-
Errado. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
gestão de documentos
Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e
arquivamento(1, 2) de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou
recolhimento(1, 2) para guarda permanente. Também referida como administração de documentos.
-
Como vou gerenciar o que não existe? Independe, que eu saiba, dos documentos permanentes...ERRADA
-
A gestão de documentos na administração pública é regida pela Lei 8.159/91. É o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente (Art. 3º).
Fonte: Rodrigo Barbatti- CERS
Erro- palavra " independe"
-
Alguns dos objetivos da Gestão de Documentos:
Garantir a eliminação de documentos desnecessários que não possuem valor primário (Corrente/Intermediário) nem secundário (permanente);
-
A gestão ocorre nas fases CORRENTE e INTERMEDIÁRIA, visando a eliminação ou recolhimento.
-
ERRADA.
DEVE ter conhecimento dos arquivos corrente, intermediário e permanente.
Afinal, a Gestão de Documentos é aplicada nos arquivos correntes e intermediários!
-
GESTÃO DE DOCUMENTOS: Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de PRODUÇÃO, TRAMITAÇÃO, USO, AVALIAÇÃO e ARQUIVAMENTO de documentos em fase CORRENTE E INTERMEDIÁRIA, visando a sua ELIMINAÇÃO ou RECOLHIMENTO para a guarda permanente.
BIZU: PUD
PRODUÇÃO - Elaboração dos documentos em razão das atividades específicas de uma área ou setor.
UTILIZAÇÃO - Fluxo percorrido pelos documentos, no cumprimento de sua função administrativa e sua guarda após cessar seu trâmite.
DESTINAÇÃO - Atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos.
Gabarito E
-
Eu não concordo com o gabarito dessa questão. Deveria ser correto.
Um Programa de Gestão de Documentos tem como um de seus objetivos contemplar o ciclo de vida dos documentos. Se já existir a os arquivos corrente, intermediário e permanente, ótimo! Porém, se não existir, o programa vai justamente implantar. Vejam:
De acordo com o e-Arq Brasil, página 21,
O programa de gestão arquivística de documentos deve:
• contemplar o ciclo de vida dos documentos;
• garantir a acessibilidade dos documentos;
• manter os documentos em ambiente seguro;
• reter os documentos somente pelo período estabelecido na tabela de temporalidade e destinação;
• implementar estratégias de preservação dos documentos desde sua produção e pelo tempo que for necessário;
• garantir as seguintes qualidades do documento arquivístico: organicidade, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade.
Então, ao meu ver, a implementação do programa independe da prévia existência dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Se alguém discordar, por favor, me avise. ;)
-
FASES DA GESTÃO DOCUMENTAL :
P - Produção
U - Utilização
D - Destinação > Temporárias - Transferências
> Permanentes - Recolhimento ou Eliminação
-
Pessoal, fiquei na duvida, por causa das posições contrárias! E não achei em nenhuma fonte?Mas a Cespe, independente da bibliografia, tem sua posição!
-
ERRADO. Essa é bem conceitual, acredito que a reposta correta seria que depende sim da existência de Arquivos correntes e de intermediários, mas não do permanente.
-
A gestão de documentos tem o objetivo de controlar o fluxo de documentos nas fases corrente e intermediária, até sua destinação, que pode ser o recolhimento ou a eliminação.
Ou seja, a gestão de documentos foi concebida para gerenciar os recursos informacionais da instituição, sendo essencial a atribuição de valores para o seu devido funcionamento. Essa atribuição de valores se dá com a separação do arquivo nas fases corrente, intermediária e permanente.
Então as fases do arquivo, ao menos a corrente e a intermediária, são essenciais e necessárias para a existência da gestão de documentos.
Gabarito do professor: Errado
-
Colega Serenna,
concordo com seu comentário.
-
Para mim o gabarito não pode ser considerado de forma ABSOLUTA CORRETO. Caberia recurso. Creio que é bem subjetivo, questão de interpretação. Se uma instituição vai iniciar suas atividades e ainda não possui nenhum arquivo, isso não impede que ela já defina previamente o gerenciamento desses arquivos, estabelecendo todos os procedimentos para produção, utilização e destinação dos mesmos. Quando os documentos forem produzidos, já estaram sendo feito dentro dessa política já definida. Portanto, é possível sim eu estabelecer uma Gestão de Documento, antes mesmo deles existirem.
-
CONCORDO COM SERENNA
VAMOS PARAR COM ESSA PALHAÇADA DE TENTAR JUSTIFICAR QUALQUER GABARITO SÓ PRA ENCAIXAR COM O DA BANCA
-
Compreendo Serenna, porém a lei 8.159/91 diz que a gestão de documentos ocorre nas fases Corrente e Intermediária, sendo assim, como seria possível aplicar as fases sem existir documentos nessas fases? A gestão de documentos é aplicada nos arquivos correntes e intermediários, mas se não tem nada lá como implementar?? por esse motivo, ao meu ver, considero como ERRADA.
-
Serenna Alves, você é a mesma pessoa que ministra os cursos de Arquivologia em pdf da Estratégia Concursos?
-
Letícia, é ela mesma. :)
-
Daniel Paschoal, Valeu ✌
-
A gestão de documentos tem o objetivo de controlar o fluxo de documentos nas fases corrente e intermediária, até sua destinação, que pode ser o recolhimento ou a eliminação.
Ou seja, a gestão de documentos foi concebida para gerenciar os recursos informacionais da instituição, sendo essencial a atribuição de valores para o seu devido funcionamento. Essa atribuição de valores se dá com a separação do arquivo nas fases corrente, intermediária e permanente.
Então as fases do arquivo, ao menos a corrente e a intermediária, são essenciais e necessárias para a existência da gestão de documentos.
Gabarito do professor: Errado
Por: Mayko Gomes
-
Questão: A implementação do programa de gestão de documentos independe da existência dos arquivos corrente, intermediário e permanente.
ERRADO!
Explicação: O conceito de gestão documental tem como foco o gerenciamento de arquivos nas fases corrente e intermediária.
Fonte: Arquivologia facilitada - João Tiago e Leonardo Reis.
-
Gestão de Documentos: fase Corrente e Intermediária!!!
-
Gabarito: ERRADO
Lei 8.159
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Logo, a implementação do programa de gestão de documentos depende da existência dos arquivos corrente, intermediário e permanente.