probátorio!! SECUNDÁRIO!

  • Gab: ERRADO

    • Valor informativo: tem a finalidade de dar acesso à informação.
    • Valor probatório: tem a finalidade provar algo ou alguma coisa.
    • Ambos estão contidos no Valor Secundário, entretanto, possuem estratégias diferentes.

    OBS: Vendo meu resumo de Arquivologia. Interessados, acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe as amostras e materiais GRATUITOS.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A banca faz uma inversão de definição. Segue a frase correta :

    valor probatório está contido no valor secundário e se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração.