-
QUESTÃO ERRADA -
Pessoal, responder CtrlC CtrlV é mole, o ideal é o exercitar a dissertação da questão, lá na prova não teremos fonte.
Bom, relação à questão:
Exatamente td ao contrário:
Não existe padrão, os recursos são limitados e existe uma desvinculação do gerenciamento com a tomada de decisões.
mas leiam :
fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22774/000741065.pdf?sequence=1
-
A fonte abaixo diz: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22774/000741065.pdf?sequence=1
Os arquivos da esfera pública estão submetidos ao Estado, sendo o
seu dever, já estabelecido na legislação, a gestão dos documentos, processo operacional
consagrado pela disciplina Arquivística. Entretanto, a falta de políticas
públicas voltadas aos arquivos é uma realidade proporcionada pelo desleixo das
autoridades competentes. Sem recursos, os arquivos públicos e os arquivos dos
órgãos públicos não atingem de maneira eficaz sua finalidade de difundir, disponibilizar
e promover a acessibilidade à informação.
-
a maioria esta desprovida de padrões básicos de gerenciamento da informação
arquivística
-
ERRADA.
Na verdade, cada instituição tem seu modo de gerenciar os documentos. Afinal, são eles que tem relação natural com as atividades de cada instituição. Se fosse padronizado, cada instituição seria a mesma coisa.
-
Pessoal, aponte a fonte!!!
-
Depois de ler os comentários do colegas Rony e Claudia, acredito que a primeira parte da questão está correta (há legislação que orienta a arquivística no Brasil), contudo o que não há são recursos tecnológicos e materiais que auxiliem esta padronização.
Corrijam-me se estiver errada
-
A gestão da informação nos arquivos públicos, atualmente, não é padronizada em seus recursos materiais e tecnológicos.
Existe uma padronização nas normas, pois em sua grande maioria são editadas pelo Conselho Nacional de Arquivos. No caso do Poder Executivo Federal, ainda existe o Sistema Integrado de Gestão Arquivística - SIGA, que determina algumas diretrizes a serem observadas por todos os órgãos e entidades da Administração Pública daquele Poder.
Com relação à tecnologia e materiais, não existe padronização. Contudo, há esforço do Poder Executivo Federal em adquirir e adotar a ferramenta desenvolvida pelo TRF 4ª região. Esta ferramenta está sendo implantada gradualmente, e em breve será adotada por completo em todos os órgãos e entidades, exceto nas Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas. Então, apesar do esforço, ainda não haverá uma padronização completa.
Então, em resumo, há uma padronização de normas e diretrizes, mas não há padronização de recursos materiais e tecnológicos, bem como não há nenhuma norma ou orientação que remeta a esta necessidade.
Portanto o item está incorreto.
-
O gerenciamento da informação nos arquivos públicos e nos serviços arquivísticos das organizações governamentais é padronizado, com recursos materiais e tecnológicos que facilitam o processamento técnico da informação.
Pessoal, cada instituição é uma instituição, com funções e atividades diferentes, com necessidades diferentes e, por isso, os serviços não podem ser padronizados. Além disso, essa realidade dos serviços arquivísticos nas organizações governamentais em termos de tecnologia é bastante otimista e não condiz com a realidade.
-
MACETE
BIBLIOTECA E MUSEU = MÉTODO PRÉ-ORDENADOS, PRÉ-ESTABELECIDOS
ARQUIVO = MÉTODO ESPECÍFICO PARA CADA INSTITUIÇÃO DE ACORDO COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
-
É equivocado dizer que "O gerenciamento da informação nos arquivos públicos e nos serviços arquivísticos das organizações governamentais é padronizado" porque essas atividades são exercidas de acordo com as funções e atividades institucionais de cada organização. O que obedece a uma padronização é a classificação (pré-determinada) atribuída aos múltiplos exemplares de uma biblioteca.
-
Resolução 14 da CONARQ. Todas as entidades e órgãos públicos deverão utilizar o código de classificação contido no SINAR apenas para as atividades meio; para as atividades fim, cada um deles elaborará o seu próprio código, conforme moldes estabelecidos pela CONARQ.
-
Não e padronizado, pois cada instituição tem as respectivas necessidades.
-
O gerenciamento da informação nos arquivos públicos e nos serviços arquivísticos das organizações governamentais é padronizado, com recursos materiais e tecnológicos que facilitam o processamento técnico da informação. Resposta: Errado.
Comentário: cada instituição possui uma peculiaridade.
-
Em síntese, há uma padronização de normas e diretrizes, mas não há padronização de recursos materiais e tecnológicos, bem como não há nenhuma norma ou orientação que remeta a esta necessidade.